Como vender seus serviços locais pela internet?

Carlos Piva

Como vender serviços locais pela internet

Confira 5 dicas infalíveis para seu negócio

Se sua empresa vende serviços locais em uma determinada área geográfica, atuando em uma região específica como uma cidade ou região, este artigo é para você. 

Os empresários e comerciantes locais, geralmente, concentram-se em poucas formas de promoção dos seus serviços e produtos no mercado local. 

Algumas formas mais convenientes são: folhetos, panfletos, presença em eventos locais, rádios e, até mesmo, publicidade sonora através de “carros de som” e “paredões”.

No entanto, se deseja vender de forma online, você terá que seguir as dicas, a seguir, para tornar suas vendas possíveis no mercado local. 

Tenha um site amigável

Ser presente no mundo online é fundamental para vender mais pela internet. Ter o site da empresa é o primeiro passo a se fazer. Seu site deve ser fácil de navegar, ter uma aparência atraente, confortável (UX) e fornecer informações úteis sobre seus produtos e/ou serviços.

O próximo passo é otimizar para mecanismos de busca (SEO). Isso ajuda seu site a aparecer nos resultados de pesquisas do Google, quando as pessoas procurarem por seus serviços.

Digamos que você tenha uma empresa de desentupimento na zona oeste de São Paulo e queira atingir as pessoas dessa região. O que você tem a fazer é otimizar seu site, a fim de que este se torne visível aos resultados de buscas para esse termo. Assim, os clientes que pesquisam por esse serviço nessa região vão te encontrar e comprar seus serviços através do site.

Blog

Um blog é muito mais do que apenas transmitir conteúdo aos seus consumidores/leitores. Se o conteúdo que você colocar for de alta qualidade, vai atrair cada vez mais usuários para visitar e ler seus artigos. Se um blog oferece conteúdo de excelência, as pessoas vão gostar e querem saber mais sobre seus serviços.

Google meu negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma que você pode criar gratuitamente no Google. Ela vai ajudar sua empresa a aumentar sua presença online, se conectar com seu site e  conectar-se com clientes. 

Sua ficha no Google Meu Negócio permite que você forneça informações importantes sobre sua empresa, como: horários de funcionamento, endereço e número de telefone. 

Ao registrar sua empresa no Google Meu Negócio, sua ficha aparecerá nas pesquisas do Google (gratuitamente), o que ajuda a aumentar a visibilidade da mesma para potenciais clientes.

Os clientes, por sua vez, podem deixar comentários e avaliações na sua ficha, o que ajuda a construir confiança e credibilidade com os próximos clientes. Além disso, você vai receber feedbacks dos seus serviços e identificar melhorias. Com isso, você consegue melhorar ainda mais a qualidade do seu trabalho através da própria experiência dos seus clientes.

Utilize redes sociais

A promoção nas redes sociais provou ser extremamente útil e relevante para os resultados nos negócios, pois atinge um número maior de pessoas em paralelo com o site.

Antes de mais nada, pesquise e estude sobre seus concorrentes. Do mesmo modo, escolha as redes sociais adequadas para seu público-alvo e para seus serviços, de acordo com a concorrência. 

Por exemplo, o Instagram é uma boa opção para empresas de moda e beleza, enquanto o LinkedIn é uma escolha sólida para empresas B2B.

Crie conteúdos atraentes e que engajem, compartilhando fotos, vídeos e outros tipos de assuntos que mostrem seus serviços de uma forma envolvente. Interaja com seu público conforme o engajamento for aumentando, respondendo às perguntas, comentários, criando rapport e relacionamento com seus seguidores e futuros clientes fiéis.

Anúncios patrocinados

Os anúncios pagos são muito úteis para empresas locais, pois permitem que elas alcancem um público específico na região e ampliem a visibilidade de seus serviços, segmentando seu público por localização geográfica. Afinal, é uma ação, especialmente, útil para empresas que desejam alcançar as pessoas de seu local e regiões próximas.

Além de segmentar a localização, você pode filtrar o seu público por interesses, idade, gênero e outros critérios relevantes para seu negócio

Uma das vantagens dos anúncios é poder ajustar o orçamento dos mesmos a qualquer momento. Desse modo, você tem maior flexibilidade e controle sobre seus investimentos.

Carlos Piva