Ao longo deste texto, você conhecerá melhor o banho de assento com orégano. Assim, ficará mais fácil entender seus benefícios para a saúde feminina.
A técnica do banho de assento é tão antiga que pode ser descrita como “receita da vovó”. No entanto, apesar de muitas pessoas acharem que isso é um mito, esses banhos realmente funcionam. Aliás, alguns desses banhos podem melhorar muito a saúde íntima feminina, especialmente o de orégano, tema deste texto.
De acordo com a área de ginecoterapia, banhos de assento combatem infecções, equilibram o PH da vulva e aceleram a cicatrização vaginal. Ademais, eles também tratam doenças ligadas ao baixo ventre.
Banho de assento com orégano
Fazer um banho de assento com orégano é bem simples. Aliás, essa técnica é muito usada por mulheres que cuidam bastante de sua higiene íntima.
Primeiramente, jogue um punhado de orégano em 250 ml de água fervida. Logo depois, tampe a panela e espere a água amornar.
Em seguida, coe o chá e o coloque ainda morno numa bacia limpa, numa temperatura que não gere queimaduras na pele, porém, que não esteja fria.
A partir daí, é necessário lavar as partes íntimas até o chá ficar quase frio. Após fazer isso, enxague as partes íntimas levemente e tire o excesso de água.
Cuidados após o banho de assento
Após um banho desse tipo, o ideal é dormir sem calcinha para manter a área ventilada e evitar que fungos se proliferem na vagina.
Além disso, o ideal é que a mulher use calcinha de algodão no dia a dia, assim, suas partes íntimas ficarão mais confortáveis e menos suscetíveis a infecções.
Quanto mais “sufocada” a vagina estiver, maior a chance dela ser atacada por bactérias e fungos.
A importância do tratamento médico
Para saber se um banho de assento realmente é a solução para o seu problema, é necessário fazer um acompanhamento médico.
Por mais que o banho de assento funcione, existem casos que só serão resolvidos com a orientação de um profissional.
Um banho de assento pode ser feito de vários modos diferentes, se aproveitando de ervas ou não.
Além disso, existem medicamentos que são exclusivos para esse método, o que exige orientação.
É nesse ponto que o médico se torna importante, pois ele indica o que você deve usar e ainda explica como fazer o uso.
É importante ressaltar que, banhos de assento são complementos para tratamentos e não um remédio mágico.
Por isso, eles não substituem o acompanhamento e as recomendações médicas.
Poder energético dos banhos de assento
Além da higiene íntima, banhos de assento trazem vários outros benefícios para o corpo humano. Segundo a enfermeira Michelle Ribeiro, esses banhos, especialmente quando feitos com ervas, podem melhorar a energia vital e mental.
Basicamente, como ervas possuem uma grande frequência energética, elas são um poderoso remédio natural para o trio corpo, mente e espírito.
Ainda de acordo com a enfermeira, tomar um banho de assento é um ato de autocuidado.
É um momento onde a mulher se conecta consigo mesma e pode lidar com suas próprias emoções e conflitos internos.
- Banho de Guiné: 5 melhores banhos e para que serve - novembro 21, 2024
- Significado da Cor Azul na Bíblia - novembro 20, 2024
- Banho de Cravo para o amor, proteção, amuleto, defumação - novembro 20, 2024