Oração a Oxalá: Proteção, Paz e Prosperidade

Carlos Piva

Oração a Oxalá

Oxalá é o orixá que representa a criação do mundo e dos seres humanos na religião afro-brasileira. Ele é o pai de todos os outros orixás e o senhor da paz, da sabedoria e da justiça. Neste artigo, você vai aprender como fazer uma oração a Oxalá para se conectar com ele e pedir sua proteção, bênção e orientação.

O que é Oxalá e qual é a sua importância?

Oxalá é um dos nomes dados ao orixá Obatalá, que significa “rei do pano branco” em iorubá, uma língua falada na África Ocidental. Ele é considerado o criador do mundo e dos seres humanos, segundo a mitologia dos povos iorubás, que foram trazidos para o Brasil como escravos durante o período colonial.

Oxalá é o orixá mais importante da religião afro-brasileira, que engloba o candomblé, a umbanda e outras manifestações culturais e espirituais. Ele é o pai de todos os outros orixás, que são as divindades que representam as forças da natureza e os aspectos da vida humana.

Oxalá é o senhor da paz, da sabedoria e da justiça. Ele é associado à cor branca, ao dia sexta-feira, ao número 8 e ao metal prata. Seus símbolos são o opaxorô, um cetro de madeira com uma pomba esculpida na ponta, e o pilão, um instrumento usado para amassar alimentos.

Oxalá tem dois aspectos

Oxalufã e Oxaguiã. Oxalufã é o mais velho, o avô, o sábio, o pacificador. Ele veste um manto branco e usa um rosário de contas brancas no pescoço. Ele anda devagar e com dificuldade, apoiado no seu opaxorô. Oxaguiã é o mais novo, o filho, o guerreiro, o inovador. Ele veste uma roupa branca com detalhes azuis e usa um colar de contas azuis no pescoço. Ele anda rápido e com energia, carregando o seu pilão.

Como fazer uma oração a Oxalá?

Para fazer uma oração a Oxalá, você precisa estar em um ambiente tranquilo e limpo, vestir roupas claras ou brancas e acender uma vela branca. Use um copo ou uma taça com água para representar a pureza e a vida. Também pode oferecer flores brancas, frutas ou doces como mel ou rapadura para agradar ao orixá.

Você pode rezar em qualquer horário do dia ou da noite, mas é recomendável que seja na sexta-feira, que é o dia consagrado a Oxalá. Você pode rezar em voz alta ou em silêncio, usando as suas próprias palavras ou seguindo alguma prece já existente.

Uma das orações mais conhecidas é a seguinte:

“Salve Oxalá, pai da criação! Salve Oxalufã, avô bondoso e misericordioso! Salve Oxaguiã, filho valente e generoso! Eu vos saúdo com respeito e devoção, e vos peço a vossa bênção. Protegei-me de todo o mal, afastai de mim as energias negativas, iluminai o meu caminho com a vossa luz. Dai-me paz, sabedoria e justiça, para que eu possa viver em harmonia comigo mesmo e com os outros. Abri os meus caminhos para o sucesso, a prosperidade e a felicidade, e ajudai-me a superar os obstáculos e as dificuldades. Oxalá, pai da criação, atendei ao meu pedido (fazer o pedido). Eu vos agradeço por tudo o que já fizestes por mim e por tudo o que ainda fareis. Que assim seja e assim se faça! Epà Babá!”

Quais são os benefícios de fazer uma oração a Oxalá?

Fazer uma oração a Oxalá é uma forma de se conectar com o orixá que representa a origem de tudo e de todos. Ao rezar para Oxalá, você está reconhecendo a sua divindade interior, a sua essência divina, a sua centelha de vida.

Fazer uma oração a Oxalá também é uma forma de pedir a sua proteção, bênção e orientação. Oxalá é o orixá que pode te livrar dos perigos, dos inimigos, das doenças, das maldições e de tudo o que te faz mal. Ele também pode te abençoar com saúde, paz, amor, prosperidade e felicidade. Ele ainda pode te orientar nas suas decisões, nos seus projetos, nos seus sonhos e nos seus desafios.

Fazer uma oração a Oxalá é uma forma de demonstrar a sua fé, a sua gratidão e o seu amor. Oxalá é o orixá que te ama incondicionalmente, que te aceita como você é, que te perdoa pelos seus erros e que te apoia nas suas conquistas. Ele é o pai que te acolhe, te conforta, te ensina e te inspira.

Perguntas frequentes sobre a oração a Oxalá

Confira algumas de muitas perguntas sobre a oração de Oxalá feitas pelos seus devotos:

Posso fazer uma oração a Oxalá sem ser da religião afro-brasileira?

Sim, você pode fazer uma oração a Oxalá sem ser da religião afro-brasileira. Oxalá é um orixá universal, que está presente em todas as culturas e religiões. Ele é o mesmo que Deus, Alá, Brahma, Buda ou qualquer outro nome que você queira dar à fonte suprema da vida. O importante é ter fé, respeito e sinceridade ao se comunicar com ele.

Como saber se Oxalá me ouviu e me atendeu?

Você pode saber se Oxalá te ouviu e te atendeu pelos sinais que ele te envia. Esses sinais podem ser sonhos, intuições, coincidências, sincronicidades ou manifestações concretas do seu pedido. Você também pode sentir uma sensação de paz, confiança, alívio ou alegria após fazer a sua oração. O importante é estar atento, receptivo e grato aos sinais de Oxalá.

Como posso me aproximar mais de Oxalá?

Você pode se aproximar mais de Oxalá cultivando as suas qualidades e virtudes. Oxalá é um orixá que valoriza a paz, a sabedoria e a justiça. Pode se inspirar nele para ser mais pacífico, sábio e justo nas suas atitudes, palavras e pensamentos. Você também pode se aproximar mais de Oxalá praticando a caridade, o perdão, a compaixão e o amor ao próximo. Ainda pode se aproximar mais de Oxalá estudando mais sobre ele, sobre os seus mitos, os seus símbolos, os seus rituais e as suas manifestações.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma oração a Oxalá, o orixá mais importante da religião afro-brasileira. Você também aprendeu quais são os benefícios de se comunicar com ele e como se aproximar mais dele.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e que você possa experimentar os poderes e as graças de Oxalá na sua vida. Lembre-se de que Oxalá é o pai da criação e que ele está sempre ao seu lado para te proteger, te abençoar e te orientar.