Significado de SEO: O que é, Conceito, Definição

Livre SP

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SEO é uma sigla que significa “search engine optimization”, que é a otimização estratégica de páginas de sites e outros tipos de conteúdo digital (ou seja, artigos de blog) para que possam ser encontrados por pessoas que procuram tópicos relevantes por meio de mecanismos de pesquisa como Google e Bing.

Resumindo, o que é SEO e por que isso é importante?

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é uma das disciplinas mais críticas que um profissional de marketing digital pode dominar – ou, pelo menos, ele precisa fazer amizade com um especialista em SEO, ao mesmo tempo em que mantém a compreensão dos fundamentos.

Isso porque a otimização do mecanismo de pesquisa é como os profissionais de marketing digital e proprietários de sites literalmente otimizam ou adaptam as páginas de seus sites e outros tipos de conteúdo digital (como blogs, notas de programas de podcast e assim por diante), para que mecanismos de pesquisa como Google e Bing possam indexá-los e servi-lo em resultados de pesquisa para consultas relevantes por pessoas reais.

Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos proprietários para mapear, indexar e classificar constantemente o conteúdo para exibição nos resultados da pesquisa para os usuários.

Por exemplo, o Google agora tem uma tecnologia sofisticada baseada em aprendizado de máquina chamada RankBrain .

Vou mostrar o que quero dizer com minha definição de SEO com um exemplo do mundo real.

Vamos fingir por um momento que sou um gerente de vendas interessado em aprender mais sobre como usar o vídeo para ajudar minha equipe de vendas a fechar mais negócios.

Eu provavelmente iria para o meu navegador da web, abriria o Google e buscaria conteúdo usando a palavra-chave “vídeo para vendas”:

A partir daí, eu rolaria pelos anúncios (provavelmente) e clicaria em uma das opções mais relevantes no primeiro conjunto de resultados de pesquisa:

Nesse caso, o vídeo do guia de vendas IMPACT é a escolha ideal para Liz, a gerente de vendas, porque é o resultado de pesquisa orgânica nº 1 para esse termo e o título…

…. bem como a descrição abaixo (conhecida como meta descrição) correspondem à minha intenção como pesquisador – o que estou realmente procurando – e descreve claramente o que irei obter.

Mas não apareceu no primeiro lugar por acidente.

Como você cria conteúdo e o otimiza para mecanismos de pesquisa (e pessoas)

Aqui está o truque sobre a otimização de mecanismos de pesquisa.

Seu objetivo final é fazer com que seu conteúdo apareça o mais alto possível nos resultados de pesquisa.

É por isso que tantos conteúdos falam sobre “Como chegar ao primeiro lugar no Google” – porque quanto mais alto você estiver nos resultados de termos de pesquisa de alto volume, mais tráfego você verá em seu conteúdo.

Infelizmente, como resultado, muitos profissionais de marketing passam muito tempo pensando com o que chamo de mentalidade de “primeiro os robôs”.

Ou seja, eles querem agradar aos deuses dos mecanismos de busca Google e Bing acima de tudo. Seu objetivo é direcionar o tráfego primeiro, acima de tudo.

Otimizar os artigos do blog, os pilares de conteúdo e as páginas do site para os mecanismos de pesquisa é necessário, mas as táticas que priorizam o robô – como preenchimento de palavras-chave e clickbait-y, conteúdo superficial que não é útil para humanos – não devem ser a maneira como você aborda a otimização de mecanismo de pesquisa em sua estratégia de marketing digital.

Você deve sempre resolver problemas para humanos (focando em suas intenções) e pessoas primeiro e, em seguida, otimizar seu conteúdo para os robôs.

Até mesmo o ato de pesquisar palavras-chave (disciplina relacionada a SEO) é usar ferramentas de SEO para simplesmente avaliar dados que representam tendências comportamentais muito humanas.

Por exemplo, quantas pessoas estão pesquisando tópicos e quais consultas de pesquisa as pessoas mais usam para obter as respostas às suas perguntas sobre um determinado tópico?

Essas são as perguntas que você busca responder com a pesquisa de palavras-chave, mas é apenas encontrar dados para apoiar o que os seres humanos estão fazendo.

Agora, com aquela parte importante do contexto fora do caminho, vamos olhar aquele exemplo de “vídeo para vendas”, para que você possa ver como a pesquisa de palavras-chave e a otimização de mecanismos de pesquisa funcionam em ação …

Esta é a aparência da otimização de mecanismo de pesquisa em ação (exemplos de SEO)

Com uma compreensão da otimização de mecanismos de pesquisa – e disciplina, pesquisa de palavras-chave – identificamos “vídeo para vendas” como uma oportunidade de termo de pesquisa, porque a pesquisa de palavras-chave mostrou que as pessoas estão procurando por ele; pessoas para as quais queremos criar conteúdo, porque esta é uma área de especialização.

Em seguida, construímos um conteúdo em torno dessa palavra-chave, onde gastamos muito tempo na estratégia.

E por estratégia, quero dizer responder a perguntas como:

  • Quem é a pessoa que está procurando algo como “vídeo para vendas”?
  • Por que eles estão procurando por isso? Quais são seus desafios ou objetivos que podem estar ligados emocionalmente na busca por esse termo?
  • OK, agora que entendemos quem eles são e por que estão pesquisando esse termo, o que exatamente precisamos dar a eles para que digam: “Uau, esses caras (a) sabem o que fazem e (b) realmente me ajudou do jeito que eu esperava que alguém fizesse “?

… antes de começarmos a delinear ou escrever. Na verdade, nossas respostas a essas perguntas informaram sobre o que estaríamos escrevendo.

Assim, quando alguém como Liz, a gerente de vendas, visse nosso conteúdo na pesquisa (e depois o lesse ao clicar), ficaria satisfeito por estarmos ajudando com conteúdo relevante que corresponda ao desafio ou objetivo por trás do motivo original da pesquisa para “vídeo para vendas”.

Se muitas pessoas clicarem em um conteúdo seu, mas imediatamente saltarem , isso enviará um sinal aos mecanismos de pesquisa como o Google, Yahoo, Bing ou até mesmo o Google Flight de que seu conteúdo não é relevante para a intenção do pesquisador e cairá na classificação mais rápido do que eu caiu do palco cantando “Memory” de Cats durante uma revista da Broadway da sexta série.

Assim que começamos a criar conteúdo, a peça de otimização do mecanismo de pesquisa entrou em ação de algumas maneiras:

  • Usando nossa palavra-chave de correspondência exata e palavras-chave semânticas no texto e cabeçalhos H2, pois se ajustam naturalmente.
  • Compactar imagens e trabalhar com nossa equipe de desenvolvimento web para garantir que o tempo de carregamento de nossa página não seja muito volumoso. ( A velocidade do site e o tempo de carregamento da página são um fator importante na classificação do seu conteúdo ou não.)
  • Otimizando o título da página e a meta descrição para a frase-chave e para atrair cliques, com base na intenção.
  • Como o guia de vídeo para vendas é uma parte do conteúdo do pilar , também assegurei-me de que todos os artigos do blog no grupo de tópicos tivessem um link para ele e que o pilar tivesse um link para esses artigos. (E então continuei a vincular a ele em outros artigos relevantes, mesmo que eles não estivessem no cluster.)

Vamos examinar cada um deles com mais detalhes.

Correspondência exata e inclusão de palavra-chave semântica (SEO na página)

Além de incluir a palavra-chave “vídeo para vendas” (nosso termo de pesquisa de correspondência exata), também fiz uma pequena pesquisa de palavras-chave para identificar quais palavras-chave semânticas (termos, frases e assim por diante relacionadas ao tópico) também deveriam ser incluído. 

Eu faço isso com a ferramenta SEO Content Template da SEMrush , que apresenta uma lista de palavras-chave semanticamente relacionadas, como o conjunto abaixo relacionado ao termo de pesquisa “vídeo para vendas”:

O bom é que se você estiver criando seu conteúdo como um ser humano – o que significa que você está abordando o tópico o mais detalhadamente possível, com base nas necessidades e na intenção dos humanos que está tentando alcançar, você naturalmente inclui a maioria dos termos que aparecem no texto.

Por exemplo, é raro escrevermos um conteúdo sobre equipes de vendas sem falar em “representantes de vendas” “fechando negócios” para um “produto ou serviço”.

E uma vez que a entrega do vídeo durante o processo de vendas é basicamente concluída por e-mail, você pode apostar que termos como “linha de assunto”, “taxas de cliques”, “e-mails de vendas” etc., vão aparecer naturalmente na minha cópia sem eu mesmo tentando.

A partir daí, é bom apenas dar uma olhada rápida em seus subtítulos (normalmente em H2) para garantir que qualquer correspondência exata e palavras-chave semânticas sejam integradas de uma maneira natural (mas amigável para o robô), pois faz sentido:

“Processo de vendas” é uma palavra-chave importante …

Velocidade do site e tempo de carregamento da página (SEO técnico)

Vou fazer isso muito rápido, porque embora as soluções possam acabar sendo complexas, a explicação para esse item de linha de otimização de mecanismo de pesquisa é muito direta.

Uma das maneiras como o Google e outros mecanismos de pesquisa avaliam seu site – além da relevância das palavras-chave e da qualidade do conteúdo – é a velocidade do seu site e quanto tempo leva para uma página carregar .

Se você é um profissional de marketing digital que não tem muito conhecimento técnico em SEO, precisará trabalhar com sua equipe da web para avaliar a rapidez com que suas páginas carregam e a velocidade geral de seu site e implementar as correções necessárias – talvez seu as imagens são muito grandes ou você só precisa usar o Gerenciador de tags do Google – se não entrar em contato com um especialista técnico externo de SEO .

O que você precisa entender, no entanto, é que só porque você precisa de ajuda externa para lidar com a velocidade do site e o tempo de carregamento da página, não significa que isso seja algo que deva ser descartado.

A velocidade do site é um fator supercrítico que pode impactar severa e catastroficamente suas classificações de pesquisa com seu site e conteúdo digital. Não importa o quão bom seja o seu conteúdo.

Eu não posso exagerar o quão importante isso é.

Títulos, meta descrições e URLs (nossa!)

No backend do seu CMS (HubSpot, WordPress, etc.), você precisará atualizar o título da página, a meta descrição e o URL para serem otimizados para mecanismos de pesquisa (com foco em palavras-chave) e click-throughs (humanos).

Se você tiver o HubSpot, poderá fazer isso na guia de configurações do artigo do seu blog ou página inicial.

Se você usa o WordPress, um plug-in como o Yoast o ajudará com a otimização do mecanismo de pesquisa.

O título da sua página não deve ser muito longo (caso contrário, ele será cortado no resultado SERP exibido), seu URL deve ser cortado para a frase de palavra-chave essencial que você está procurando (não deve ser apenas a sua postagem de blog completa título), e sua meta descrição deve tornar o conteúdo irresistível para os pesquisadores.

Se você está otimizando um pilar de conteúdo para mecanismos de pesquisa

Um dos erros mais comuns que vejo as pessoas cometerem é tragicamente simples. Se você construir uma parte do conteúdo do pilar no centro de um grupo de tópicos e não conseguir vincular o pilar às partes do subtópico (postagens de blog, geralmente) e vice-versa, você estará fazendo muito trabalho para nada.

O pilar de conteúdo precisa ser vinculado a todas as partes do conteúdo em seu cluster de tópico.

Então, todas essas peças precisam ser conectadas de volta ao pilar.

A ligação deve ser bidirecional. Se você não fizer isso, os mecanismos de pesquisa não serão capazes de mapear o cluster, pois a arquitetura de conteúdo que você implementou deve permitir.

Agora, se você não tem ideia do que estou falando e quer uma maneira melhor de otimizar sua estratégia de conteúdo para visibilidade em mecanismos de pesquisa, aqui está um centro de recursos de conteúdo de pilar para ajudá-lo a começar.

As estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa continuarão a mudar e evoluir

Aqui está o que você deve ter em mente com o SEO. E, francamente, o que estou prestes a dizer é o que torna o tópico da otimização de mecanismos de pesquisa em partes fascinantes e enfurecedoras.

A maneira como você otimiza seu conteúdo para que tenha uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa mudará constantemente.

O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Por que algo tem uma boa classificação e outra não pode parecer não fazer sentido, com base no que você conhece sobre as regras.

Lembre-se apenas de uma estratégia que nunca muda ou sai de moda com a pesquisa – comece com as pessoas que você está tentando alcançar.

Resolva primeiro as necessidades deles e você ficará surpreso com o quanto é mais fácil ter uma boa classificação de seu conteúdo.

Porque, se você gastar seu tempo perseguindo os robôs em vez de se concentrar nas necessidades de seu público, você já perdeu a batalha.