3 estímulos cerebrais para praticar ao acordar 

Acordar é mesmo um momento sagrado. Depois de um período de descanso, é nesse período pós-sono que o nosso corpo está preparado para gastar energia e combater os desafios da rotina. Mas alguns estímulos cerebrais podem ser importantes ao acordar. É o que vamos te explicar nas dicas a seguir.

  • Ver o sol 

Imagine que você trabalha com rótulos adesivos. É preciso usar a criatividade com frequência, né? Ver o sol pode ajudar. O mais conhecido benefício da exposição solar tem a ver com a produção de vitamina D. É justamente através da exposição ao sol, mais precisamente dos raios ultravioletas B, que conseguimos sintetizar uma maior quantidade desse hormônio esteroide lipossolúvel.

E a vitamina D não é o único benefício do sol. A exposição solar está diretamente ligada a melhora do nosso humor, contribuindo também para a saúde mental. Ao longo do dia, a luz do sol aumenta a produção de serotonina, hormônio conhecido por melhorar nosso humor e nos ajudar a manter a concentração, por exemplo, entre inúmeros outros benefícios.

  • Meditar

Se você trabalha com produção industrial como bomba de vácuo, por exemplo, a concentração é super importante. Por isso vale a pena meditar. A meditação apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como reduzir a ansiedade e o estresse, melhorar a pressão arterial e aumentar a concentração. Por isso, tem sido cada vez mais praticada, já que a maior parte dos exercícios podem ser realizados em qualquer lugar e em qualquer momento, sem necessidade de investir em aparelhos.

Alguns exemplos de técnicas de meditação mais comuns são o ioga, tai chi, meditação transcendental e o mindfulness, que podem ser praticados sozinho, ou com a ajuda de um profissional.

É importante que a realização da meditação seja orientada, sempre que possível, por um profissional da área, pois fazer uma meditação ruim pode causar o efeito contrário e acabar causando sentimento de frustração, ansiedade e estresse. Atualmente existem aplicativos, vídeos na internet, aulas ou cursos que ensinam a pessoa a realizar meditação da melhor forma possível.

  • Caminhar 

É como se o corpo humano se tornasse um toldo articulado, onde todos os movimentos ficam interligados. Por isso caminhar é importante. Vários estudos mostram que essa forma simples de movimento tem uma grande variedade de benefícios, incluindo melhor saúde física e mental, maior atenção e habilidades de comunicação aprimoradas.

Um regime de caminhada pode ajudá-lo a perder peso; abaixar sua pressão arterial e colesterol; e reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer; entre outros benefícios.

Numerosos estudos mostram que caminhar é um impulsionador do cérebro. Um estudo publicado na edição de 2010 da revista Neurology encontrou uma ligação entre caminhar e uma maior quantidade de massa cinzenta no cérebro. Por exemplo, uma pesquisa da University of Virginia em Charlottesville indicou que andar diminui o risco de demência e doença de Alzheimer em homens idosos.

Continue estimulando o cérebro 

Estimular o cérebro ao longo dos anos é muito importante, uma vez que ele melhora com a prática, e exercitá-lo nos traz mais habilidades. Assim como praticar exercícios físicos, exercitar o cérebro também é importante. Quando desenvolvemos o órgão, diversas áreas são ativadas e é preciso exercitá-las sempre.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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