Se você está procurando o significado simbólico das cores na Bíblia, você veio ao lugar certo. Falamos sobre o significado bíblico de mais de 11 cores.
Não é segredo que o livro mais famoso do mundo usa um grande número de símbolos para transmitir suas mensagens e ideias complexas, e a cor não é exceção.
Se você está se perguntando sobre o significado das cores na Bíblia, não procure mais.
Cada cor tem seu próprio significado bíblico. Você pode aprofundar sua compreensão das escrituras e mergulhar mais fundo nas páginas da Bíblia ao entendê-las.
O significado das cores primárias na Bíblia
As cores primárias são fundamentais na Bíblia Sagrada, embora cada cor do espectro tenha seu próprio significado bíblico.
Azul na Bíblia
O azul representa o céu (Êxodo 24:10) e o poder curador de Deus. Conforme consta, na história de Cristo curando a mulher que tinha um fluxo de sangue por 12 anos, a cor da bainha era azul (Lucas 8:40-48).
Azul também é a cor do céu – um lembrete constante do reino celestial, e também significa roxo (Ezequiel 23:6).
Além do céu, a cor azul indica o Espírito Santo e a verdade. Os tons mais claros de azul, costumavam usar para representar a Virgem Maria.
Vermelho na Bíblia
Vermelho é a cor do sangue e, como tal, não é surpresa que o significado bíblico de vermelho seja geralmente significar sangue de alguma forma.
Há muitas imagens de sangue na Bíblia (João 6:55) – principalmente, é claro, na crucificação e subsequente purificação por meio da ressurreição.
Mas a cor vermelha também pode representar a mundanidade. A palavra hebraica para “escarlate” também tem o mesmo significado de raiz que a palavra hebraica para “terra”, abrindo para vários paralelos.
A decoração do Tabernáculo, que tem muito simbolismo no uso da cor, usou muito o vermelho. Deus criou Adão do pó da terra (Gênesis 2:7), significando que ele era um ser terreno.
As pessoas frequentemente se referem ao pecado usando a cor vermelha ou escarlate. Isso faz sentido porque todos os seres terrenos são suscetíveis ao pecado. Mas o santo poder do Senhor pode purificá-los e torná-los santos e puros novamente.
Amarelo/Ouro na Bíblia
As cores amarela e dourada são frequentemente usadas de forma intercambiável em toda a Bíblia, permitindo ricas interpretações.
Amarelo simboliza fé e glória de Deus, unção e alegria. Ainda assim, a Bíblia tem duas palavras hebraicas para amarelo. A primeira é charuts (Salmo 68:13) e tsahob (Levítico 13:30). Este último refere-se à cor do cabelo ou da pele de uma pessoa doente.
O ouro é conhecido como um metal precioso, altamente valioso e procurado. Há uma conexão óbvia com o amor de Deus, que também é altamente precioso, valioso e desejado (João 3:16). Jesus Cristo é precioso, assim como Suas promessas (1 Pedro 2:7).
Ouro no Tabernáculo
Ao dar instruções para a construção dos móveis do Tabernáculo, Deus deu instruções precisas sobre o uso do ouro. Eles projetaram cada peça de mobiliário para apontar para Cristo e Seu poder.
No Santo dos Santos, eles fizeram a Arca da Aliança com madeira de acácia (para simbolizar a humanidade de Jesus) e revestiram-na com ouro puro (símbolo de Sua divindade).
Eles também usaram os mesmos materiais para fazer o candelabro (ouro puro) e a mesa dos pães da proposição e o altar do incenso (madeira de acácia revestida de ouro).
Da mesma forma, eles fizeram o propiciatório e os dois querubins com ouro puro (Êxodo 25:10-21).
Ouro Representando Ídolos e Falsos Deuses
Um significado proeminente da cor dourada na Bíblia é também indicar falsos deuses e o fascínio do mundo.
Quando Moisés estava no Monte Sinai, os israelitas criaram e adoraram um bezerro feito de ouro. Nabucodonosor tinha uma estátua representando os reinos dos homens. A cabeça da estátua era feita de ouro, representando o reino pecaminoso da Babilônia.
Com este simbolismo vem a advertência de que as riquezas deste mundo jamais satisfarão a alma (Ezequiel 7:19). O ouro literal nos deixará querendo mais, mas o ouro simbólico do amor de Cristo nos fechará o círculo.
O significado das cores secundárias na Bíblia
Aqui está o significado bíblico das cores secundárias.
Roxo na Bíblia
A mistura de vermelho (a cor da carne) e azul (a Palavra de Deus e Seu poder de cura) cria a cor roxa.
Então, não é surpresa que o roxo na Bíblia represente a realeza (Juízes 8:26) porque era um corante caro nos tempos antigos. O roxo também descreve Jesus como o Rei dos reis (Apocalipse 19:16), e é por isso que é a cor oficial do Advento.
Além disso, o roxo também representa o santo sacerdócio. Por meio da Palavra de Deus e do poder de cura do Senhor, podemos obter acesso à sabedoria e ao poder de Deus e receber o sacerdócio sagrado.
Isso também pode significar que aqueles no sacerdócio e governantes justos que obedecem às leis de Deus podem obter um certo nível de acesso à divindade em sua tomada de decisão e discernimento, apesar de ainda serem carnais.
Laranja na Bíblia
A cor laranja se faz misturando vermelho (a cor da carne) e amarelo (provas) para criar a cor do fogo.
Isso representa o fogo de Deus, libertação e louvor do alto. O homem pode se purificar pelo fogo de Cristo e ser liberto, ganhando louvor de tudo o que é sagrado e transcendendo sua carne terrena por meio das provações..
Além disso, o laranja representa o ministério profético e a mudança. Pense na cor da mudança das estações e da colheita.
Verde na Bíblia
A mistura de amarelo (a cor das provações) com azul (a cor da Palavra de Deus e Seu poder curador) cria a cor verde.
Verde simboliza imortalidade, vida eterna, novo crescimento, renovação e ressurreição, pois é a cor da vegetação. Como Salmos 1:3 coloca, “a folha não murchará”.
Não é por acaso que a primavera é uma estação repleta de vegetação e novos brotos, e também é a época em que celebramos a Ressurreição durante a Páscoa (Jeremias 17:8).
Outros significados de cores bíblicas
Aqui estão algumas outras cores na Bíblia e seus significados.
Preto na Bíblia
De todos os significados bíblicos das cores, o preto tem o significado mais sombrio, apesar de ser uma cor incrivelmente bonita.
O significado simbólico da cor preta representa o sofrimento e a morte em todas as suas formas. Isso inclui luto (especialmente em Jó 30), fome (Apocalipse 6:5), julgamento devido ao pecado (Judas 13), morte (Lamentações 4:8), um presságio do mal (Zacarias 6:2) e a sepultura (Jó 10:21-22).
O preto absorve, em vez de refletir, a luz. O amor e o poder de Deus se representam frequentemente pela luz na Bíblia.
O preto, então, é o oposto da luz. Em vez de refletir o amor de Deus, o preto se afasta dele. Isso pode significar que o sofrimento muitas vezes faz com que as pessoas se afastem de Deus ou percam de vista o Seu amor. Também pode significar que o amor de Deus traz alegria, o oposto de conflito e sofrimento.
É por isso que muitas pessoas acreditam que quando você sonha em cores , e o preto é a cor dominante, deve-se esperar uma estrada esburacada pela frente.
Marrom na Bíblia
Marrom simboliza a terra. Era frequentemente usado como a cor do manto de um monge na Bíblia, representando humildade e devoção.
Também é usado para representar a associação de Deus com o comum e o ordinário. Sua humanidade.
O marrom é associado à madeira em muitas passagens, que está ligada à salvação (como a Arca de Noé e a Cruz).
Brown também simboliza aceitação e compaixão, como visto em Gênesis 30: 24-42 na história de Jacó.
Branco na Bíblia
A Bíblia é semelhante a muita literatura em que o branco é a cor da luz. Pois é usado para representar a justiça, a pureza e a luz de Deus (Daniel 7:9), razão pela qual o branco é uma cor comum na igreja.
A cor branca é sem mancha, semelhante ao arrependimento. Por meio da justiça de Cristo, podemos ser lavados por meio de Deus.
“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, serão como a lã”. (Isaías 1:18)
O branco também é usado para retratar a vitória completa de Deus sobre os poderes do mal (Apocalipse 19:11).
Arco-íris na Bíblia
O arco-íris aparece mais comumente após o dilúvio em Gênesis 9:13, um sinal para Noé do amor de Deus e a promessa de nunca mais cobrir a Terra com água purificadora.
Mas as cores do arco-íris também aparecem em Ezequiel durante a visão da Sala do Trono do Céu e no Apocalipse (sobre a Sala do Trono e sobre um anjo poderoso). Isso se usa para representar a redenção, as bênçãos e a plena glória de Deus realizada.
Mais Cores na Bíblia
Turquesa : Tranquilidade, paciência, a Nova Jerusalém e a cura de Deus (Salmo 65:9).
Cinza : Sabedoria, dignidade, honra e humildade.
Âmbar: Presença de Deus, paixão ardente, sabedoria e unção de Deus (Ezequiel 1:4).
Rosa : Nova vida, cuidado celestial do Pai e Rosa de Sharon.
Prata: Salvação e a Palavra do Senhor (Salmo 66:10).
Lilás/Orquídea: Cuidado e preocupação do Pai com os Lírios-do-campo.
Bronze: Teste pelo fogo, resistência e julgamento dos pecados (Êxodo 30:18).
Conclusão
De fato, a Bíblia está repleta de significados simbólicos em seus livros, desde cores até números.
Com relação às cores, elas são frequentemente usadas para ilustrar as várias características da natureza e ao mesmo tempo das promessas de Deus.
É por isso que é crucial compreender o simbolismo das cores para obter uma compreensão mais profunda das Escrituras.
Gostou de ler o significado simbólico das cores na Bíblia? Então compartilhe com seus amigos queridos! Ajude-nos a espalhar a palavra!
Outros significados bíblicos
- Soberba Significado Bíblico
- Lascívia Significado Bíblico
- Benignidade Significado Bíblico
- O Que Significa Avivamento Espiritual Segundo a Bíblia?
- Iniquidade Significado Bíblico e Social
- Significado de Dunamis
- Significado de Asafe
- 1818 Significado: Anjo, Amor, Horas Iguais, Prosperidade - novembro 11, 2024
- Significado de Beija-flor: O que é, Conceito, Definição - novembro 11, 2024
- Oração do Credo: Proteção, Amor e Devoção à Deus - novembro 11, 2024