6 dicas para estabelecer sua StartUp e garantir seu sucesso

Você já deve ter ouvido falar de startups. Essas empresas utilizam base tecnológica, com um modelo de negócio que se repete e é sustentável. Elas podem atuar em diferentes áreas e mercados, caracterizadas por riscos e incerteza, mas de muito sucesso se planejadas corretamente.

São inovadoras, modernas e sempre com novidades. O Brasil já possui mais de 13 mil startups, principalmente em grandes centros comerciais como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Como falamos acima, podem abranger diversos mercados, como educação, saúde, finanças, transporte, agronegócio, telecomunicações, e-commerce, indústria, serviços como bobina de papel e muitos outros.

As startups mudaram a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo. No entanto, criar uma startup não é uma tarefa fácil. Por isso, antes de se aventurar nesse mercado, é hora de buscar conhecimento, estudar e se preparar corretamente.

Veja 6 dicas para ter uma startup de sucesso

 

1. Ideia inovadora

O empreendedor deve estar antenado para buscar oportunidades em problemas reais e identificar soluções para resolver uma dor da sociedade. O primeiro passo é fazer um trabalho de pesquisa, de entendimento do mercado e da identificação de seu público que pode consumir seus produtos como alarme de incêndio.

Verifique a possibilidade de desenvolvimento e a escalabilidade da empresa. Também detalhe se o seu modelo de negócio é replicável e se corre o risco de ser atacado por outras propostas de negócios.

2. Desenvolvimento de sua ideia

Agora que você tem uma ideia inovadora, o segundo passo é estruturar e planejar seu modelo de negócio. Há diversas ferramentas de planejamento estratégico que permitem descobrir se suas ideias são viáveis ou não. É a partir delas que você vai identificar de que forma irá gerar e entregar valor ao seu cliente.

3. Criação de um protótipo

Será que o público acha que sua ideia faz sentido? Um protótipo é muito útil por ser uma representação simplificada de um produto ou serviço, com condições mínimas para que seja testado com potenciais clientes.

É muito comum que empreendedores desenvolvam produtos ou serviços compatíveis com os seus desejos, mas que não refletem as reais necessidades do consumidor. Por isso, é essencial validar a ideia com o seu público-alvo. Se perceber que algo não está indo bem, você terá tempo de aperfeiçoar ou implantar melhorias, antes de lançar a sua startup no mercado.

4. Hipóteses no mercado

Assim que você descobrir qual é seu público potencial para fazer manutenção de elevadores, suas necessidades, é fundamental entender a capacidade de crescimento do negócio. Faça uma boa pesquisa de mercado e obtenha feedbacks dos consumidores, validando sua ideia inicial ou fazendo as alterações necessárias.

5. Busca de novas parcerias

É preciso ter uma boa rede de contatos para alavancar uma startup de sucesso. Há muitos eventos, espaços de coworking, incubadoras e aceleradoras para trocar conhecimentos e experiências com outras pessoas do ecossistema. É a partir daí que você vai criar uma rede poderosa de networking.

6. Captação de recursos

Encontre um sócio investidor ou alguém que aposte na sua tecnologia. Uma alternativa é participar de programas de aceleração ou pré-aceleração que colocam os empreendedores em contato direto com investidores em potencial.

Com bom estudo e boas estratégias é possível abrir uma startup de sucesso e conquistar cada vez mais esse mercado em crescimento. Estude todas as possibilidades e faça excelentes negócios!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.