Cisgênero: O que Significa Exatamente?

Livre SP

Updated on:

Cisgênero

Se você é cisgênero, pode não pensar nisso com frequência – mas isso muda fundamentalmente a maneira como você vive sua vida.

Nos últimos anos, você provavelmente tem ouvido a palavra “cisgênero” muito mais. Ou talvez você já tenha ouvido isso como parte da abreviatura “cishet”.

Mas há uma chance de você nem mesmo saber exatamente o que significa cisgênero – mesmo que seja assim que você se identifica.

A palavra cisgênero descreve uma pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao seu sexo atribuído no nascimento; é um conceito relativamente simples, mas a discussão em torno dele pode se complicar.

O que é interessante sobre ser cisgênero é que, embora a grande maioria da população seja cisgênero, poucas pessoas sabem a definição exata de cisgênero.

É exatamente o que eles são, então eles não se preocupam em pensar demais ou cavar fundo em sua origem. Afinal, ser cisgênero nesta sociedade traz privilégios que as pessoas não binárias e transgêneros não têm.

Por causa desse privilégio, há uma chance muito boa de a maioria das pessoas cisgênero saber muito menos sobre sua identidade do que alguém que se identifica como outro (s) gênero (s). (Relacionado: LGBTQ + Glossário de definições de gênero e sexualidade que os aliados devem saber )

Então, o que cisgênero significa exatamente? E por que é uma palavra importante a saber? Aqui, seu guia cisgênero.

O que é cisgênero?

“Cisgênero é um adjetivo cunhado em 1994 pela bióloga Dana Leland Defosse “, disse a Dra. Valerie Poppel , sexóloga clínica e autora de Black Females Sexual Myths.

Em termos simples, a definição de cisgênero é uma pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao seu sexo atribuído no nascimento, diz ela.

Isso é o oposto de ser transgênero, que descreve alguém cuja identidade de gênero não corresponde ao seu sexo de nascimento.

O prefixo “cis-” é latino e significa “deste lado de”, enquanto o prefixo “trans-“, sendo o antônimo de cis, significa “do outro lado de”.

Quando você nasce, o médico examina seus órgãos genitais e, a partir daí, você é apelidado de homem ou mulher. Mas os órgãos genitais, apesar do que lhe foi dito, não são o que define o gênero; eles apenas determinam o sexo atribuído no nascimento.

Em vez disso, o gênero e a sexualidade são determinados em seu cérebro, não entre as pernas, e tanto gênero quanto sexualidade deslizam para cima e para baixo em um espectro muito longo; você não precisa estar no final (masculino ou feminino), mas pode se identificar no meio ou em qualquer lugar ao longo dele. (Veja: O que significa sexualmente fluido? )

“Para esclarecer, identidade de gênero e orientação sexual não são a mesma coisa”, diz o Dr. Poppel. “Identificar-se como cisgênero não significa que você é heterossexual.

Um indivíduo cisgênero pode ser bissexual , heterossexual, assexual , heterossexual ou homossexual.” No entanto, você pode ter ouvido a palavra “cishet”, que é uma abreviatura de “cisgênero heterossexual / heterorromântico”, que descreve alguém que é cisgênero e se sente atraído sexual e / ou romanticamente por pessoas do sexo oposto (ou seja, uma mulher nascida com uma vagina que é atraída por homens; ou um homem nascido com um pênis que é atraído por mulheres) – a combinação de gênero e sexualidade geralmente considerada padrão na sociedade.

Os privilégios associados a ser cisgênero

Embora a sociedade possa estar se movendo na direção certa de se tornar mais compreensiva e aceitar aqueles que não se enquadram no guarda-chuva cisgênero, ainda há muitos privilégios inerentes associados a ser cisgênero.

Ou seja, no dia a dia, as pessoas cisgênero se beneficiam de sua identidade, enquanto as pessoas transgênero não. (Se você também for heterossexual, terá ainda mais privilégios que são concedidos a você com base na heteronormatividade geral de nossa sociedade.)

“Existem inúmeros privilégios que alguém pode experimentar ser cisgênero”, diz o Dr. Poppel. “Imagine ser capaz de escolher um banheiro sem hesitar.

Vamos falar sobre namoro – a liberdade de flertar, namorar, ser íntimo de alguém sem medo de ter que explicar seu gênero.

O privilégio que uma pessoa pode receber como sendo classificado como ‘normal a apenas misturar-se no mundo. “A lista de privilégios é infinita, de modo que muitas pessoas cisgênero podem considerá-los garantidos. “

Esta é apenas a ponta do iceberg – se você é cisgênero, também experimenta privilégios, como ninguém perguntar sobre seus órgãos genitais ou ter um emprego , uma casa ou apartamento ou uma conta bancária negados com base em seu sexo.

Estudos também descobriram que, embora seja absolutamente ilegal discriminar uma pessoa transgênero quando se trata de seguro saúde, as pessoas trans ainda não recebem o mesmo nível de atendimento médico que os cisgêneros recebem.

Embora parte disso se baseie no fato de os profissionais médicos não estarem totalmente cientes ou devidamente educados para trabalhar com esses pacientes, em outros casos, trata-se apenas de discriminação direta.

Também há deadnaming, em que uma pessoa trans é chamada pelo nome que recebeu ao nascer, em vez do nome que escolheu para si mesma. Deadnaming não é apenas rude e desrespeitoso, mas também é desencadeante e psicologicamente prejudicial.

Pessoas cisgêneras, mesmo que optem por mudar legalmente seu nome, provavelmente não passarão por tais cicatrizes mentais e emocionais se forem chamadas pelo nome anterior ou se perguntarem qual era seu antigo nome – é por isso que o termo deadnaming é específico para pessoas transgênero e não binárias.

“Embora os adultos cisgêneros possam falar sobre a disparidade salarial entre os gêneros ou sobre os papéis dos gêneros, eles raramente têm que gastar algum tempo considerando se seu gênero é confortável para eles”, disse Leah Carey , uma treinadora de sexo e intimidade e apresentadora do Good Girls Talk About Sex podcast.

“É tão familiar quanto o formato de suas mãos ou o som de sua voz – eles podem não amar a forma como parece ou soa, mas é deles. Mas as pessoas que se identificam como qualquer outra coisa que não seja cisgênero têm que gastar muito tempo contemplando o gênero e descobrir maneiras de se mover no mundo que lhes permita ser verdadeiramente eles mesmos, enquanto também permanecem seguros, tanto emocional quanto fisicamente. “

Na verdade, o privilégio mais importante de ser cisgênero é que, geralmente, essas pessoas não experimentarão violência simplesmente por existirem em sua identidade. Em junho de 2021, 29 pessoas trans foram assassinadas nos Estados Unidos e em Porto Rico. Seu crime? Ser transgênero. Em 2020, o total era de 44.

Com pessoas trans constituindo apenas 0,6% da população, esses números são tão altos que chegam a, em média, um assassinato por semana. Pessoas cisgênero não enfrentam tal nível de ódio baseado em sua identidade de gênero que pode se tornar tão violento que termina em assassinato.

Identidades que estão fora termo do cisgênero

Transgênero não é a única identidade fora do guarda-chuva cisgênero. Como gênero e sexualidade são fluidos e estão em um espectro (ou seja, eles podem mudar com o tempo e não se limitam a algumas escolhas específicas), há mais do que apenas alguns gêneros que uma pessoa pode identificar como sendo.

Você provavelmente já ouviu falar de pessoas que se identificam como não binárias (especialmente com celebridades como Demi Lovato falando publicamente sobre sua identidade não binária), o que significa que elas se identificam em algum lugar fora das escolhas binárias tradicionais de “homem” ou “mulher”.

As pessoas também podem se identificar como gênero (também conhecido como neutro de gênero), que é definido como não ser nem homem nem mulher, embora alguns definam o gênero como não ter nenhum gênero, diz o Dr. Poppel.

Existem também “indivíduos bigêneros / trigêneros / pangêneros que se sentem dois, três ou todos os gêneros”.

E não para por aí.

“Queer de gênero [significa] que as pessoas não identificam ou expressam seu gênero dentro do binário de gênero”, diz Taylor Sparks, um educador erótico e fundador do Organic Loven . “Fluidos de gênero são pessoas que têm um fluido ou mudam de gênero.”

Também há um questionamento de gênero para aqueles que estão fazendo exatamente isso: questionando seu gênero.

Existem também aqueles que não encontraram um rótulo que se encaixasse em quem eles são, então eles inventam um termo que os faz sentir confortáveis ​​e seguros em seu próprio corpo .

Como muitas coisas na vida, gênero é uma construção social, e essa construção varia em diferentes sociedades e culturas. O gênero de uma pessoa também pode evoluir com o tempo.

Só porque você se identifica como agênero hoje, não significa que não se identificará como gênero em outro momento de sua vida quando você se conhece de maneira diferente de como se conhece agora.

O mesmo pode ser dito para quem se identifica como cisgênero neste momento. Só o tempo dirá onde alguém pode acabar em sua jornada de gênero.

Mas aqueles que realmente precisam dar uma olhada em si mesmos e em sua comunidade são pessoas cisgênero.

Ao compreender verdadeiramente o privilégio que vem com esse gênero específico , só então você pode abrir espaço para outros gêneros, para que todos sejam igualmente vistos e recebam o respeito que merecem.

Deixe um comentário