A oração de São Miguel Arcanjo é uma das mais antigas e poderosas orações da Igreja Católica. Ela é dirigida ao príncipe dos anjos, que liderou o exército celeste na batalha contra o dragão, símbolo do mal, e seus anjos rebeldes (Ap 12,7-9). São Miguel Arcanjo é o protetor da Igreja, dos fiéis e de todas as pessoas que recorrem a ele em busca de libertação, cura, proteção e consagração.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história, o significado e os benefícios da oração de São Miguel Arcanjo. Vamos também aprender algumas formas de rezar a ele em diferentes situações e momentos da nossa vida.
Oração a São Miguel Arcanjo para alcançar libertação
Uma das principais funções de São Miguel Arcanjo é combater as forças do mal que tentam nos afastar de Deus e nos escravizar pelo pecado, pela mentira, pelo medo e pela opressão. Por isso, a oração a São Miguel Arcanjo é muito eficaz para alcançar a libertação de todo tipo de mal que nos atormenta, seja físico, emocional, mental ou espiritual.
Uma forma simples de rezar a São Miguel Arcanjo para pedir libertação é:
“Príncipe Guardião e Guerreiro defendei-me e protegei-me com Vossa Espada. Não permita que nenhum mal me atinja. Cortai todo mal que se encontra em meu corpo, em minha mente, em meu coração e em minha alma. Libertai-me de toda influência negativa, de todo laço ou maldição que me prende ao inimigo. Pelo poder do Sangue de Jesus Cristo, selai-me na luz e no amor de Deus. Amém.”
Oração a São Miguel Arcanjo para os doentes
São Miguel Arcanjo também é invocado como padroeiro dos doentes, especialmente dos que sofrem de doenças graves ou incuráveis. Ele tem o poder de curar as enfermidades do corpo e da alma, restaurando a saúde e a esperança dos que sofrem.
Uma forma simples de rezar a São Miguel Arcanjo pelos doentes é:
“Ó glorioso São Miguel Arcanjo, médico celeste, vós que sois o protetor dos enfermos e dos aflitos, vinde em socorro dos que padecem no corpo e na alma. Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-nos a cura das nossas doenças, ou a graça de aceitá-las com resignação cristã. Dai-nos força, paciência e confiança em Deus. Ajudai-nos a carregar a nossa cruz com amor e esperança. Consolai os nossos familiares e amigos que sofrem conosco ou por nós. E, se for da vontade de Deus, conduzi-nos à plena recuperação da saúde, para que possamos louvar e agradecer ao Senhor por todos os seus benefícios. Amém.”3
Oração a São Miguel Arcanjo pelos falecidos
São Miguel Arcanjo também é invocado como padroeiro dos falecidos, especialmente dos que morreram em estado de graça e estão no purgatório, esperando a purificação final para entrar no céu. Ele tem o poder de conduzir as almas dos justos à presença de Deus e de aliviar os seus sofrimentos.
Uma forma simples de rezar a São Miguel Arcanjo pelos falecidos é:
“Ó São Miguel Arcanjo, vós que sois o anjo da morte, o mensageiro da eternidade, o guia das almas, vinde em auxílio dos que partiram deste mundo. Pela vossa misericordiosa intercessão, levai as almas dos fiéis defuntos ao céu, onde gozarão da visão beatífica de Deus. Aliviai as penas dos que estão no purgatório, enxugai as suas lágrimas, consolai os seus gemidos, acendei neles a luz e a paz. E, se for da vontade de Deus, apressai o dia em que eles serão admitidos na glória celestial, para cantar com os anjos e os santos os louvores do Senhor por toda a eternidade. Amém.”4
Consgração da família a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo também é invocado como protetor das famílias, especialmente das que estão ameaçadas pelo mal, pela divisão, pela violência e pela falta de amor. Ele tem o poder de defender as famílias dos ataques do inimigo, de fortalecer os laços de união e de fidelidade entre os seus membros e de inspirar-lhes o respeito, a harmonia e a santidade.
Uma forma simples de consagrar a família a São Miguel Arcanjo é:
“Ó São Miguel Arcanjo, vós que sois o guardião das famílias, o defensor dos lares, o amigo dos esposos e dos filhos, nós vos consagramos a nossa família. Pela vossa fiel intercessão, protegei-nos de todo mal que possa nos afastar de Deus e uns dos outros. Fortalecei os nossos vínculos de amor e de fidelidade. Inspirai-nos o respeito, a harmonia e a santidade. Ajudai-nos a viver segundo os mandamentos de Deus e da Igreja. Abençoai as nossas atividades, os nossos projetos e os nossos sonhos. Iluminai as nossas decisões, as nossas dificuldades e as nossas dúvidas. Consolai-nos nas nossas tristezas, nos nossos sofrimentos e nas nossas perdas. E, se for da vontade de Deus, concedei-nos as graças que vos pedimos nesta oração (fazer o pedido). Amém.”
Quaresma de São Miguel Arcanjo
A quaresma de São Miguel Arcanjo é uma prática devocional que consiste em rezar diariamente a oração a São Miguel Arcanjo durante 40 dias, iniciando no dia 15 de agosto (festa da Assunção de Nossa Senhora) e terminando no dia 29 de setembro (festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael). Essa quaresma tem como objetivo preparar o coração para celebrar a vitória de São Miguel Arcanjo sobre o mal e pedir a sua intercessão para as nossas necessidades.
A quaresma de São Miguel Arcanjo pode ser feita individualmente ou em grupo, seguindo um roteiro que inclui leituras bíblicas, reflexões, ladainhas e outras orações. Um exemplo de roteiro pode ser encontrado no site Santa Igreja Católica.
Comemoração ao dia do Arcanjo São Miguel
O dia do Arcanjo São Miguel é celebrado pela Igreja Católica no dia 29 de setembro, juntamente com os outros dois arcanjos mencionados na Bíblia: Gabriel e Rafael. Essa data foi estabelecida pelo papa Paulo IV em 1969, substituindo a antiga festa da Dedicação da Basílica de São Miguel Arcanjo no Monte Gargano (Itália), que era celebrada no dia 8 de maio desde o século VI.
A comemoração ao dia do Arcanjo São Miguel é uma ocasião propícia para agradecer a sua proteção e intercessão, para renovar a nossa confiança em seu auxílio e para imitar as suas virtudes de fidelidade, obediência e humildade diante de Deus.
Uma forma simples de comemorar o dia do Arcanjo São Miguel é:
“Ó São Miguel Arcanjo, vós que sois o príncipe dos anjos, o primeiro adorador do Verbo Eterno, o vencedor do dragão infernal, nós vos louvamos e bendizemos neste dia em que a Igreja celebra a vossa glória e a vossa missão. Agradecemos-vos por todas as graças que nos haveis obtido junto ao trono de Deus, por todas as vezes que nos haveis defendido dos ataques do inimigo, por todas as inspirações que nos haveis dado para seguir o caminho da santidade.
Renovamos a nossa consagração a vós e vos pedimos que nos acompanheis sempre com a vossa presença, com a vossa espada e com o vosso escudo. Fazei-nos fiéis à vontade de Deus, obedientes aos seus mandamentos, humildes diante da sua grandeza. Fazei-nos fortes na fé, na esperança e na caridade. Fazei-nos testemunhas da verdade, da justiça e da paz. Fazei-nos anjos de luz no meio das trevas deste mundo. E, quando chegar a hora da nossa morte, vinde buscar as nossas almas e apresentá-las ao Senhor, para que possamos contemplar convosco a sua face e louvá-lo por toda a eternidade. Amém.”
Primeira referência a São Miguel na Bíblia
A primeira referência a São Miguel na Bíblia pode ser encontrada no livro do profeta Daniel, no capítulo 10. Nesse capítulo, Daniel relata uma visão que teve de um anjo muito belo e majestoso, que lhe falou sobre os acontecimentos futuros relativos ao povo de Israel e às nações vizinhas. Esse anjo disse a Daniel que ele tinha vindo para ajudá-lo, mas que tinha sido impedido por um príncipe da Pérsia (um anjo mau que dominava aquele império), até que São Miguel Arcanjo veio em seu socorro. O anjo disse ainda que São Miguel era o único que apoiava ele na luta contra os príncipes das nações pagãs, e que ele voltaria para combater o príncipe da Grécia (outro anjo mau que dominaria aquele império).
Essa passagem bíblica mostra que São Miguel Arcanjo é um poderoso guerreiro celestial, que intervém na história humana para defender o povo de Deus e os seus planos. Ele é chamado de “um dos primeiros príncipes”, indicando a sua alta posição entre os anjos. Ele também é chamado de “o grande príncipe, que se levanta em favor dos filhos do teu povo”, mostrando o seu amor e cuidado pelo povo eleito.
Conclusão
A oração de São Miguel Arcanjo é uma oração muito antiga e poderosa, que nos coloca em comunhão com o príncipe dos anjos, o nosso protetor e intercessor diante de Deus. Rezar a São Miguel Arcanjo é reconhecer a sua grandeza e a sua bondade, é pedir a sua ajuda e a sua proteção, é imitar as suas virtudes e seguir o seu exemplo.
São Miguel Arcanjo é o nosso amigo fiel, o nosso guia seguro, o nosso médico celeste, o nosso libertador das forças do mal. Ele está sempre pronto a nos socorrer nas nossas necessidades espirituais e temporais. Ele nos conduz pelo caminho da salvação e nos leva à presença de Deus.
Que possamos rezar sempre a São Miguel Arcanjo com fé e confiança, com amor e gratidão, com respeito e veneração. Que possamos invocar o seu nome em todas as circunstâncias da nossa vida. Que possamos celebrar a sua festa com alegria e esperança. Que possamos contar com a sua intercessão poderosa e eficaz.
São Miguel Arcanjo, rogai por nós!
Outras orações
- Sonhos na Bíblia: O que as escrituras falam a respeito? - dezembro 7, 2024
- Heresia Significado Bíblico: (O que é, Conceito e Definição) - dezembro 6, 2024
- Sonhar com irmã que já morreu: Significado, Simbologia, Interpretação - dezembro 6, 2024