Oração: O que é, Por que orar?

Carlos Piva

Oração

Tudo o que você precisa saber sobre oração

A oração é o acesso instantâneo a Deus. Isso é difícil de entender, porque não temos acesso consistente, infalível e instantâneo a mais ninguém no planeta.

Por mais úteis que sejam nossos smartphones, ainda temos que lidar com falhas quando o Wi-Fi falha, o sinal do celular cai ou o telefone para de funcionar sem motivo aparente. Mas enquanto os dispositivos feitos pelo homem podem falhar e falham, a oração nunca falha.

Não importa onde estejamos ou o que estejamos fazendo, sempre temos uma comunicação imediata e infalível com Deus.

O que é oração?

A oração é a comunicação com Deus, seja em pensamento ou em palavras faladas ou escritas. Assim como nossos relacionamentos com amigos e familiares crescem e se aprofundam quando passamos tempo juntos, o tempo interagindo com Deus aprofunda nosso relacionamento com Ele.

A oração nos dá acesso direto aos ouvidos atentos de Deus, bem como ao Seu amor, força, sabedoria e conforto. É uma forma de expressar nosso amor, confessar nossos pecados e levar nossos pedidos a Ele.

A oração também é um momento para ouvir a Deus. Enquanto oramos, o Espírito Santo nos guia nas decisões, conforta nossas tristezas e derrama Seu amor sobre nós.

Deus já nos ama e nos aceita incondicionalmente, por isso nunca devemos temer procurá-lo em oração.

Se Deus já sabe tudo, por que preciso orar?

A oração é a chave para a profundidade e a saúde do nosso relacionamento com Deus.

Em Lucas 11:1 , os seguidores de Jesus disseram: “Senhor, ensina-nos a orar…” Jesus respondeu com um modelo para eles (e nós) seguirmos. Esse modelo mostra não apenas os fundamentos da oração, mas também a necessidade de orar.

Jesus quer que oremos porque Ele quer que conheçamos a Deus intimamente. Ele comandou e modelou a oração repetidamente enquanto viajava e ensinava a Seus seguidores como conhecer e se comunicar com Deus. Assim como as pessoas que seguiram Jesus enquanto Ele vivia na Terra, podemos aprender com Sua confiança na oração. Os seguidores de Jesus viram como Ele precisava de um tempo sozinho para conversar com Deus, descansar, receber orientação de Deus, encontrar paz após o conflito e ser amado como somente Deus pode nos amar.

Em Mateus 7:7 , Jesus compartilhou uma maneira simples de lembrar os fundamentos da oração: pedir, buscar e bater. “Pedi e dar-se-vos-á; Procura e acharás; bata e a porta será aberta para você.

Sim, Deus já sabe tudo sobre nós, inclusive nossas necessidades. Mas a oração nos permite participar das bênçãos e provisões de Deus para nós. Quando pedimos a ajuda de Deus, buscamos Sua orientação e batemos nas portas que Ele oferece, as respostas de Deus nos aproximam e nos envolvem em Sua poderosa obra.

Deus nos criou e nos ama com um amor infinito, e a oração é Seu dom de um portal de acesso total e nunca fechado ao Seu coração.

E se eu fizer errado ou não souber o que dizer?

Quando começamos a orar, somos como crianças aprendendo a andar. Aprender a andar exige muitas tentativas, e as crianças andam mais fortes e com mais facilidade com o tempo. O mesmo é verdade para nós quando aprendemos a abraçar o dom da oração.

Jesus disse que nenhum pedido é muito pequeno ou muito grande para ser levado a Deus, então podemos pedir qualquer coisa ( Lucas 17:6 ). Jesus também disse que podemos confiar no caráter amoroso de Deus como nosso generoso provedor e protetor ( Lucas 11:13 ), o que significa que podemos ficar à vontade e trazer alegria antecipada com nossos pedidos a Ele.

Deus quer nos ouvir e nos abençoar, tanto que Ele até nos ajuda quando oramos: “Não sabemos o que havemos de pedir, mas o mesmo Espírito intercede por nós…” ( Romanos 8:26).

A oração é uma dádiva magnífica de nosso amoroso Pai e uma maneira instantânea de entrar em Sua presença, amor e ajuda. Portanto, não tenha medo. Em vez disso, abrace-o com alegria.