Oração de Nossa Senhora Aparecida

Carlos Piva

Updated on:

Oração de Nossa Senhora Aparecida

Oração de Nossa Senhora Aparecida

De Fato, Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e uma das devoções mais populares entre os católicos. Sempre invocada como protetora, intercessora e mãe de todos os brasileiros. Neste artigo, você vai conhecer algumas orações dedicadas a ela, bem como sua história e seus milagres.

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Oração de Nossa Senhora Aparecida

Conforme a tradição, a consagração é um ato de entrega total a Maria, reconhecendo-a como nossa mãe e rainha. Dessa forma, ao nos consagrarmos, nos colocamos sob sua proteção e orientação, seguindo seu exemplo de fé e obediência a Deus. Uma das formas de fazer essa consagração é rezando a seguinte oração:

Ó Senhora Aparecida, Mãe querida, eu me consagro inteiramente a vós. Entrego-vos o meu corpo, a minha alma, a minha vida e tudo o que sou e tenho. Aceitai-me como vosso filho(a) e guardai-me sob o vosso manto. Fazei-me fiel a Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Salvador. Conduzi-me pelo caminho da santidade e da paz. Ajudai-me a cumprir a vontade de Deus em todas as circunstâncias da minha existência. Socorrei-me nas minhas necessidades, especialmente (fazer o pedido). Intercedei por mim junto ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.

Oração de Nossa Senhora Aparecida para proteção feita pelo Papa Francisco

Conforme registors, em 2013, o Papa Francisco visitou o Santuário Nacional de Aparecida e rezou diante da imagem da Virgem Maria. Em seguida, ele pediu a sua bênção para todo o povo brasileiro e para a Igreja Católica. Essa oração pode ser rezada por nós também, quando precisamos da proteção de Nossa Senhora Aparecida:

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que depois de Deus vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me ó Rainha incomparável, no ditoso número dos vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais; sobretudo na hora da minha morte.

Abençoai-me ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza; afastai de mim toda má influência; iluminai o meu espírito com a vossa luz; inflamai o meu coração com o vosso amor; assisti-me na vida; consolai-me na morte; apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-la por toda eternidade. Amém.

Oração Jubilar

Em 2017, foi celebrado o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. Para comemorar essa data tão especial, foi composta uma oração jubilar, que expressa a gratidão e a confiança dos devotos:

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem há 300 anos aparecestes nas redes dos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos nem senhores. Todos são irmãos! Em vossa face negra, reflete-se a face de Deus sobre nós!

Em vosso coração materno, ensinais-nos a acolher todos os povos, línguas, raças e nações. Neste ano jubilar, da celebração dos 300 anos de bênçãos e graças, nós vos agradecemos pela vossa presença entre nós. Nós vos louvamos pela vossa constante intercessão junto ao vosso Filho Jesus. Nós vos pedimos que continueis a caminhar conosco nos desafios da nossa história. Ajuda-nos a ser construtores de pontes que unem e não de muros que separam.

Ajudai-nos a ser semeadores da esperança que liberta e não da desilusão que aprisiona. Ajuda-nos a ser promotores da paz que acalma e não da violência que mata. Ajudai-nos a ser testemunhas do amor que gera vida e não do ódio que destrói. Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, abençoai o Brasil e o povo brasileiro! Amém.

Oração feita pelo Papa Bento XVI

Em 2007, o Papa Bento XVI também visitou o Santuário Nacional de Aparecida e rezou diante da imagem milagrosa. Ele pediu a sua intercessão para toda a América Latina e para o mundo inteiro. Essa oração pode ser rezada por nós também, quando queremos pedir pela evangelização e pela paz:

Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe, com vossa bela imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu também quero ser vosso filho(a), vosso(a) irmão(ã), como eles; quero consagrar-me hoje à vossa materna proteção; quero entregar-vos neste dia toda a minha vida: o meu coração e a minha alma; a minha família e os meus amigos; as minhas alegrias e as minhas tristezas; o meu trabalho e o meu descanso; as minhas preocupações e as minhas esperanças.

Ó Senhora Aparecida, dai-me um coração tão puro como o vosso; um coração tão grande como o vosso; um coração tão generoso como o vosso; um coração tão cheio de amor como o vosso; um coração tão compassivo como o vosso; um coração tão humilde como o vosso; um coração tão fiel como o vosso.

Nossa senhora Senhora Aparecida, intercedei por mim junto ao vosso Filho Jesus Cristo; alcançai-me dele todas as graças que eu necessito para ser santo(a) como vós; ajudai-me a seguir os seus ensinamentos e os seus exemplos; inspirai-me a praticar as virtudes cristãs; fortalecei-me nas tentações e nas provações; consolai-me nas aflições e nos sofrimentos.

Ó Senhora Aparecida, abençoai toda a América Latina e especialmente o Brasil; fazei com que sejamos uma terra de fé e de esperança; fazei com que sejamos uma terra de justiça e de paz; fazei com que sejamos uma terra de fraternidade e de solidariedade.

Ó Senhora Aparecida, rogai por nós! Amém.

Festa da Padroeira

A Festa da Padroeira é uma das maiores manifestações religiosas do Brasil. Ela acontece todos os anos no dia 12 de outubro, data em que se celebra Nossa Senhora Aparecida. Milhares de fiéis se dirigem ao Santuário Nacional para participar das missas, procissões, vigílias e shows em homenagem à Mãe Aparecida.

Para saber mais sobre essa festa tão bonita e significativa, você pode acessar o site oficial do Santuário Nacional de Aparecida, que é https://www.a12.com/santuario/festa-da-padroeira. Lá você vai encontrar todas as informações sobre a programação, os horários, as transmissões ao vivo e os protocolos de segurança sanitária. Você também pode acompanhar as notícias sobre a Festa da Padroeira pelo portal G1, que é https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/festa-da-padroeira. Além disso, você pode participar da Festa da Padroeira de outras formas, como fazendo uma doação para o Santuário, acendendo uma vela virtual, enviando uma carta de agradecimento ou pedido à Mãe Aparecida ou rezando a novena em sua casa.

Curiosidades sobre Oração a Nossa Senhora Aparecida

Você sabia que existem algumas curiosidades sobre a oração a Nossa Senhora Aparecida? Veja algumas delas:

A oração mais antiga dedicada à Padroeira do Brasil é a Ladainha de Nossa Senhora Aparecida, composta em 1745 pelo padre José Alves Vilela. Ela contém 33 invocações à Virgem Maria, como “Estrela do Mar”, “Saúde dos Enfermos” e “Rainha dos Anjos”.

A oração mais popular entre os devotos é a “Salve Rainha”, sempre rezada no final do terço e também na hora da bênção do Santíssimo Sacramento. Escrita no século XI pelo monge Hermann Contractus e expressa a confiança e o amor dos fiéis à Mãe de Deus.

A oração mais recente dedicada à Padroeira é a “Oração Jubilar”, que foi composta em 2017 para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. Ela agradece pela presença de Maria na história do Brasil e pede sua bênção para todo o povo brasileiro.

História

A história de Nossa Senhora Aparecida começa em 1717, quando três pescadores se encarregaram de conseguir peixes para um banquete oferecido ao governador da província de São Paulo e Minas Gerais, que estava de passagem pela região. Depois de várias tentativas frustradas, eles lançaram as redes no rio Paraíba do Sul e pescaram o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Em seguida, pescaram a cabeça da mesma imagem. Ao juntarem as duas partes, perceberam que se tratava de uma imagem negra, devido ao tempo que ficou submersa na água. A partir desse momento, os peixes começaram a abundar nas redes dos pescadores.

Os pescadores levaram a imagem para a casa de um deles, onde começaram a rezar diante dela. Conforme relatos, logo as pessoas da vizinhança se juntaram a eles e começaram a relatar graças alcançadas por intercessão da Virgem Maria. Assim, a imagem ficou conhecida como Nossa Senhora Aparecida, por ter aparecido nas águas do rio.

A devoção foi crescendo e se espalhando por todo o Brasil. Em 1734 foi construída uma capela para abrigar a imagem. No ano de 1834 iniciou-se a construção da Basílica Velha, que foi concluída em 1888. Em 1930, o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Na década de1955 foi iniciada a construção da Basílica Nova, que foi consagrada em 1980 pelo papa João Paulo II. Em 1984 foi inaugurado o Santuário Nacional de Aparecida, que é o maior templo mariano do mundo.

Milagres de Nossa Senhora Aparecida

Ao longo dos três séculos de devoção à Mãe Aparecida, muitos milagres se atribuíram à sua intercessão. Alguns dos mais famosos são:

O milagre das velas: em 1732, um casal de devotos acendeu duas velas diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida e começou a rezar. De repente, as velas se apagaram, sem motivo aparente. Os devotos tentaram reacendê-las, mas não conseguiram. Então, eles perceberam que as velas se acenderam sozinhas, sem nenhuma intervenção humana. Esse fato foi interpretado como um sinal da presença de Maria entre os fiéis.

O milagre do escravo Zacarias: em 1850, um escravo chamado Zacarias fugiu de uma fazenda e capturado por um feitor. Sendo em seguida, amarrado a um tronco e açoitado. Em meio ao sofrimento, ele pediu a ajuda de Nossa Senhora Aparecida. De repente, as cordas que o prendiam se romperam e ele ficou livre. Ele correu para a capela de Aparecida e agradeceu à Virgem pelo milagre. Por fim, o feitor, impressionado, também se converteu e libertou Zacarias.

O milagre do cavaleiro ateu: em 1894, um cavaleiro que não acreditava em Deus e em Nossa Senhora Aparecida passou pela Basílica Velha e zombou dos devotos que estavam rezando. Ele disse que se a santa fosse tão poderosa, ela deveria impedir que ele entrasse na igreja. Ele tentou entrar a cavalo na Basílica, mas o animal empacou e não saiu do lugar. O cavaleiro ficou furioso e chicoteou o cavalo, mas nada adiantou. Ele só conseguiu sair dali quando pediu perdão à Mãe Aparecida.

Conclusão

Oração de Nossa Senhora Aparecida

Em resumo, neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a oração de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Além disso, você conheceu algumas orações dedicadas a ela, sua história e seus milagres. Você também viu algumas curiosidades e ao mesmo tempo, dicas sobre a Festa da Padroeira, que acontece todos os anos no dia 12 de outubro.

Por fim, espero que você tenha gostado deste texto e que ele tenha sido útil para você. Se você quiser saber mais sobre Nossa Senhora Aparecida ou sobre outros assuntos relacionados à fé católica, você pode fazer uma nova pesquisa no Bing ou me enviar uma nova mensagem.

Que Nossa Senhora Aparecida abençoe você e sua família!

Outras orações