Livre SP

Tecnologia, Ciência, Internet, Filosofia, Siglas, Sonhos

O machine learning é um sistema de aprendizado de máquina que foi desenvolvido pela ciência computacional e inserido no setor industrial. Ele tem a capacidade de identificar padrões de movimentos e nas últimas décadas, vem se desenvolvendo e otimizando recursos e estratégias de mercado.

Machine learning é a junção da inteligência artificial com base de dados otimizadas, visando propiciar melhores resultados numa automação de máquinas. Esse sistema pode ser implementado via softwares, ou utilizado como ferramenta de marketing. Entre os exemplos mais comuns do uso de machine learning dentro do nosso cotidiano estão:

  • Uma indicação de filme no streaming;
  • Uma publicidade aleatória de algo pesquisado na internet;
  • Sugestão de livro similar ao que você comprou;
  • Recomendações personalizadas em geral.

Em suma, o machine learning é um excelente instrumento que serve para melhorar os níveis produtivos de uma empresa e qualificar as ações de marketing digital. Mas se você tem uma empresa que vende válvula de segurança, por exemplo, talvez esteja se perguntando. Como fazer uso do machine learning nas suas campanhas de marketing pela internet? 

Foi pensando nisso que resolvemos publicar esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

Machine learning e a publicidade digital

O marketing digital vem se desenvolvendo conforme os equipamentos, maquinários e tecnologias vão ficando mais modernas e otimizadas. O aprendizado de máquina que o machine learning nos proporciona, pode transformar um campo de incertezas em uma computação mais definida, incisiva e assertiva.  

O machine learning tem capacidade de aprender o comportamento do consumidor sobre determinado produto, ajudando na leitura estratégica para ações de marketing e também fazendo publicidade de forma inteligente. 

Em outras palavras, para uma empresa vende esteira industrial, por exemplo, isso quer dizer que o machine learning pode proporcionar conteúdos inteligentes, para que o setor de marketing digital utilize como estratégia para alcançar o público-alvo e transformar um eventual interesse na conversão de vendas.

Otimização de anúncios com machine learning

Outra forma de aplicar o machine learning no marketing digital é através do sistema ADS (publicidades). O Google, Facebook, Instagram e Youtube costumam trabalhar com um sistema inteligente ADS, para fornecer melhores resultados aos clientes que pagam pela publicidade de impressão em suas respectivas plataformas

Uma empresa que vende filtro de prensa, por exemplo, e que pretende anunciar em uma plataforma digital, contará com o auxílio de um sistema inteligente que executa a publicidade digital para perfis que conversam com a persona da empresa, ou que, por ventura, manifestaram algum tipo de interesse no produto, através de uma pesquisa nos mecanismos de busca da web.

Com a ajuda da coleta de dados proporcionada pelo sistema machine learning, ajudará a empresa a criar uma publicidade mais assertiva e trazer melhores resultados em geral, tanto no que diz respeito à venda de produtos, como na projeção e na valorização de marca.

Chatbot e o marketing inteligente de relacionamento

Os chatbots são os sistemas de atendimento virtual munidos por banco de dados e otimizados sistema de aprendizado do machine learning. Eles podem ajudar no processo de marketing de relacionamento com o cliente, através de mecanismos digitais.

Podendo trabalhar em forma de atendimento ao cliente, ou como um acompanhando dentro do site, onde faz uso de gatilhos mentais ou estratégias semelhantes, para converter a venda ao cliente.

Esperamos que nosso artigo tenha sanado as principais dúvidas do machine learning e como ele pode ser usado no marketing digital. Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais

+ posts