Qual a diferença entre SW e HW em TI?

Ao pesquisar por componentes para regular, direcionar ou controlar fluxos, como a válvula de alívio, é comum que muitas dúvidas surjam, fazendo com que um suporte técnico seja fundamental para uma compra assertiva. 

Mesmo que não seja um tipo de registro, a tecnologia da informação, popularmente conhecida pela sigla TI, também pode gerar vários questionamentos, especialmente quando se trata de seus termos. 

Entre eles, existem duas siglas muito populares: a SW e a HW, que se referem respectivamente ao software e ao hardware. Está interessado no assunto e quer saber mais sobre ele? Então continue acompanhando esse artigo e saiba mais informações.

Software (SW)

As câmaras de refrigeração são equipamentos indispensáveis em indústrias alimentícias, açougues, farmácias, hospitais, supermercados, dentre outros estabelecimentos, para conservar produtos em baixas temperaturas. Devido às suas funções, é necessário que o equipamento seja constantemente monitorado. 

Contudo, não dá para ter uma pessoa só para analisar o funcionamento do sistema, fazendo com que a tecnologia, mais precisamente os softwares, surjam como grandes aliados. Em suma, os SWs caracterizam-se como programas ou conjuntos de dados e/ou instruções que “informam” a um mecanismo suas funções.

Na atualidade, existem três modelos populares de softwares. São eles: 

  • Software de sistema: responsável por realizar a “comunicação” entre o equipamento e o usuário, permitindo o seu gerenciamento e garantindo que ele siga as funcionalidades estabelecidas; 
  • Software de aplicação: caracteriza-se como os programas utilizados em computadores, celulares, tablets, televisores, etc, como redes sociais e jogos; 
  • Software de programação: ferramentas utilizadas por programadores para a criação de novos sistemas.

Mas atenção: independentemente do tipo de software que será utilizado, é imprescindível que seu desenvolvimento seja realizado por profissionais especializados. Ademais, se tratar de SWs destinados para empresas e industriais, é crucial que as pessoas que irão utilizá-lo sejam devidamente treinadas. 

Hardware (HW)

Diferentemente do software, que se refere a um conjunto de códigos e linguagens, o hardware consiste em toda a parte física do computador, celular, tablet ou qualquer outro dispositivo. Caso uma mangueira de incêndio enquadra-se nessa categoria, itens como os esguichos e os engates seriam classificados como HW. 

Quando abordamos os equipamentos em destaque na tecnologia da informação, é possível citar que diferentes componentes podem ser classificados como hardwares. No geral, eles podem estar dispostos na parte interna, como o processador, a placa-mãe e a memória RAM, ou na parte externa. 

Nesse segundo caso, toda a estrutura visível e, em muitos casos, tangíveis durante a utilização, como o monitor, o mouse, o teclado, o fone de ouvido, os controles remotos, os pendrives, entre outros, podem entrar na classificação. 

Qual a diferença geral entre SW e HW? 

Após entender o que significa cada sigla e como elas são definidas pelos profissionais de tecnologia da informação (TI), fica fácil concluir que os softwares (SW) estão relacionados com a parte de programação. Enquanto os hardwares estão ligados à parte física do dispositivo. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a diferença entre SW e HW na tecnologia da informação? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts