Sonhos na Bíblia: O que as escrituras falam a respeito?

Carlos Piva

O que a Bíblia fala sobre os sonhos

Sonhos na Bíblia – Deus está falando com você através de sonhos e visões? O que a Bíblia realmente diz sobre sonhos?

Os sonhos às vezes podem fascinar os crentes. Desde as visões que Daniel experimentou no Antigo Testamento ( Daniel 7 ) até o sonho de Pedro sobre animais puros e impuros ( Atos 10:9-16 ), parece que os sonhos envolvem quase todos os livros das Escrituras.

Mesmo no contexto moderno, parece que muitos crentes chegaram a Cristo ao ver Jesus em um sonho.

Quais são alguns exemplos de sonhos nas Escrituras? O que a Bíblia tem a dizer explicitamente sobre os sonhos e Deus ainda fala conosco através dos sonhos? E quanto estoque os cristãos devem colocar nos sonhos hoje?

Exemplos de Deus se comunicando por meio de sonhos na Bíblia

Claro, este artigo não pode mergulhar em todos os casos de sonhos nas Escrituras. No entanto, ele destacará alguns exemplos de sonhos e por que isso acontece:

José (Antigo Testamento): Você não pode discutir sobre José do Gênesis sem mergulhar em sonhos. É verdade que ele passou a maior parte do tempo interpretando sonhos ( Gênesis 41 ), mas ele teve um sonho antes de entrar no Egito ( Gênesis 37 ). Esses sonhos indicavam que a família de Joseph “se curvaria a ele” no futuro. Isso se concretiza quando eles o procuram em busca de comida durante uma grande fome. Em essência, o sonho tinha o propósito de prever o futuro.

Daniel (Antigo Testamento): Como José, muitas vezes ele interpreta sonhos em vez de tê-los, mas em Daniel 7 ele testemunha um sonho terrível de quatro bestas. Os teólogos atribuíram cada besta a um determinado reino (Babilônia, Medo-Persas, Gregos e Romanos/Reino do Fim dos Tempos). Os sonhos serviram para mostrar eventos e reinos por vir.

José (Novo Testamento): José, o pai de Jesus, vê um anjo em sonho que o avisa para fugir para o Egito antes que Herodes possa tirar a vida de seu filho ( Mateus 2:13 ). Este sonho serviu como um aviso.

Esposa de Pôncio Pilatos (Novo Testamento): Quando Jesus está em julgamento com Pôncio Pilatos, sua esposa adverte Pilatos contra ter qualquer coisa a ver com ele, porque ela sabe de sua inocência ( Mateus 27:19 ). O sonho a informou sobre a verdadeira natureza de Jesus.

Este artigo  mostra todos os sonhos nas Escrituras e o significado por trás deles. Os sonhos muitas vezes empregam simbolismo para ensinar uma lição, divulgar elementos do futuro ou nos ajudar a descobrir mais sobre Deus.

O que as Escrituras dizem sobre sonhos para nós

Embora a maioria das referências de sonhos nas Escrituras se refira a certos sonhos que Deus deu a uma certa pessoa (veja acima), as Escrituras mencionam algumas coisas sobre sonhos:

Atos 2:17 : No fim dos tempos, muitos crentes terão sonhos. Embora não especifique exatamente o que eles veriam, pode-se inferir que pode ser uma visão do céu , de Cristo ou do futuro.

Eclesiastes 5:7 : Este versículo parece alertar contra colocar muita esperança nos sonhos. “Muito sonhando. . . (é) sem sentido.” Portanto, não devemos nos deter muito em sonhos e, em vez disso, recorrer às Escrituras para ouvir as mensagens de Deus para nós.

Jeremias 29:8 : Este versículo nos adverte contra colocar nossa fé nos sonhos dos outros. Às vezes, falsos profetas falam sobre sonhos que não aconteceram para influenciar o povo de Deus. Os cristãos devem ter cuidado sempre que alguém fala sobre um sonho e devem testar tudo o que é dito sobre esse sonho com as Escrituras.

O que a Bíblia fala sobre os sonhos

Quanta credibilidade os cristãos devem colocar nos sonhos?

Os cristãos devem consultar as Escrituras sempre que encontrarem um sonho vívido que pareça ter um significado ou autoridade maior do que os sonhos comuns que a maioria de nós experimenta todas as noites.

Existem textos que falam sobre os muçulmanos que viram Jesus em sonhos, esses sonhos ocorrem porque, em sua maioria, eles não têm acesso à palavra de Deus ou não leram as Escrituras por si mesmos. Os sonhos formam uma ponte temporária para eles encontrarem Deus.

Se você der uma olhada na frequência dos sonhos na Bíblia, a maioria ocorre no Antigo Testamento. Visto que a maioria dos que viviam no Antigo Testamento tinham acesso limitado à palavra de Deus, ou no caso daqueles que viveram antes da época de Moisés, Deus usou sonhos e visões como forma de comunicar Suas mensagens às pessoas.

Embora se saiba que visões e sonhos ocorreram depois do Antigo Testamento e depois do Novo Testamento, temos que ter em mente que nossa base primária para o que Deus tem a dizer aos cristãos está no cânon das Escrituras.

A Bíblia menciona os crentes tendo sonhos nos últimos dias, mas esses sonhos nunca devem usurpar a Escritura em termos de autoridade.

Deus pode colocar um sonho na vida de um cristão para alertá-lo sobre um evento futuro, mostrar um símbolo importante para a vida daquele crente ou transmitir uma determinada mensagem. Sempre que um cristão se depara com tal sonho, deve testar os espíritos abrindo a Bíblia e lendo o que ela tem a dizer sobre o assunto desse sonho.

Além disso, embora os sonhos possam nos fascinar, os cristãos não devem invejar outros cristãos que têm sonhos. Os sonhos não têm maior autoridade do que as Escrituras, e a maioria dos crentes tem as palavras de Deus na ponta dos dedos.

Por que os sonhos na Bíblia importam?

Se as pessoas estão tendo visões e sonhos hoje, isso pode cumprir o que as Escrituras dizem sobre isso acontecer com mais frequência nos Últimos Dias.

No entanto, em última análise, isso nos mostra que Deus ainda está falando com aqueles não alcançados pelas Escrituras.