7e4607018e"; Grandes Sagas do Cinema: Saiba como começar a acompanhar cada uma - Livre SP

Grandes Sagas do Cinema: Saiba como começar a acompanhar cada uma

Carlos Piva

Grandes Sagas do Cinema

Conheça a ordem dos filmes e saiba onde assistir algumas das principais franquias do cinema

Presença constante nas conversas em redes sociais e entre amigos em uma mesa de bar, as grandes sagas do cinema são parte essencial da cultura pop atual. Entretanto, seja pelo tempo que elas já existem ou pela quantidade de produções já lançadas, muitos ficam sem saber por onde começar ou mesmo onde encontrar os filmes para assistir.

Se você está a procura de um guia do universo Marvel e de algumas outras franquias, o texto abaixo irá orientá-lo sobre como encontrar os filmes e identificar a melhor ordem para vê-los.

Universo Cinematográfico da Marvel (UCM)

Em 2008, o Marvel Studios iniciou uma empreitada ousada e até então inédita no cinema: adaptar diversas histórias dos personagens dos quadrinhos em um universo compartilhado, com os filmes protagonizados por diferentes heróis que interligam-se uns com os outros, mesmo não sendo sequências diretas dos anteriores.

Apesar da ambição, o resultado foi o melhor possível. Nesses 15 anos, são mais de 30 filmes lançados, que arrecadaram bilhões de dólares em bilheteria no mundo todo. Com o passar do tempo, o interesse pelo UCM foi aumentando, de forma que muitas pessoas não acompanharam o universo desde o seu lançamento.

Felizmente, hoje em dia é possível maratonar os filmes da Marvel com facilidade, já que as produções se encontram no serviço de streaming da Disney (proprietária do Marvel Studios desde 2009), o Disney+. A melhor forma de acompanhar a sequência é pela ordem de lançamentos dos filmes, e não pelas jornadas individuais dos heróis. Para facilitar, o próprio estúdio dividiu a lista por fases.

A fase 1 se inicia com “Homem de Ferro”, seguido por “O Incrível Hulk”, “Homem de Ferro 2”, “Thor”, “Capitão América: O Primeiro Vingador” e terminando na reunião dos quatro heróis em “Os Vingadores”. Já a fase 2 se inicia em “Homem de Ferro 3”, que foi seguido por “Thor: O Mundo Sombrio”, “Capitão América: O Soldado Invernal”, “Guardiões da Galáxia” e “Vingadores: A Era de Ultron”. O último filme dessa fase é “Homem-Formiga”.

Em seguida, a fase 3 começa com “Capitão América: Guerra Civil”. Na sequência, vieram “Doutor Estranho”, “Guardiões da Galáxia Vol. 2”, “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, “Thor: Ragnarok”, “Pantera Negra”, “Vingadores: Guerra Infinita”, “Homem-Formiga e a Vespa”, “Capitã Marvel”, “Vingadores: Ultimato” e terminando em “Homem-Aranha: Longe de Casa”.

Fase 4

Com o lançamento do Disney+ em 2019, a fase 4 apresentou uma diferença importante em relação às demais: a introdução das séries lançadas diretamente no streaming. Com isso, quem deseja estar em dia com tudo o que acontece no UCM, precisa levar em conta também os seriados.

Pela ordem de lançamento, as produções que devem ser assistidas são “WandaVIsion” (série), “Falcão e o Soldado Invernal” (série), “Loki” (série), “Viúva Negra” (filme), “E se…” (série), “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (filme), “Eternos” (filme), “Gavião Arqueiro” (série) e “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (filme).

Em 2022, também foram lançados “Cavaleiro da Lua” (série), “Doutor Estranho: Multiverso da Loucura” (filme), “Ms. Marvel” (série), “Thor: Amor e Trovão” (filme)”, “Mulher Hulk” (série) e “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (filme), até então o último lançamento do estúdio. Em fevereiro, será lançado um novo capítulo do universo, com o filme “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”.

Star Wars

Outra grande franquia do cinema é Star Wars, que está a mais de 40 anos encantando o público com filmes e séries. Assim como o UCM, também é possível assisti-la no Disney+. Há quem prefira ver as produções pela ordem cronológica de acontecimentos, mas, para manter algumas surpresas, ver pela ordem de lançamento também é uma boa pedida.

Assim, deve-se começar pela trilogia clássica: “Star Wars: Uma Nova Esperança”, “Star Wars: O Império Contra-Ataca” e “Star Wars: O Retorno de Jedi”. Em seguida, deve-se ver a chamada trilogia prequel, que cobre os acontecimentos antes da clássica guerra. São eles os filmes “Star Wars: Ameaça Fantasma”, “Star Wars: Ataque dos Clones” e “Star Wars: A Vingança dos Sith”.

Nos últimos anos, foi lançada uma trilogia com acontecimentos após a trilogia clássica, além de dois filmes spin-offs que acontecem antes de “Uma Nova Esperança”. A ordem da trilogia é “Star Wars: O Despertar da Força”, “Star Wars: Os Últimos Jedi” e “Star Wars: A Ascensão Skywalker”, sendo os outros dois “Rogue One: Uma História Star Wars” e “Han Solo: Uma História Star Wars”.

Já em relação às séries, a ordem recomendada é “Star Wars: The Clone Wars”, “Star Wars: The Bad Batch”, “Star Wars Rebels”, “Andor “, “O Mandaloriano” e “O Livro de Bobba Fett”.

Harry Potter

Adaptação da famosa obra literária, os filmes da franquia Harry Potter também fizeram enorme sucesso nos cinemas. Presentes na HBO Max, a boa notícia é que são menos filmes do que as outras citadas acima.

A ordem é a mesma dos livros: “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, ““Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, ““Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. O último livro, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, foi dividido em dois filmes.

Há também uma trilogia spin-off que acontece antes dos acontecimentos da série principal. O primeiro filme é “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, que foi seguido por “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” e “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”.