Significado da cor roxa na Bíblia

Carlos Piva

Significado da Cor Roxa na Bíblia

Certamente, o significado da cor roxa na Bíblia evoca um sentimento de realeza, importância e honra. Pois o roxo também constitui sabedoria e espiritualidade. O roxo é uma cor secundária formada pela combinação das cores primárias azul e vermelho. Muitos tons da cor roxa são frequentemente confundidos com lilás e violeta.

Conforme pesquisas, a palavra púrpura é a quarta cor mais mencionada na Palavra de Deus (48 vezes). Representa e simboliza a realeza, a realeza, o luxo e a riqueza. Mas o roxo é muito raro, o que lhe confere muito prestígio na hora de criar sua tintura. O corante roxo, especialmente o púrpura de Tyrian, também é caro porque é proveniente de caracóis.

O que a Bíblia diz sobre o roxo?

Veja algumas passagens importantes onde o significado da cor roxa na Bíblia é mencionada:

A realeza de Jesus Cristo

“Então os soldados do governador levaram Jesus ao pretório e reuniram toda a tropa em torno dele. Eles o despiram e o vestiram com um manto escarlate.”

— Mateus 27:27–28

Na Bíblia, Jesus é chamado de “Rei dos Judeus”. Durante sua tortura nas mãos dos soldados romanos, ele recebeu um manto cor de escarlate para zombeteiramente identificá-lo como o governante da nação judaica. Embora descrito como escarlate, muitos estudiosos e historiadores acreditam que o manto é roxo-avermelhado.

Realeza

“O peso das alianças de ouro que ele pediu chegou a mil e setecentos siclos, sem contar os ornamentos, os pingentes e as vestes de púrpura usadas pelos reis de Midiã ou as correntes que estavam no pescoço de seus camelos. “

– Juízes 8:26

Gideão, também chamado de Jerubaal e Jerubesete, foi um profeta, juiz e líder militar que conquistou os midianitas para os israelitas . Como líder da nação judaica, ele obteve uma vitória decisiva sobre um exército midianita com apenas 300 homens valentes contra o grande número de inimigos.

Roupas roxas, túnicas reais e brincos de ouro foram dados a Gideão como prêmios pela conquista dos midianitas. A cor denota a realeza de uma pessoa, particularmente um rei.

Posição alta

“Quando Mordecai deixou a presença do rei, ele estava vestindo roupas reais de azul e branco, uma grande coroa de ouro e um manto roxo de linho fino. E a cidade de Susa realizou uma alegre celebração.”

– Ester 8:15

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester na Bíblia Hebraica. Ele é descrito como filho de Jair, da tribo de Benjamim, e foi promovido a vizir depois que Hamã foi morto. Por meio da intervenção e influência de Ester, ele conseguiu frustrar a tentativa de assassinato do rei por Hamã. Por causa de seu ato heróico e galante, o rei honrou Mordecai com roupas reais, uma coroa de ouro e um manto púrpura.

Vestes sacerdotais

“Eles farão essas vestes sagradas para seu irmão Aarão e seus filhos, para que possam me servir como sacerdotes. Faça com que usem ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino.”

— Êxodo 28:4–5

O significado espiritual da púrpura alude à santidade de Israel. A cor “púrpura” e “linho fino” são requisitos importantes e obrigatórios de muitas maneiras e ordenanças no Antigo Testamento. A cor era usada para o éfode, cinto e ao mesmo tempo para o peitoral do sumo sacerdote. Também usado como cortina para o tabernáculo e o templo dos israelitas.

Quais são os significados simbólicos e espirituais do roxo na Bíblia?

Significado da Cor Roxa na Bíblia
  • O significado simbólico central da cor roxa na Bíblia é o sofrimento, morte e ressurreição de nosso Messias, Jesus Cristo.
  • Daniel foi elevado ao terceiro em comando ou posição e vestido de púrpura pelo rei Belsazar da Babilônia depois que ele interpretou um sonho (Daniel 5:16).
  • Como símbolo da realeza, os magistrados romanos e governantes do Império Bizantino usavam túnicas de cor púrpura.
  • Na Bíblia, a cor púrpura representa a fé e a obediência de Lídia, uma comerciante de tecidos roxos.
  • Os reis do Egito ptolomaico usavam roupas roxas como Alexandre, o Grande.
  • A cor roxa representa o Império Bizantino.
  • Os governadores e guerreiros assírios usavam roupas da cor púrpura (Ezequiel 23:6).
  • A cor púrpura representa o sudário do cemitério de Carlos, o Grande, também chamado de Carlos Magno.
  • Em Apocalipse 17:4, uma mulher decadente e imoral está vestida de púrpura. Este é o tempo do julgamento de Deus sobre as nações que representam a antiga Babilônia perversa.
  • A cor púrpura, citada pela primeira vez na Bíblia como o tecido usado para as cortinas do tabernáculo.

Qual é o significado da cor roxa na bíblia?

A bondade de Lídia

“Uma das que escutavam era uma mulher da cidade de Tiatira chamada Lídia, negociante de tecidos de púrpura. Ela era uma adoradora de Deus. O Senhor abriu seu coração para responder à mensagem de Paulo.”

– Atos 16:14

Lídia é uma personagem secundária no Livro de Atos, mas sua fé e amor por Deus e pelas outras pessoas lhe renderam o respeito e o louvor do povo, inclusive dos apóstolos. Ela faz roupas finas, inclusive linho retorcido. O tecido roxo de Lydia trouxe riqueza e prosperidade. Ela adorava a Deus e dava sua renda para propagar o evangelho de Jesus. Ela também abriu sua casa para outras pessoas e discípulos de Cristo.

Riqueza e luxo

“Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e vivia no luxo todos os dias.”

– Lucas 16:19

Certamente, muitas pessoas conhecem a história de Lázaro e o Homem Rico. Além disso, a Bíblia menciona o homem rico como sendo arrogante e egoísta. Ele estava vestido com roupas roxas. Lázaro teve que comer os restos de comida que caíram da mesa. Mais tarde, os dois morreram, e Lázaro se encontrou do lado de Deus por meio de Abraão, e o homem rico estava em tormento no Hades.

Corrupção e Abominação

A mulher estava vestida de púrpura e escarlate e brilhava com ouro, pedras preciosas e pérolas. Ela segurava uma taça de ouro na mão, cheia de coisas abomináveis ​​e da imundície de seus adultérios.

– Apocalipse 17:4

Os versículos da Bíblia do Livro do Apocalipse são as fontes primárias das previsões e profecias sobre o fim dos tempos. Seja como for, a cor púrpura representa um espelho da Babilônia, a pessoa corrupta e imoral que subjuga a terra. Mas Deus nos adverte de Seu julgamento severo iminente sobre todas as pessoas que continuam a seguir Satanás e seus maus caminhos .

Quem usava roxo na Bíblia?

  • Jesus vestiu um manto roxo durante Seu sofrimento (Marcos 15:17).
  • Arão e os sumos sacerdotes usavam roupas roxas (Êxodo 39).
  • Os reis de Midiã usavam vestes roxas (Juízes 8:26).
  • O Homem Rico e Arrogante (Lucas 16:19).
  • A mulher de caráter nobre (Provérbios 31:22).
  • A Grande Prostituta (Apocalipse 17:4).

Conclusão sobre o significado da cor roxa na bíblia

Em conclusão, o roxo desempenha um papel significativo na história da humanidade. Pois nos versículos da Bíblia, se descreve como a cor da realeza, reis e riqueza. Como o Rei dos reis, Jesus usava um manto roxo durante Seu sofrimento que culminou em Sua crucificação no Calvário.

Mas hoje, a cor roxa é o tom favorito de muitas pessoas na Terra ao escolher roupas, designs e outras coisas. Por fim, a cor ainda permanece significativa até o fim dos tempos, quando as profecias do livro do Apocalipse serão cumpridas e cumpridas.

Outros significados na Bíblia