Oração do Pai Nosso

Carlos Piva

Oração do Pai Nosso

Muitas vezes nos referimos à importância da oração do Pai Nosso para um bom cristão . Embora o tempo que podemos dedicar a ele todos os dias seja pequeno, mesmo que não possamos rezar o Rosário com muita frequência, encontrar um tempo de recolhimento só para nós, para falar com Deus e dirigir o nosso pensamento, não é tão difícil. Na verdade, é vital encontrar momentos semelhantes, ao longo do dia, para nos ajudar a viver serenamente e com maior força espiritual por todas as coisas boas e ruins que acontecem na vida.

Às vezes, existem pequenos truques que ajudam a lembrar dessa necessidade. Os anéis de oração, por exemplo, são um ótimo lembrete. Usados ​​todos os dias, como acessórios de moda e como ‘talismãs’, trazem gravadas na sua superfície as palavras das orações mais famosas e, embora o uso do anel de oração não substitua o ato de rezar, constitui uma espécie de canal preferencial para Deus, um contato sempre aberto e conhecido por ele. Cada vez que o nosso olhar se depara com o anel de oração do Pai Nosso, cada vez que os nossos olhos veem as antigas e poderosas palavras gravadas nele, ou simplesmente quando nos tornamos conscientes da sua presença no nosso dedo, é como se as palavras da oração ressoassem em a nossa mente, e tudo mais, deixa de ser importante.

A oração que talvez apareça com mais frequência nos anéis de oração também é antiga e importante, para os cristãos, sendo aquela que o próprio Jesus ensinou aos Seus discípulos (Mateus 6: 9-13 e Lucas 11: 2-4): a oração do Pai Nosso. Conheça a oração de são Miguel.

Oração do Pai Nosso

Em Mateus 6: 9-13 lemos: “ Portanto, orai assim: ‘ Pai nosso que estás nos céus, santificado pelo teu nome; venha o teu reino, eles serão feitos na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal’ .

Aqui está, a oração de todas as orações, a primeira que nos é ensinada quando somos crianças, quando obviamente não somos capazes de compreender plenamente o seu significado. E esta oração, mais do que muitas outras, está repleta de significados que transcendem as palavras de que é feita; as fórmulas que estamos acostumados a ouvir repetidas, muitas vezes mecanicamente, às vezes apressadamente, consideradas por alguns como feitiços.

Volatando para Deus

O Pai Nosso é muito mais do que isso: é Deus quem nos ensina a nos voltarmos para Ele, em nosso coração, pedindo todas as coisas que podemos e devemos desejar, na ordem certa. Deus certamente não se importa se recitamos palavras de cor ou demonstramos a Ele que bela entonação temos! Palavras são meras palavras, se por trás delas não há coração que lhes dê voz.

Mateus escreve: ‘Em vez disso, quando você orar, vá para o seu quarto e, fechada a porta, ore a seu Pai em segredo; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Mas, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos, porque pensam que pelo muito falar serão ouvidos. Portanto, não sejam como eles, porque seu Pai sabe do que vocês precisam antes mesmo de pedirem ” (Mateus 6.6-6.8).

Nesse sentido, o Pai Nosso não é apenas uma oração, mas um “guia” sobre como devemos rezar. Paradoxalmente, poderíamos elaborar uma versão pessoal de nós mesmos, uma do Pai Nosso, para nos dirigirmos ao nosso Pai Celestial.

A oração do Pai Nosso e sua fórmula

Mas vejamos em detalhe a oração do Pai Nosso, as suas palavras, a sua fórmula.

Já a abertura diz tudo: Pai. É assim que nos voltamos para Deus Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas, princípio e fim da existência. Ele é tão grande, Ele é tudo, e nós o chamamos de ‘Pai’, com uma intimidade, uma confiança que seria inaceitável e inconcebível se Ele não fosse também e sobretudo um Deus de Amor.

A abertura do Pai Nosso já define a natureza da nossa relação com Deus: um filho que se volta para o Pai, com respeito e reverência, mas sobretudo com total confiança e amor, com a certeza de saber sempre ouvir, perdoar, bem-vindo, um lugar seguro para voltar e encontrar abrigo.

Pai de todos nós

E isso não é tudo. Deus não é apenas meu Pai. Ele é o Pai de todos os homens e mulheres, sem distinção. Não importa de onde vem, qual é a sua história, o que fizemos de bom ou ruim. Deus existe, para ele ou ela, e está pronto para recebê-lo em seu abraço a cada momento. Por isso dizemos Nosso. Seu amor é incondicional, sem limites, dirigido a todos os Seus filhos, um a um, em igual medida e, no entanto, levando em consideração a natureza do indivíduo, sua história, suas fragilidades e medos. A sua infinita generosidade levou-o a entregar-se aos homens, a sacrificar-se para nos dar esperança, salvação. É também por isso que Ele é nosso, porque fez do Seu Corpo e do Seu Sangue o veículo de um vínculo eterno.

Após a abertura, a oração continua com outras frases que identificam Deus, não só como Pai, mas também como Senhor de tudo. Nós o chamamos de Pai, dissemos que ele é Nosso, mas não esquecemos Sua grandeza, Seu ser onipotente, onisciente, Senhor da Terra e do Céu. Aliás, digamos que você está no Céu ‘, não para indicar que Ele está longe de nós, mas para lembrar que, de onde está, Ele tudo sabe, Ele tudo vê, Ele tudo pode, e isso não impede. Sendo nosso Pai. Conheça a oração de São Josrge.

A oração do Pai Nosso e as três declarações

A partir deste ponto são três declarações que manifestam o nosso compromisso com a parte de nosso testemunho “santificado seja o teu nome, a fidelidade “Venha o teu reino” e o amor e total confiança em Deus “seja feita a tua vontade”.

Santificado seja o teu nome

Digamos ‘ Santificado seja o teu nome’ como deve ser, porque a tarefa de todo crente sempre foi glorificar o nome de Deus e torná-lo conhecido de todos, mesmo daqueles que não o conhecem. Com esta fórmula preservamos o nome de Deus do desprezo, da blasfêmia de quem não o reconhece, louvamo-lo com respeito e alegria, esperando que seja respeitado e amado por todos.

Venha o teu reino

Também ‘venha o teu reino’ é um desejo de mais para nós mesmos do que para Deus. Ele certamente não precisa do nosso encorajamento! Mas esperando que venha o seu reino, manifestemos de um lado a nossa esperança de que se faça a sua vontade, de que Jesus volte, para a salvação dos homens, de outro a nossa vontade de fazer o nosso melhor porque todos os dias, ao nosso redor, o reino de Deus existe, vivo, também graças às nossas boas obras, ao bem que fazemos aos nossos irmãos. O céu pode estar muito mais próximo do que se pensa, se tentarmos torná-lo real, construir um pedaço dele todos os dias.

Seja feita a tua vontade

A próxima fórmula, ‘ Tua vontade seja feita da mesma forma, não é tanto dirigida a Deus quanto a nós mesmos, porque aprendemos todos os dias a reconhecer a vontade de Deus, a aceitá-la com humildade e fé. Quando dizemos ‘seja feita a tua vontade’ nada fazemos senão reconhecer a superioridade da vontade de Deus, do Seu grande, imenso desígnio, comparada com a nossa vontade falaciosa e egoísta. Nunca seremos suficientemente previdentes, suficientemente sábios, para conhecer o grande desígnio divino, mas reconhecendo e pedindo o seu cumprimento podemos igualmente fazer parte dele. Conheça diversas orações da noite.

assim na terra como no céu

Isso também é esclarecido pelo que segue, “ assim na terra como no céu ”: assim como no céu os anjos cercam o trono celestial, glorificando a Deus a cada instante, assim também deve ser na terra, como todos nós, por menores que sejam. , indigno. É mais uma forma de nos lembrar que o paraíso começa aqui na Terra, e que cabe a nós construí-lo, com a benevolência de Deus.

Seguem-se três pedidos : o pedido do amparo de Deus “ O pão nosso de cada dia nos dá hoje, o do perdão dos pecados “ Perdoa-nos as nossas ofensas ” e, finalmente,“ E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje

‘ O pão nosso de cada dia nos dá hoje ’ é um pedido a Deus para nos dar o que realmente precisamos, o que realmente importa. Sem frescuras, sem desejos inúteis, enganosos. Vivemos uma época voltada para o supérfluo, para o não essencial, muitas vezes em detrimento do realmente necessário. Para nós fiéis não deveria haver nada mais necessário do que o Pão, Corpo de Cristo, símbolo da Salvação que Deus preparou para nós. E como também nós temos necessidades, necessidades reais, ligadas aos limites do nosso corpo, do nosso estar vivo, quem melhor do que Deus pode decidir o que é realmente útil para o nosso sustento? Então pedimos a Deus que nos dê o que precisamos e, implícito, que nos libertemos do desejo do supérfluo.

Pedimos também a Deus que perdoe os nossos pecados, mas não apenas isso: pedimos também que nos capacite a perdoar aqueles que cometeram contra nós. Somos os primeiros proponentes de nossa salvação: se não aprendermos a perdoar nossos inimigos, como podemos esperar que Deus nos perdoe? Aqui está a fórmula ‘ perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido’ , ou seja, faz-me como Cristo, que perdoou aos que o açoitavam, que o crucificaram, e para os seus carrascos só tinha palavras de perdão e amor. Nenhuma oração tem valor se não for sustentada por boas ações, por um arrependimento sincero, por uma verdadeira vontade de fazer o bem.

Não nos deixes cair em tentação

Já o terceiro pedido, ‘ e não nos deixes cair em tentação ‘, refere-se à necessidade, de nossa parte, de viver com retidão e virtude, de mostrar força, coragem diante da adversidade, e temperança e sabedoria diante do pecado, para o tentações que o diabo coloca em nosso caminho. É por isso que rezamos a Deus, não tanto porque não nos deixa enfrentar essas tentações, mas porque nos fortalece o suficiente para enfrentá-las e vencê-las.

Jesus venceu sua batalha aqui embaixo, por todos nós. Dele é a Glória, para todo o sempre. Quando pedimos a Deus ‘ mas livra-nos do mal ‘ pedimos a ele que nos apoie em nossa batalha diária, porque ainda não somos como Jesus, não somos tão fortes quanto Ele, grande como Ele é, e sozinhos as vezes lutamos para lutar contra o mal que se manifesta com enganos, tentações, dificuldades, problemas. Mais uma vez, o que pedimos a Deus não é que Ele lute por nós contra o mal, mas que nos torne fortes o suficiente para enfrentar e vencer nossa guerra diária. Como crianças amedrontadas por monstros na escuridão, pedimos ao nosso Pai ajuda e proteção infinitamente boas, e assim a oração se encerra, como começou, no abraço confortável de Deus, sob seu olhar benigno.

O Pai Nosso é uma oração, mas também é um retorno ao lar, o lar mais precioso que podemos ter, o lugar mais seguro que conheceremos em todas as nossas vidas e além.