Banho de Descarrego: para atrair boas energias e afastar as ruins

O banho de descarrego por meio das ervas e plantas possuem ricas propriedades e ativos terapêuticos, conhecidos há milhares de anos. Cada erva, planta, flor e fruto tem uma propriedade diferente e pode ajudar em diversos aspectos de nosso bem-estar e de nossa saúde mental e espiritual. Um jeito fácil e certeiro de obter essas propriedades são os banhos de descarrego através das ervas.

Os banhos de ervas são ótimos e eficazes para repor energias, purificar nosso corpo, aliviar estresse e diminuir nervosismo e energizar nossa aura. Por ser um grande aliado e só nos dar benefícios, hoje vamos te passar algumas receitinhas de banhos de descarrego para você fazer em sua casa para renovar as suas energias. Vem com a gente!

Para que serve o banho de descarrego?

Banho de Descarrego

Antes de tudo, o banho de descarrego serve para melhorar os nossos fluidos. Isso envolve o nosso psiquismo, bem estar corporal e espiritual; proporcionando equilíbrio e bem estar interior. Isso pode abrir caminhos para prosperidade e muitas outras coisas.

Para que serve o banho de descarrego na Umbanda?

De fato, tanto na umbanda quanto em outras religiões que utilizam ervas para banho de descarrego; eles são utilizados para desimpedir os chacras e otimizar as capacidades mediúnicas das pessoas. Mas você leitor, também pode aproveitar essa sabedoria milenar  para descarrego e aumentar suas boas energias e abrir seus caminhos.

De forma geral, ele é utilizado como um ritual introdutório para os banhos de ervas. Aliás, o banho de descarrego é tão poderoso que jamais deve ser tomado sozinho. Isso porque ele é capaz de limpar a aura de todas as energias, tanto as negativas quanto as positivas.

Principais ervas e suas propriedades

Banho de Descarrego

Assim como outros seres vivos, as plantas que utilizamos para banhos de ervas, necessitam se nutrir com os seguintes elementos para crescer, que são: os raios do sol, a água, o ar e o solo com seus recursos minerais.

Temos esses quatro elementos em nossos corpos, assim como todas as plantas.  Portanto, quando nós estamos desequilibrados, podemos usar o poder da natureza para nos trazer de volta o equilíbrio.

 “”Por serem seres vivos, eles também possuem força vital, o que nos dá energia. Cada um possui ‘magia oculta’ que inclui qualidades terapêuticas e curativas. À medida que nos aprofundamos, nos tornamos mais conscientes do propósito de cada um”, diz Chiromatzo.

Especialistas explicam que as ervas atendem a diversas finalidades e atendem a diversas funções no meio ambiente e também quando a consumimos de alguma forma.  Dessa forma, entre essas funções, está o banho de descarrego que serve como proteção e limpeza energética em nosso campo vibracional.

Procedimentos com as ervas depois do banho de descarrego

Existem duas alternativas para o descarte das ervas: a primeira, é descartá-las em um local onde haja bastante verde, jardins, bosques ou matas. Já a segunda, é deixar as ervas secar para usá-las como defumador. Após usá-las nunca jogue no lixo.

Quais são os tipos de banhos para descarrego?

Existem inúmeros tipos de banhos com ervas, cada um com suas propriedades particulares e que podem ser associadas umas às outras para tornar ainda mais peculiar cada tipo de banho.

Rosa vermelha para aumentar a energia

O banho de descarrego para aumentar sua energias consiste no seguinte:
Coloque cinco pétalas de rosa vermelha, cinco pétalas de rosa branca e três colheres rasas de canela em pó na quantidade de 3 litros de água já fervida.

Depois disso, aguarde a água ficar morna ao ponto de você conseguir suportar a quentura. Após o seu banho de costume, retire as pétalas da água e jogue a poção em seu corpo do pescoço para baixo e espere secar naturalmente.

Folhas de laranjeira para afastar olho gordo

No final da tarde em um dia de Lua Minguante, combine mel(uma medida de colher de chá), folha de laranjeira (apenas 3 folhas), folhas de eucalipto (também 3 folhas) e um punhado de flor seca de camomila. Coloque tudo em três litros de água. Deixe ferver e espere o líquido ficar morno. Por último, mas não menos importante, retire as folhas das ervas e tome o banho com a poção do pescoço para baixo.

Rosa branca para conseguir proteção extra

Três rosas brancas devem ser deixadas em uma jarra com um litro de água quente por alguns minutos. Cuidadosamente, acenda uma vela branca e ore ao seu anjo da guarda.

Se banhe com a poção dos ombros para baixo. Este procedimento de banho deve ser realizado nos seguintes dias da semana: segunda, quinta e sábado. Ao fim de cada banho, reserve as pétalas, os restos de vela usada e enterre em vaso.

Sal grosso e alecrim para energizar a vida

Para quem busca limpar suas próprias energias, o banho com alecrim e sal grosso é uma excelente opção. Abaixo, saiba como fazer esse banho:

Ingredientes:

  • 1 ramo de alecrim fresco;
  • 2 colheres de sopa de sal grosso;
  • 2 litros de água.

Modo de preparar:

  1. Ferva a água numa panela grande;
  2. Enquanto a água ferve, amasse o alecrim para liberar o cheiro da folha;
  3. Coloque o sal grosso e o alecrim na água fervente;
  4. Espere a mistura ferver por mais alguns minutos, mexendo de vez em quando;
  5. Desligue o fogo e espere a mistura ficar numa temperatura adequada para o banho;
  6. Para remover os pedaços de alecrim, coe a mistura e deixe apenas a água;
  7. Despeje a água do banho em uma banheira e mergulhe nela. Logo depois, fique em repouso por 20 minutos;
  8. Enquanto estiver no banho, mantenha o foco em sua respiração e procure mentalizar coisas boas. Assim, as energias negativas irão embora de sua vida.

Banho de descarrego

Muito usado por várias religiões, especialmente as de origem africana, o banho de descarrego visa purificar a mente e limpar o corpo de energias negativas. Para fazer um banho desse tipo, veja as instruções abaixo:

  • 7 folhas de arruda fresca;
  • 7 folhas de guiné fresca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparar:

  1. Despeje a água numa panela grande e ferva;
  2. Enquanto a água ferve, lave as folhas de arruda e guiné;
  3. Quando a água ferver, coloque as folhas de arruda e guiné na panela;
  4. Deixe tudo fervendo por cinco minutos;
  5. Desligue o fogo e espere a água ficar agradável para o banho. Não jogue a água na pele se estiver muito quente, pois pode causar queimaduras;
  6. Tire as folhas da panela e deixe apenas a água;
  7. Na hora do banho, despeje, aos poucos, a água da cabeça até os pés;
  8. Cada vez que jogar a água em seu corpo, mentalize todas as energias ruins saindo do seu corpo. Pense positivo e acredite que coisas boas estão por vir;
  9. Após finalizar seu banho, seque seu corpo com uma toalha branca e vista roupas claras.

Vale lembrar que, banhos de descarrego devem ser feitos com fé. Do contrário, não haverá mudança alguma em sua vida.

Banho de descarrgo com sal grosso para fechar o corpo

O sal grosso é usado com frequência para limpar energias ruins e aumentar nossa proteção espiritual. Se você pretende utilizá-lo para fechar o corpo, veja as instruções abaixo:

  1. Primeiramente, tome um banho tradicional com água e sabão neutro. Enquanto se limpa, mentalize todas as energias negativas saindo de seu corpo;
  2. Em seguida, coloque água morna numa bacia e adicione três colheres de sopa de sal grosso. Mexa tudo até o sal ficar bem dissolvido;
  3. Despeje a mistura de sal grosso do pescoço para baixo. De preferência, concentre-se nas partes de seu corpo que mais precisam de proteção;
  4. Enquanto faz isso, imagine que uma força espiritual está envolvendo o seu corpo e afastando todas as energias negativas. Se possível, faça uma oração afirmando isso;
  5. Após despejar a mistura em seu corpo, não enxágue. Deixe a água e o sal secarem naturalmente.
  6. Por fim, vista roupas brancas e limpas e evite ter contato com locais ou pessoas carregadas de energia negativa.

É importante deixar claro que, sem fé, nenhum banho místico terá efeito. Por isso, para obter bons resultados, é preciso acreditar no processo e sempre pensar positivo.

Arruda para purificação de energias densas

Banho de Descarrego

A arruda é uma excelente opção para purificar energias ruins, especialmente em momentos de tensão. Geralmente, essa planta é usada para aliviar sentimentos como nervosismo e raiva e também afastar pensamentos negativos. Ademais, essa planta é um ótimo escudo contra a inveja.

Sálvia para limpeza energética

A sálvia é uma excelente planta para questões de espiritualidade. Pois como sua energia tem forte ligação com a ancestralidade, a essência da sálvia desperta a sabedoria e ajuda o ser humano a reconhecer seus problemas.

Lavanda e alfazema para estresse e ansiedade

Lavanda e alfazema são duas ervas que possuem efeitos parecidos. As duas ervas promovem paz interior, equilíbrio em seu campo energético, sensação de leveza e ao mesmo tempo purificam o campo vibracional do espírito. Aliás, o aroma de ambas pode acalmar os ânimos e reduzir o estresse.

Outro ponto positivo dessas ervas é o fato delas contribuírem para nossa comunicação. Afinal de contas, a partir do momento que uma pessoa está mais calma, ela seleciona melhor aquilo que vai dizer, o que evita diversos problemas no dia a dia.

Alecrim para alegria, disposição, criatividade e prosperidade

Além de ser usado para tempero, o alecrim é um dos elementos mais comuns no que diz respeito à espiritualidade. Geralmente, essa planta é associada a sentimentos como alegria e disposição. Aliás, quando uma pessoa toma um banho dessa erva, costuma ativar seus centros vitais e ficar mais feliz.

Ademais, como o alecrim estimula a mente, ele ajuda as pessoas em processos que exigem criatividade e motivação. Por isso, se torna comum ver essa erva em rituais atrelados à prosperidade, pois abre muitos caminhos nesse sentido.

Apesar de suas qualidades, o alecrim não se deve usar em períodos noturnos, pois tem propriedades estimulantes. Dessa forma, ele pode gerar insônia.

Folha de manga, artemísia e anis estrelado expandem a espiritualidade

Para quem busca elevar sua própria mediunidade, o banho com folhas de manga pode ajudar bastante. Além de limpar o campo energético, essa folha aumenta a sensibilidade humana em todos os sentidos. Ademais, ela também fortalece o campo astral do ser humano.

Outra planta atrelada ao mundo espiritual é a Artemísia, que aumenta a intuição feminina. Por isso, seu uso tem forte ligação com mulheres que trabalham com cartas, tarot e várias outras práticas espirituais.

Por fim, o anis estrelado também possui forte ligação com o mundo astral. Normalmente, o uso dessa planta ajuda o ser humano a se desapegar de antigos padrões, o que gera o surgimento de novas crenças.

Espada-de-são-jorge e manjericão para proteção e prosperidade

Manjericão e espada-de-são-jorge são ótimos elementos para prosperidade e ao mesmo tempo para a proteção contra energias negativas. Pois a espada-de-são-jorge está diretamente ligada à Ogum, o que abre caminhos no mundo espiritual. Por sua vez, o manjericão é muito ligado a positividade, o que gera bons pensamentos e afasta pessoas que têm más intenções.

Conclusão sobre o banho de descarrego

Banho de Descarrego

Independente de sua crença, fundamental se torna, antes de mais nada, saber de maneira adequada, como as ervas funcionam em nossas vidas; seja ela de maneira medicinal ou espiritual. O saber se torna essencial para que possamos estar cientes de nossos atos nos momentos de tomarmos os nossos banhos para melhorar o astral a nossa volta e seguir melhores com nossas vidas.

Outros banhos para descarrego