O que é bullying?
O bullying pode acontecer na escola, em casa ou online. Isso nunca está bem e não é uma parte normal do crescimento.
Há uma nova definição nacionalmente aceita de bullying que todas as escolas usam agora:
O bullying é um uso indevido de poder contínuo e deliberado nos relacionamentos por meio de repetidos comportamentos verbais, físicos e / ou sociais que pretendem causar danos físicos, sociais e / ou psicológicos.
Pode envolver um indivíduo ou grupo que usa mal seu poder, ou poder percebido, sobre uma ou mais pessoas que se sentem incapazes de impedir que isso aconteça.
O bullying pode acontecer pessoalmente ou online, através de várias plataformas e dispositivos digitais e pode ser óbvio (aberto) ou escondido (encoberto).
O comportamento de bullying se repete, ou tem potencial para se repetir, ao longo do tempo (por exemplo, por meio do compartilhamento de registros digitais).
O bullying de qualquer forma ou por qualquer motivo pode ter efeitos imediatos, de médio e longo prazo sobre as pessoas envolvidas, incluindo transeuntes.
Incidentes únicos e conflitos ou brigas entre iguais, seja pessoalmente ou online, não são definidos como bullying.
As 3 principais características do bullying são:
- O mau uso do poder em um relacionamento
- É contínuo e repetido
- Envolve comportamentos que podem causar danos.
Quatro tipos de comportamento de intimidação
Existem três tipos principais de comportamento de intimidação:
Físico
Exemplos incluem: bater, empurrar, intimidar ou de outra forma ferir outra pessoa fisicamente, danificar ou roubar seus pertences. Inclui ameaças de violência
Verbal ou escrito
Os exemplos incluem: xingar ou insultar alguém sobre um atributo, qualidade ou característica pessoal.
Social
As vezes chamado de bullying relacional ou emocional.
Os exemplos incluem: excluir deliberadamente alguém, espalhar boatos, compartilhar informações que terão um efeito prejudicial sobre outra pessoa e / ou prejudicar a reputação social ou a aceitação social de uma pessoa.
Cyberbullying
Qualquer forma de comportamento de bullying que ocorre online ou por meio de um dispositivo móvel.
Pode ser verbal ou escrito e pode incluir ameaças de violência, bem como imagens, vídeos e / ou áudio. Para obter mais informações, consulte: Cyberbullying.
Algumas formas específicas de bullying incluem:
Bullying racista
Menosprezar, zombar, intimidar ou envergonhar alguém por causa de sua aparência física, origem étnica, práticas religiosas ou culturais e / ou a maneira como se veste ou fala. Para obter mais informações, consulte: Bullying racista.
Bullying homofóbico e transfóbico
Bullying com base na sexualidade ou expressão de gênero.
Pode incluir violência física, intimidação virtual, xingamentos, exclusão, ‘piadas’ e / ou assédio sexual.
É uma experiência comum para jovens que se sentem atraídos pelo mesmo sexo, com gênero diverso ou para aqueles que podem não se comportar de acordo com estereótipos de gênero.
Muitos estudantes lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI) podem não se sentir confiantes ou seguros o suficiente para contar a alguém sobre o bullying, especialmente se eles não revelaram sua sexualidade ou identidade de gênero a amigos, familiares ou professores.
Bullying aberto ou encoberto
O bullying pode ser fácil de ver e detectar (aberto) ou oculto, sutil e difícil de detectar (dissimulado).
Isso significa que as escolas precisam estar alertas para possíveis sinais sutis de bullying e checar regularmente com os alunos.
Bullying aberto
Envolve ações físicas, como socos ou chutes, ou ações verbais observáveis, como xingamentos e insultos.
Bullying encoberto
Pode ser muito difícil para alguém fora da interação se identificar.
Pode incluir gestos com as mãos e olhares ameaçadores, sussurrar, excluir ou virar as costas para uma pessoa, restringindo onde a pessoa pode se sentar e com quem pode falar.
O bullying social (espalhar rumores, manipular relacionamentos, excluir, isolar) é frequentemente um bullying encoberto.
Alguns comportamentos podem parecer intimidação, mas na verdade são assédio.
Assédio é a linguagem ou ações que são humilhantes, ofensivas ou intimidadoras para uma pessoa.
Pode assumir várias formas, incluindo assédio sexual, assédio por deficiência ou discriminação racial.
Por exemplo, o assédio sexual é uma conduta indesejada ou não correspondida de natureza sexual, que poderia causar ofensa, humilhação ou intimidação.
O que não é bullying?
Existem também alguns comportamentos que, embora possam ser desagradáveis ou angustiantes, não são intimidadores:
- Conflito mútuo que envolve um desacordo, mas não um desequilíbrio de poder. Conflitos mútuos não resolvidos podem evoluir para bullying se uma das partes almeja a outra repetidamente em retaliação
- Atos de maldade ou agressão física de episódio único , ou agressão dirigida a muitas pessoas diferentes, não é intimidação
- Rejeição social ou antipatia não é intimidação, a menos que envolva tentativas deliberadas e repetidas de causar angústia, excluir ou criar antipatia por parte de outras pessoas.
Funções de participante
Todo mundo tem o potencial de intimidar os outros ou ser intimidado.
Os indivíduos podem assumir várias funções no bullying e desempenhar diferentes funções em diferentes contextos.
As funções de participante podem incluir alguém que:
- Se envolve em comportamento de intimidação
- É o alvo do comportamento de bullying
- Auxilia o bullying e participa ativamente
- incentiva e dá aprovação ao bullying; eles reforçam isso por meio de dicas verbais e não verbais, como sorrir, rir ou fazer comentários e sinalizar que é aceitável
- Vê ou sabe sobre alguém sendo intimidado, mas por uma série de razões é passivo e participa do bullying ou apóia o alvo
- É um defensor. Um defensor apoia o aluno que está sofrendo bullying, obtendo ajuda de um professor, distraindo os alunos envolvidos em comportamento de bullying, apoiando o aluno que está sofrendo bullying ou intervindo diretamente. Esses alunos desempenham um papel importante de proteção para os colegas que estão sofrendo bullying, têm maiores habilidades empáticas e são frequentemente vistos pelos colegas como modelos positivos.
Um pequeno número de alunos é alvo de bullying e se envolve em comportamentos de bullying.
Esses alunos são particularmente vulneráveis e podem precisar de apoio e intervenção adicional.
É importante lembrar que crianças e jovens ainda estão aprendendo e praticando habilidades sociais.
Todos têm a capacidade de mudar seu comportamento, mas receber um rótulo pode tornar a mudança muito mais difícil.
Todos os adultos, incluindo professores, funcionários da escola e pais, podem modelar um comportamento defensor positivo e intervir se observarem um comportamento de intimidação ocorrendo entre os alunos.
Ficar parado e sem fazer nada, ou deixar os alunos ‘resolverem’ eles mesmos, envia a mensagem para toda a comunidade escolar de que o comportamento de bullying está sendo tolerado.
Embora qualquer aluno possa ser alvo de intimidação, existem fatores que tornam alguns alunos mais vulneráveis a sofrer intimidação. Esses incluem:
- Sendo diferente de alguma forma
- Ser introvertido e não assertivo
- Ter depressão ou ansiedade
- Falta de amizades de qualidade na escola
- Exibir níveis mais elevados de emoção
- Exposição à violência familiar
- Ter uma deficiência
- Ter um histórico de trauma
- Pertencer a um grupo minoritário, onde o isolamento ou a falta de apoio da comunidade é um problema.
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