e24e284ca4"; Significado das Cores na Bíblia - Livre SP

Significado das Cores na Bíblia

Carlos Piva

Significado das Cores na Bíblia

Se você está procurando o significado simbólico das cores na Bíblia, você veio ao lugar certo. Falamos sobre o significado bíblico de mais de 11 cores.

Não é segredo que o livro mais famoso do mundo usa um grande número de símbolos para transmitir suas mensagens e ideias complexas, e a cor não é exceção.

Se você está se perguntando sobre o significado das cores na Bíblia, não procure mais.

Cada cor tem seu próprio significado bíblico. Você pode aprofundar sua compreensão das escrituras e mergulhar mais fundo nas páginas da Bíblia ao entendê-las.

O significado das cores primárias na Bíblia

As cores primárias são fundamentais na Bíblia Sagrada, embora cada cor do espectro tenha seu próprio significado bíblico.

Azul na Bíblia

Significado das Cores na Bíblia

O azul representa o céu (Êxodo 24:10) e o poder curador de Deus. Conforme consta, na história de Cristo curando a mulher que tinha um fluxo de sangue por 12 anos, a cor da bainha era azul (Lucas 8:40-48).

Azul também é a cor do céu – um lembrete constante do reino celestial, e também significa roxo (Ezequiel 23:6).

Além do céu, a cor azul indica o Espírito Santo e a verdade. Os tons mais claros de azul, costumavam usar ​​para representar a Virgem Maria.

Vermelho na Bíblia

Vermelho é a cor do sangue e, como tal, não é surpresa que o significado bíblico de vermelho seja geralmente significar sangue de alguma forma.

Há muitas imagens de sangue na Bíblia (João 6:55) – principalmente, é claro, na crucificação e subsequente purificação por meio da ressurreição.

Mas a cor vermelha também pode representar a mundanidade. A palavra hebraica para “escarlate” também tem o mesmo significado de raiz que a palavra hebraica para “terra”, abrindo para vários paralelos.

A decoração do Tabernáculo, que tem muito simbolismo no uso da cor, usou muito o vermelho. Deus criou Adão do pó da terra (Gênesis 2:7), significando que ele era um ser terreno.

As pessoas frequentemente se referem ao pecado usando a cor vermelha ou escarlate. Isso faz sentido porque todos os seres terrenos são suscetíveis ao pecado. Mas o santo poder do Senhor pode purificá-los e torná-los santos e puros novamente.

Amarelo/Ouro na Bíblia

Significado das Cores na Bíblia

As cores amarela e dourada são frequentemente usadas de forma intercambiável em toda a Bíblia, permitindo ricas interpretações.

Amarelo simboliza fé e glória de Deus, unção e alegria. Ainda assim, a Bíblia tem duas palavras hebraicas para amarelo. A primeira é charuts (Salmo 68:13) e tsahob (Levítico 13:30). Este último refere-se à cor do cabelo ou da pele de uma pessoa doente.

O ouro é conhecido como um metal precioso, altamente valioso e procurado. Há uma conexão óbvia com o amor de Deus, que também é altamente precioso, valioso e desejado (João 3:16). Jesus Cristo é precioso, assim como Suas promessas (1 Pedro 2:7).

Ouro no Tabernáculo

Ao dar instruções para a construção dos móveis do Tabernáculo, Deus deu instruções precisas sobre o uso do ouro. Eles projetaram cada peça de mobiliário para apontar para Cristo e Seu poder.

No Santo dos Santos, eles fizeram a Arca da Aliança com madeira de acácia (para simbolizar a humanidade de Jesus) e revestiram-na com ouro puro (símbolo de Sua divindade).

Eles também usaram os mesmos materiais para fazer o candelabro (ouro puro) e a mesa dos pães da proposição e o altar do incenso (madeira de acácia revestida de ouro).

Da mesma forma, eles fizeram o propiciatório e os dois querubins com ouro puro (Êxodo 25:10-21).

Ouro Representando Ídolos e Falsos Deuses

Um significado proeminente da cor dourada na Bíblia é também indicar falsos deuses e o fascínio do mundo.

Quando Moisés estava no Monte Sinai, os israelitas criaram e adoraram um bezerro feito de ouro. Nabucodonosor tinha uma estátua representando os reinos dos homens. A cabeça da estátua era feita de ouro, representando o reino pecaminoso da Babilônia.

Com este simbolismo vem a advertência de que as riquezas deste mundo jamais satisfarão a alma (Ezequiel 7:19). O ouro literal nos deixará querendo mais, mas o ouro simbólico do amor de Cristo nos fechará o círculo.

O significado das cores secundárias na Bíblia

Aqui está o significado bíblico das cores secundárias.

Roxo na Bíblia

A mistura de vermelho (a cor da carne) e azul (a Palavra de Deus e Seu poder de cura) cria a cor roxa.

Então, não é surpresa que o roxo na Bíblia represente a realeza (Juízes 8:26) porque era um corante caro nos tempos antigos. O roxo também descreve Jesus como o Rei dos reis (Apocalipse 19:16), e é por isso que é a cor oficial do Advento.

Além disso, o roxo também representa o santo sacerdócio. Por meio da Palavra de Deus e do poder de cura do Senhor, podemos obter acesso à sabedoria e ao poder de Deus e receber o sacerdócio sagrado.

Isso também pode significar que aqueles no sacerdócio e governantes justos que obedecem às leis de Deus podem obter um certo nível de acesso à divindade em sua tomada de decisão e discernimento, apesar de ainda serem carnais.

Laranja na Bíblia

A cor laranja se faz misturando vermelho (a cor da carne) e amarelo (provas) para criar a cor do fogo.

Isso representa o fogo de Deus, libertação e louvor do alto. O homem pode se purificar pelo fogo de Cristo e ser liberto, ganhando louvor de tudo o que é sagrado e transcendendo sua carne terrena por meio das provações..

Além disso, o laranja representa o ministério profético e a mudança. Pense na cor da mudança das estações e da colheita.

Verde na Bíblia

A mistura de amarelo (a cor das provações) com azul (a cor da Palavra de Deus e Seu poder curador) cria a cor verde.

Verde simboliza imortalidade, vida eterna, novo crescimento, renovação e ressurreição, pois é a cor da vegetação. Como Salmos 1:3 coloca, “a folha não murchará”.

Não é por acaso que a primavera é uma estação repleta de vegetação e novos brotos, e também é a época em que celebramos a Ressurreição durante a Páscoa (Jeremias 17:8).

Outros significados de cores bíblicas

Aqui estão algumas outras cores na Bíblia e seus significados.

Preto na Bíblia

Significado das Cores na Bíblia

De todos os significados bíblicos das cores, o preto tem o significado mais sombrio, apesar de ser uma cor incrivelmente bonita.

O significado simbólico da cor preta representa o sofrimento e a morte em todas as suas formas. Isso inclui luto (especialmente em Jó 30), fome (Apocalipse 6:5), julgamento devido ao pecado (Judas 13), morte (Lamentações 4:8), um presságio do mal (Zacarias 6:2) e a sepultura (Jó 10:21-22).

O preto absorve, em vez de refletir, a luz. O amor e o poder de Deus se representam frequentemente pela luz na Bíblia.

O preto, então, é o oposto da luz. Em vez de refletir o amor de Deus, o preto se afasta dele. Isso pode significar que o sofrimento muitas vezes faz com que as pessoas se afastem de Deus ou percam de vista o Seu amor. Também pode significar que o amor de Deus traz alegria, o oposto de conflito e sofrimento.

É por isso que muitas pessoas acreditam que quando você sonha em cores , e o preto é a cor dominante, deve-se esperar uma estrada esburacada pela frente.

Marrom na Bíblia

Marrom simboliza a terra. Era frequentemente usado como a cor do manto de um monge na Bíblia, representando humildade e devoção.

Também é usado para representar a associação de Deus com o comum e o ordinário. Sua humanidade.

O marrom é associado à madeira em muitas passagens, que está ligada à salvação (como a Arca de Noé e a Cruz).

Brown também simboliza aceitação e compaixão, como visto em Gênesis 30: 24-42 na história de Jacó.

Branco na Bíblia

A Bíblia é semelhante a muita literatura em que o branco é a cor da luz. Pois é usado para representar a justiça, a pureza e a luz de Deus (Daniel 7:9), razão pela qual o branco é uma cor comum na igreja.

A cor branca é sem mancha, semelhante ao arrependimento. Por meio da justiça de Cristo, podemos ser lavados por meio de Deus.

“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, serão como a lã”. (Isaías 1:18)

O branco também é usado para retratar a vitória completa de Deus sobre os poderes do mal (Apocalipse 19:11).

Arco-íris na Bíblia

O arco-íris aparece mais comumente após o dilúvio em Gênesis 9:13, um sinal para Noé do amor de Deus e a promessa de nunca mais cobrir a Terra com água purificadora.

Mas as cores do arco-íris também aparecem em Ezequiel durante a visão da Sala do Trono do Céu e no Apocalipse (sobre a Sala do Trono e sobre um anjo poderoso). Isso se usa para representar a redenção, as bênçãos e a plena glória de Deus realizada.

Mais Cores na Bíblia

Turquesa : Tranquilidade, paciência, a Nova Jerusalém e a cura de Deus (Salmo 65:9).

Cinza : Sabedoria, dignidade, honra e humildade.

Âmbar: Presença de Deus, paixão ardente, sabedoria e unção de Deus (Ezequiel 1:4).

Rosa : Nova vida, cuidado celestial do Pai e Rosa de Sharon.

Prata: Salvação e a Palavra do Senhor (Salmo 66:10).

Lilás/Orquídea: Cuidado e preocupação do Pai com os Lírios-do-campo.

Bronze: Teste pelo fogo, resistência e julgamento dos pecados (Êxodo 30:18).

Conclusão

Significado das Cores na Bíblia

De fato, a Bíblia está repleta de significados simbólicos em seus livros, desde cores até números.

Com relação às cores, elas são frequentemente usadas para ilustrar as várias características da natureza e ao mesmo tempo das promessas de Deus.

É por isso que é crucial compreender o simbolismo das cores para obter uma compreensão mais profunda das Escrituras.

Gostou de ler o significado simbólico das cores na Bíblia? Então compartilhe com seus amigos queridos! Ajude-nos a espalhar a palavra!

Outros significados bíblicos