Oração da serenidade: Lista com 10 orações para você fazer

Carlos Piva

Oração da Serenidade

Você vai conhecer neste post, 10 tipos diferentes de oração da serenidade que você pode fazer sempre que se sentir desesperado ou angustiado.

Em primeiro lugar a oração da serenidade foi escrita por um teólogo e escritor americano e impressa pela primeira vez em 1950. Apenas as primeiras quatro linhas do texto são creditadas ao autor original, o restante do que é compartilhado foi adicionado anos mais tarde por um autor desconhecido.

Nessa oração são pedidas três coisas a Deus. Coragem, serenidade e sabedoria. Essas coisas são essenciais para se enfrentar todos os problemas da vida com calma e sem se desesperar em meio às provações. Acompanhe esse texto para ver várias orações pedindo por serenidade que podem te ajudar a superar momentos difíceis.

O que é e quando foi escrita a oração da serenidade?

A oração da serenidade original é um texto escrito pelo teólogo e escritor americano Reinhold Neibuhr em 1934. No entanto o material só foi impresso pela primeira em 1950.

No texto o autor pede a Deus por serenidade, coragem e sabedoria. Isso serve para enfrentar os problemas que podem ser mudados, serenidade para aceitar o que não pode e sabedoria para conseguir saber a diferença entre eles.

Os problemas existem e precisamos de serenidade para encará-los e resolvê-lo.

O texto original continha apenas as primeiras quatro frases, mas anos depois um autor desconhecido adicionou um complemento a obra original. Essa obra é utilizada até hoje em vários locais.

O objetivo principal da oração é o de acalmar e trazer para àqueles que sofrem. Ela também é utilizada para pedir sabedoria e coragem para conseguir superar os problemas da vida. Por isso é usada em folhetos de grupos como os Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. Confira também a Oração do Pai Nosso.

O que significa?

A primeira parte da oração, que é a mais conhecida por todos, pede a Deus três coisas essenciais para se conseguir superar as dificuldades da vida. O primeiro desses pedidos é por serenidade. Esse pedido é referente a necessidade de estar calmo e tranquilo em meio aos problemas. Principalmente em relação àqueles que não podem ser mudados ou evitados.

O segundo pedido é por coragem. A coragem é para conseguir enfrentar todas as dificuldades de cabeça erguida e de ter forças para conseguir mudar o que for possível de ser mudado. A coragem também é necessária para aceitar todas as consequências e aceitar que algumas vezes não é possível fazer nada para mudar o rumo das coisas.

Por fim, o último pedido da oração é por sabedoria para conseguir diferenciar quais situações podem ser mudadas, das que não podem. A sabedoria desse modo também é necessária para aceitar que as vezes as coisas apenas acontecem e é preciso ser forte para conseguir superá-las.

A segunda parte da oração, que foi adicionada por um autor desconhecido, pede uma aceitação das dificuldades do dia a dia e também deposita confiança de que Deus irá trazer paz e felicidade.

10 tipos de oração da serenidade 

Fora a oração original, existem diversos outros tipos de oração para quem está passando por problemas. Dessa maneira, essas orações podem ser feitas na hora da tristeza para aliviar um pouco do fardo que você está carregando.

Separamos dez orações que podem ser feitas nesses momentos. Você pode também transcrevê-las em um papel e colar em um local para o qual você sempre olhe, só para exemplificar. Pois, uma vez que tiver contato constante com essas orações, elas irão servir como uma lembrança de que mesmo nas dificuldades você não está sozinho e sempre pode confiar em Deus. Confira as orações a seguir.

1- Oração original

“Concedei-me, Senhor a serenidade necessária

Para aceitar as coisa que não posso modificar.

Coragem para modificar aquelas que posso e

Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Vivendo um dia de cada vez

Desfrutando um momento de cada vez

Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz

Aceitando, como Ele aceitou

Este mundo tal como é, e não como eu queria que fosse

Confiando que Ele Acertará tudo

Contanto que eu me entregue à Sua vontade

Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida

E supremamente Feliz com Ele eternamente na próxima.”

2- Oração do grupo amor exigente

O grupo Amor Exigente é uma organização não governamental, que foi fundada em novembro de 1984. A ong tem como objetivo dar apoio à famílias e dependentes químicos, usando como foco principal a manutenção da família.

O grupo também conta com reuniões para desestimular a experimentação de drogas e de recuperação de pessoas que fazem o uso constante de álcool e outras drogas. O amor exigente também possui uma variação da oração da serenidade que é ensinada para que os beneficiados possam superar os momentos difíceis da vida. Veja lista com quatro orações para São Miguel.

“Eu seguro minha mão na sua,

uno meu coração ao seu,

para que juntos possamos fazer aquilo

que sozinho não consigo.

Concedei-me Senhor,

a serenidade necessária para aceitar as coisas

que não posso modificar,

coragem para modificar aquelas que posso

e sabedoria para distinguir uma das outras”.

3- Oração dos alcoólicos anônimos

Os alcoólicos anônimos usam em seus panfletos a oração da serenidade original, mas essa também é muito usada pelo grupo. Lista com 21 orações da noite.

“SÓ POR HOJE – procurarei viver apenas o dia que passa, sem tentar resolver ao mesmo tempo todos os problemas da minha vida. Durante vinte e quatro horas apenas, poderei fazer alguma coisa que me encheria de pavor se eu pensasse que tinha de a fazer pelo resto da minha vida.

SÓ POR HOJE – sentir-me-ei feliz. Farei verdadeira aquela frase de Abraham Lincoln: – “A maior parte das pessoas é tão feliz quanto resolve ser”.

SÓ POR HOJE – procurarei fortalecer a minha inteligência. Aprenderei alguma coisa de útil. Vou ler alguma coisa que exija esforço, pensamento e concentração.

SÓ POR HOJE – procurarei adaptar-me aos factos, em vez de procurar adaptar tudo o que existe aos meus próprios desejos.

SÓ POR HOJE – exercitarei a minha alma de três maneiras: – Procurarei fazer um benefício a alguém, sem o contar a quem quer que seja. Farei, pelo menos, duas coisas que hoje não me apetece fazer, só por exercício. E se alguma coisa me magoar, não o revelarei a ninguém.

SÓ POR HOJE – procurarei mostrar melhor aparência: – vestir-me-ei bem, falarei baixo, agirei delicadamente, não farei críticas e não tentarei corrigir, nem dar ordens a ninguém a não ser a mim mesmo.

SÓ POR HOJE – estabelecerei um programa de acção. É possível que não o siga à risca, mas tentarei. Vou evitar duas pragas: – a pressa e a indecisão.

SÓ POR HOJE – dedicarei uma meia hora a mim mesmo para meditação e repouso. Durante essa meia hora vou procurar ter uma melhor perspectiva da minha vida.

SÓ POR HOJE – não terei medo. Especialmente, não hei-de ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao mundo, o mundo me devolverá.”

4- Oração da serenidade para Nossa Senhora de Fátima

Uma outra oração para quem busca serenidade é a de Nossa Senhora de Fátima. Essa oração é ideal para quem é devoto da santa e busca um alívio no peso dos problemas. Confira a oração que pode ser feita em qualquer momento.

“Virgem de Fátima, Serva fiel e cheia de santa sabedoria, Templo radiante do Espírito Santo de Deus. Seja meu socorro nesta hora tão difícil, de sombras, de angústias. Sinto-me frágil e cheio de fraqueza. O medo parece ser maior que minha vontade, a tristeza parece querer tomar conta de meus dias. Fica a meu lado, Mãe dos aflitos e dos desesperados. Não sei o que fazer, mas confio em teu amor de Mãe, em ti encontro abrigo e consolo. Ensina-me a agir e a enfrentar as adversidades como Jesus o faria. Coloca em meu coração e em meus lábios os sentimentos e as palavras dele. Que seu Santo Espírito ilumine meus passos. Amém.”

As orações de serenidade são muito usadas por dependentes químicos que buscam cura.

5- Oração para pedir calma e sabedoria para Deus

Um outro pedido que pode ser feito nas orações por serenidade, é por sabedoria. A sabedoria é necessária para se entender que é preciso passar por problemas e dificuldades, mas que elas sempre se vão. Disso virá a calma e tranquilidade para conseguir passar pelas fases ruins.

“Ó Senhor, Pai de poder e glória, que é o Dono da sabedoria. O Senhor disse assim, a sabedoria vale mais do que os rubis, ou seja, vale mais do que qualquer pedra preciosa existente nessa terra. Clamo a ti de todo o meu coração, dai-me sabedoria, para resolver os problemas de casa, financeiros, conjugais, sentimentais, enfim, tudo o que eu não conseguir resolver sozinho(a), me ajude e me dê sabedoria. Creio que minhas palavras tem poder, por isso digo assim: Toda a falta de sabedoria, vai embora! E que venha sobre a minha vida a sabedoria Divina em nome de Jesus Cristo! Eu te louvo e te agradeço de todo o meu coração. Amém!”

6- Oração pedindo por serenidade para superar os problemas

Essa oração usa a primeira parte da oração da serenidade original e foi feita por um padre brasileiro. Nela é pedido a capacidade de se indignar com o mundo para cada vez está próximo de Deus. Confira aqui a oração que foi feita pelo Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova.

“Deus, dai-me serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar aquelas que posso e sabedoria para perceber a diferença, para viver um dia de cada vez e aceitar as dificuldades como um caminho para a paz.

Senhor, dai-me a capacidade de me indignar, como fez Jesus, com este mundo pecador, e também de aceitar que Ele tornaria tudo correto se eu me submetesse à Sua vontade. Assim, eu seria razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com Ele para sempre no futuro. Amém”.

7- Oração pedindo por sabedoria

Essa oração pede por sabedoria para que se consiga enfrentar todos os problemas da vida. Dessa maneira, ao se aceitar que a vida é feita de fases boas e ruins se adquire calma e tranquilidade para superar todos os obstáculos. Confira a oração pedindo por sabedoria para que se consiga enfrentar os problemas.

“Meu Deus, nos momentos de decepção e de tristezas, fique comigo. Não deixe que minha alma se encha de amargura e que minha fé vacile. Faça com que eu creia sempre, que por seu infinito amor, aquilo que passei ou venha passar, não seja nunca maior que minha resistência. Que eu saiba sempre que quando as coisas não correrem conforme o meu desejo, é porque o Senhor sabe melhor aquilo que me convém. Que acima de tudo, meu coração não abrigue ódio, nem mágoa de quem quer que seja. Que eu acredite sempre na vitória final do bem, do amor e da verdade. Que a vitória da injustiça sempre me afigure temporária. Que eu me desligue das verdades passageiras e que encontre a única verdade duradoura: a fé inabalável no seu amor e na sua infinita compaixão. Ajuda-me Senhor, fique sempre comigo. Amém.”

8- Oração para o Espírito Santo

Senhor Poderoso e Supremo Deus. Grande em Poder e Grande em misericórdia.

Hoje venho orar por serenidade, pela capacidade de refletir com calma, paciência e inteligência diante dos problemas que ocorrem. Senhor sei que uma das armas do inimigo de nossas almas, é nos fazer agir de forma impensada e insensata diante dos problemas do dia-a-dia. Nos ajuda a aprender a resistir às investidas do inimigo com sabedoria e paciência.

Pai Eterno, acalma nossos corações, em meio da tempestade, para que não tomamos nenhuma decisão precipitada. Pois bem sei que uma ação feita sem raciocinar bem, pode nos trazer graves consequências. Que o Teu Espírito Santo, desça sobre nós uma brisa suave, nos momentos de tribulação e nos mostre o caminho da serenidade.

Senhor nos ensina a diferença entre a serenidade e a conivência. A serenidade nos leva a solução dos problemas de forma que ninguém saia machucado, mas por outra forma, a conivência nos leva a nos esconder diante dos problemas e do pecado e assim eles aumentam mais.

Pais das luzes, tranquiliza nossas mentes e nossos corações, que todo o agito da nossa alma se transforme em paz e calma. Desça sobre cada um de nós o bálsamo e cura nossas feridas, livra das nossas angústias, retira de nós as vontades de vinganças. Nos ensina a contar até 10.

Tenho certeza meu Senhor, que a Tua Paz e a Teu amor abundará em nós. Todas as decisões que forem tomadas hoje, o Senhor nos dará a direção. Que se for para abrir as nossas bocas, que façamos tal com a Tua direção e segundo o Teu Espírito. Caso contrário, nos faça ficar com a boca fechada para não pecarmos contra Ti, ó Pai de Amor.

9- Oração para pedir por paz na mente

Essa oração é especial e é perfeita para quem está preocupado com os problemas que enfrenta. Ela também pode ser usada para pessoas que estão sofrendo com problemas de saúde, pois manter a mente tranquila é parte essencial da recuperação.

“Deus Todo-Poderoso, nós te agradecemos pelas nossas vidas, pela sua grande misericórdia e a graça que recebemos. Agradecemos a sua fidelidade, embora nós não Lhe sejamos tão fiéis. Senhor Jesus, pedimos-lhe para nos dar toda a paz possível em nossa mente, corpo, alma e espírito. Queremos que cure e remova tudo o que está causando estresse, dor e tristeza em nossas vidas.

Por favor, guie nosso caminho através da vida e deixe os nossos inimigos em paz com a gente. Deixe o seu reinado de paz na nossa família, no nosso local de trabalho e tudo o que estiver em nossas mãos.

Deixe seus anjos de paz irem à nossa frente quando sairmos e que permaneçam ao nosso lado quando voltarmos.

Em nome de Jesus, Amém.”

10- Salmo 23

O salmo 23, mesmo que não seja uma oração propriamente dita pode ser lido nos momentos difíceis para trazer paz a alma. Isso acontece porque o texto faz lembrar que todos os problemas serão superados e que Deus irá reservar o melhor para quem for paciente e nele crer.

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará.

Em verdes prados ele me faz repousar.

Conduz-me junto às águas refrescantes,

restaura as forças de minha alma.

Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.

Ainda que eu atravesse o vale escuro,

nada temerei, pois estais comigo.

Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.

Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos.

Derramais o perfume sobre minha cabeça,

e transborda minha taça.

A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me

por todos os dias de minha vida.

E habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Glória ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo…”

Para que fazer a oração da serenidade?

A oração da serenidade, em todas as suas variações, serve para acalmar o coração e mente atribulados de quem passa por problemas. Para que isso aconteça é preciso em primeiro lugar ter fé, só assim será possível conseguir a paz de espírito para lidar com os problemas.

Portanto, sempre que for fazer uma oração, seja ela de qual tipo for, tenha fé de que irá conseguir o que deseja. A fé é a única coisa que irá garantir a serenidade, sabedoria e coragem que são necessárias para se conseguir enfrentar os momentos difíceis.