Quais os tipos de tecnologia?

A tecnologia está cada vez mais presente dentro do nosso cotidiano, seja na nossa vida pessoal através dos smartphones, tablets e computadores ou profissional nos diferentes softwares e sistemas, estamos rodeados de tecnologia, e cada detalhe importa muito, desde os fios e cabos elétricos que ligam o seu videogame e sua televisão smart, até o totem interativo disponível na praça de alimentação dos shoppings que você frequenta. 

São centenas de tecnologias diferentes, com funções diferentes, mas com a mesma finalidade: facilitar o nosso cotidiano e nos ajudar a alcançar os nossos objetivos, seja ele pedir uma comida, ter um bom momento de entretenimento ou finalizar uma tarefa no trabalho. 

E com tantas opções diferentes, é claro que, as tecnologias também seriam diferentes, certo? Afinal, por mais que o objetivo seja o mesmo, elas são aplicadas de formas distintas, cada uma realizando uma atividade diferente, sendo divididas em tipos. 

No texto de hoje, separamos quais são esses tipos de tecnologia para você conhecer melhor, bora conferir um pouco mais sobre? Então acompanhe nosso artigo e tenha uma ótima leitura!

Tecnologia flexível e fixa

A primeira definição dos tipos de tecnologia diz respeito a ela ser flexível ou fixa, uma tecnologia flexível corresponde a um tipo de tecnologia que pode ser reaproveitada e aplicada em diferentes frentes, como por exemplo uma CPU, que hoje, podem ser encontradas em tablets e smartphones, uma câmera, roda ou até tela multimídia. 

Ou seja, são aquelas tecnologias que vemos em praticamente todos os cantos e dificilmente ficarão obsoletas. Já a tecnologia fixa como o próprio nome já indica, não possui uma versatilidade, sendo criada especificamente para atender uma determinada demanda, como por exemplo um piano, que se limita ao uso dentro da área musical, também podemos destacar um martelo, um lápis ou uma foice. 

Sendo assim, uma tecnologia expansiva, versátil e multidisciplinar é conhecida como flexível, enquanto algo mais preso a sua função, é uma tecnologia fixa.

Tecnologia leve e dura

Outros tipos de tecnologia são as chamadas leves e duras, por mais que seu nome seja estranho não se assuste, aqui não estamos falando do tipo de material que elas representam, como os discos de corte que podem atuar tanto em algo mais pesado quanto mais leve. 

Aqui nos referimos a subjetividade e existencialismo das tecnologias, a tecnologia considerada leve, é aquela intangível, relacionada à gestão e métodos executados, como um software ou uma planilha. 

Já a tecnologia dura se refere àquilo que pode auxiliar na produção de um produto tangível, como uma televisão, um carro ou um PC, ou seja, tudo aquilo que pode ser materializado. 

Tecnologia limpa e de materiais

A tecnologia limpa diz respeito a práticas sustentáveis, sendo assim, são aquelas tecnologias que procuram não agredir o meio-ambiente e tem como principal objetivo,a  evolução sustentável, podemos citar os carros elétricos, painéis solares e os moinhos de ventos como principais exemplos. 

Já a tecnologia de materiais, diz respeito ao uso de diferentes materiais para alcançar um objetivo, independente do impacto ambiental que ele causará, entre os exemplos comuns, podemos citar as empresas industriais petroquímicas e farmacêuticas. 

Tecnologia de operação e de produto

Por fim, temos a divisão de mais dois tipos de tecnologia, a de operação ou operacional, e a de produtos. A primeira, diz respeito ao aperfeiçoamento e a busca constante pela evolução dos processos dentro de uma empresa, indústria ou corporação, utilizando sistemas como o SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) e o DCS (Sistema de Controle Distribuído). 

Já a tecnologia de produtos, se refere a concentração na criação e no desenvolvimento de produtos e serviços de maneira geral, independente da escala, sempre com base na inovação, como por exemplo, um novo Sedan com assistência de estacionamento ou em uma escola no qual a aprendizagem é feita no famoso “aprenda fazendo na prática”.

Ambos são exemplos que trazem a inovação e buscam desenvolver um produto no caso do Sedan, ou um serviço, no caso da escola, de maneira mais eficiente. 

Vale lembrar que, todos esses tipos de tecnologia podem combinar entre si, montando um verdadeiro quadro de distribuição entre suas características, uma mesma tecnologia, pode ser limpa, operacional e flexível, por exemplo. 

Tudo depende do seu conceito e execução, porém, esses são os principais tipos que dividem em categorias e conseguem apresentar melhor, o que é cada tecnologia. 

O que achou do texto de hoje? Quais desses tipos de tecnologia você costuma utilizar mais? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts