7e4607018e"; Banho de Assento Com Sal Grosso: Como fazer e seus benefícios

Banho de Assento Com Sal Grosso: Como fazer e seus benefícios

Júlia Santos

Banho de assento com sal

A imersão no banho de assento com sal auxilia a reduzir inchaços, acelera a recuperação de hematomas e facilita a cicatrização de feridas.

Geralmente, banhos de assentos são usados para tratar problemas médicos. Aliás, é comum usar esse banho para tratar problemas como candidíase e hemorróidas. Quando bem feito, um banho de assento pode aliviar dores, reduzir inchaço e combater infecções nas partes íntimas.

Contudo, é importante deixar claro que, nenhum banho de assento substitui tratamentos médicos. Na verdade, esse método funciona como um complemento no combate às doenças. Por isso, antes de fazer qualquer banho desse tipo, procure um profissional da saúde.

Ao longo deste texto, você conhecerá melhor o banho de assento com sal e saberá como ele pode ser útil.

Banho de assento com sal

Os banhos de assento com sal são uma prática terapêutica. Basicamente, eles reduzem o inchaço, aliviam a tensão muscular, relaxam o corpo e promovem a sensação de bem-estar.

Normalmente, o sal usado nesses banhos é o sal de Epsom, um composto mineral de sulfato de magnésio. Famoso por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, este sal é um excelente relaxante muscular. Ademais, ele melhora a circulação sanguínea e remove as toxinas do corpo.

Como fazer um banho com sal

Fazer um banho de assento com sal é bem simples. Primeiramente, encha uma banheira com água quente. Logo depois, coloque uma ou duas xícaras de sal de Epsom na água. Por fim, entre na banheira e fique em repouso por 20 minutos.

Antes de entrar na banheira, deixe a água esfriar um pouco. Afinal, se a água estiver muito quente, poderá causar lesões e até mesmo queimaduras na pele. Confira também o banho de assento com orégano.

Banho de Assento Com Sal

Alívio para diversas dores

O banho de assento com sal é benéfico para quem sofre com dores nas articulações e nos músculos. Ademais, ele também trata artrite, problemas de enxaqueca, fibromialgia e até mesmo estresse, já que relaxa todo o corpo.

Aliás, devido a esse mesmo relaxamento, o banho com sal melhora a qualidade do sono. Por isso, é um excelente modo de combater a insônia.

No entanto, é importante lembrar que nem todo mundo reage da mesma forma ao uso de terapias alternativas. Infelizmente, algumas pessoas podem ter reações alérgicas e outros tipos de efeitos colaterais. Portanto, antes de fazer qualquer banho de assento, é necessário buscar um tratamento médico.

Sal marinho, de cozinha ou sal de Epsom?

Conforme informações, ao preparar o banho é colocada uma certa quantidade de sal dentro da bacia para realizar o banho de assento.

Mas o sal vai depender das recomendações de um profissional da saúde ou da preferência da pessoa. O sal de cozinha (cloreto de sódio) possui um alto grau antisséptico e pode ser usado em um banho de assento.

Porém, o mais recomendável é utilizar um sal que não possua iodo. Pois existem pessoas que são sensíveis a ele. Os sais mais utilizados para esses banhos são o sal de Epsom e o marinho.

A American Society for Colposcopy and Cervical Pathology revela que o mais recomendável, é utilizar esses dois tipos de sal para esta finalidade.