Certamente, a imersão em um banho de ervas perfumadas soa como um pedaço do céu, não é? É relaxante e refrescante, e é por isso que práticas de banho existem há séculos nos impérios romano, grego, otomano (turco), japonês, britânico e outros grandes impérios ao longo da história registrada. Mas se a ideia de preparar um banho luxuoso parece muito indulgente, saiba que, ao adicionar certas flores e ervas, seu banho também se torna uma terapia restauradora e curativa. Quem pode te negar um banho se ele cura?
Conforme pesquisas, muitas ervas têm propriedades terapêuticas quando seus óleos essenciais são liberados em água quente. Pois se você pode ingerir a erva, é seguro tomar banho. Portanto, seja para aliviar dores e dores, aliviar o estresse ou aliviar o resfriado e a gripe, há um banho curativo esperando por você!
Ervas Curativas Para O Seu Banho
Primordialmente, as ervas abaixo oferecem propriedades medicinais anti bacterianas, anti espasmódicas, antissépticas e anti-inflamatórias. De fato, essas propriedades nutrem, acalmam e curam a pele, aliviar músculos cansados ou doloridos, acalmam e clareiam a mente e revigoram o corpo.
Seja como for, certifique-se de ter identificado corretamente todas as ervas antes de adicioná-las ao seu banho.
1. Manjericão
O manjericão alivia o estresse, alivia os espasmos musculares e ao mesmo tempo melhora a hidratação da pele.
2. Calêndula
A calêndula promove a cicatrização de abrasões na pele, eczema, queimaduras solares, assaduras.
3. Camomila
A camomila alivia o estresse e a ansiedade. Alivia a dor muscular e acalma a pele.
4. Confrei
Confrei cura abrasão na pele, erupções cutâneas, queimaduras solares, picadas de insetos e picadas.
5. Sabugueiro
A flor de sabugueiro firma e suaviza a pele e promove a circulação sanguínea.
5. Eucalipto
O eucalipto é conhecido por sua capacidade de limpar passagens nasais. Também alivia dores nas articulações e músculos doloridos. Leia sobre os muitos usos do óleo essencial de eucalipto!
6. Lúpulo
O lúpulo ajuda a relaxar, alivia a tensão e a ansiedade. Veja como eles podem te ajudar a dormir!
7. Hissopo
O hissopo é útil para relaxar e aliviar a rigidez pós-esporte/exercício.
8. Lavanda
A lavanda sempre foi conhecida por seus poderes curativos. É relaxante, reduz o estresse, o animal e alivia as dores de cabeça.
9. Erva-cidreira
Erva-cidreira é refrescante, cura pequenas feridas e distúrbios da pele, acalma os músculos cansados.
10. Hortelã
A hortelã-pimenta é refrescante, relaxa os músculos e as cãibras, é um redutor eficaz da dor, alivia a coceira e é um bom tratamento para gripes e resfriados.
11. Alecrim
O alecrim alivia a dor e a tensão muscular e age como um adstringente suave. Leia as 12 razões pelas quais você deve cultivar alecrim este ano!
12. Sálvia
A sálvia é estimulante, purificadora, adstringente e tem propriedades antissépticas.
13. Tomilho
Tomilho é limpeza e cura abrasões da pele. Leia como o tomilho cura todas as feridas.
14. Yarrow
Yarrow é um redutor de febre, tratamento de gripes e resfriados, cura abrasões na pele e reduz o inchaço, alivia cólicas
Combine as ervas certas para o banho
Selecione uma única erva ou uma combinação de ervas terapêuticas para o seu banho para obter os benefícios desejados. Usar três ou mais ervas juntas dá uma fragrância mais interessante e agradável. Você pode adicionar pétalas de rosa à sua escolha de ervas para melhorar ainda mais o perfume.
Para evitar entupir o ralo e bagunçar a banheira, nunca adicione ervas soltas diretamente na água do banho. Coloque as ervas desejadas em um saquinho de banho (que funciona como um saquinho de chá grande) ou faça uma infusão de ervas, veja as instruções abaixo.
Embora não ofereçamos quantidades específicas de ervas para usar ao criar sua mistura de banho (a maioria usa partes iguais de cada), em geral, use um total de 3 a 4 onças de mistura de ervas por banheira.
A água do banho deve estar quente o suficiente para liberar as essências de ervas, mas não quente o suficiente para queimar a pele.
Se desejar, coloque um pequeno travesseiro atrás da cabeça. Deite-se e relaxe na banheira por 15 a 20 minutos.
Para fazer uma infusão de banho de ervas
Para fazer uma infusão de banho concentrada, coloque 2 onças de ervas secas ou 4 onças de ervas frescas em uma jarra de tamanho quarto. Despeje 1 litro de água fervente na jarra de vidro. Fixe a tampa e reserve. Deixe a mistura intacta por no mínimo 30 minutos enquanto infunde.
Enquanto enche a banheira com água bem morna, coe a infusão por uma peneira. Despeje a infusão na banheira, sente-se, relaxe e divirta-se! (Descarte as ervas após o uso.)
Experimente este banho relaxante antes de dormir
Por fim, encha uma bolsa de banho ou faça uma infusão com partes iguais dessas ervas calmantes: lavanda, lúpulo, camomila e erva-cidreira. Coloque o saco de ervas sob a água corrente enquanto a banheira enche. Ou adicione uma infusão à água do banho. Deite-se e relaxe.
Nota importante: tenha cuidado com ervas perto de animais de estimação, pois algumas são tóxicas para eles.
Gostou do que leu? Encontre mais remédios curativos de banho de ervas em nossa categoria.
- Banho de Boldo Para Arrumar Emprego - setembro 8, 2024
- Banho de Boldo: 7 Opções de Banhos e os Benefícios Espirituais - setembro 7, 2024
- Banho de Espada de São Jorge com Sal Grosso - setembro 7, 2024