Como fazer prospecções do jeito certo

Prospectar novos clientes é uma das etapas mais importantes dentro de qualquer funil de vendas, para quem não conhece, a prospecção consiste em encontrar os leads com maior potencial e convencê-los a se tornarem seus consumidores. 

 

Porém, muitas pessoas acham que essa etapa é baseada simplesmente em pegar o telefone ou enviar e-mail para uma lista aleatória de pessoas, esperando que elas se tornem clientes e comprem seu sapato de segurança sem nenhuma estratégia prévia, mas na verdade, isso está completamente equivocado. 

 

A prospecção feita de forma eficiente, pode ser extremamente benéfica para qualquer empresa, essa é a maneira de chegar nos leads mais quentes e no público mais preparado para dizer sim e realizar uma conversão dentro do seu negócio. 

 

Mas como citamos acima, ela tem que ser bem planejada. Pensando nisso, no texto de hoje iremos mostrar para você, como fazer prospecções do jeito certo, convertendo mais clientes e atraindo mais consumidores para a sua empresa, bora conferir? Vamos lá!

 

Pesquise sobre a pessoa antes de realizar o contato

 

Se você deseja prospectar o maior número possível de novos clientes, o primeiro passo é conhecê-los e saber a forma como você pode abordá-los e qual a metodologia que será utilizada. 

 

É preciso pesquisar sobre cada usuário, antes de realizar qualquer tipo de contato, cada pessoa tem sua própria particularidade, dessa forma, quanto mais dados coletados você tiver, mais eficiente será sua prospecção.

 

Procure entender o melhor canal para se comunicar com cada pessoa, qual a forma de abordá-lo, quais informações pessoais poderão ser usadas durante a prospecção, como seu display de acrílico pode ser útil para aquele usuário em específico? Tudo deve ser planejado, pensado e muito bem executado de maneira prévia. 

 

Ofereça o produto/serviço somente a quem precisa

 

Após analisar detalhadamente cada um de seus potenciais clientes e conhecê-los melhor, fica muito mais claro quem precisa ou não de seu produto ou serviço, o que pode fazer com que você saiba em quem chegar.

 

Afinal, existe algo mais frustrante para ambos os lados, do que uma abordagem de compra que não é bem sucedida? Tanto para a empresa que oferece que acaba perdendo tempo e recursos, quanto para o usuário que recebe um produto que não possui interesse.

 

Trabalhe bem sua lista de leads, e ofereça seus produtos e serviços apenas para potenciais clientes, realmente interessados de acordo com o seu perfil. 

 

Construa uma relação e ofereça valor

 

A prospecção não é uma jornada simples, e como falamos no começo do texto, se você oferecer um produto para um lead “cru” a probabilidade de rejeição é extremamente alta, dessa forma, procure construir uma relação e ofereça valor em sua proposta. 

 

Nutra aquele lead, sinta o que ele acha sobre sua empresa, e após solidificar uma relação, faça a abordagem, com calma e paciência. 

 

Não se esqueça de sempre oferecer valor, quando for vender seus racks para servidor, mostre seus diferenciais, o que aquilo irá agregar, a prospecção é mais do que apenas captar, e sim fidelizar os potenciais consumidores. 

 

Seja consistente e persistente

 

Muitos vendedores acabam tendo um grave defeito na sua prospecção de clientes: a falta de coerência. A grande maioria se esforça durante um determinado período, assim que consegue uma base grande de prospecção, o vendedor para e só volta após um tempo. 

 

Isso faz com que sua base fique limitada e a sua prospecção seja fragmentada. É preciso manter uma consistência e persistência, procure atrair novos clientes com uma certa frequência, sem pausas constantes. 

Mantenha sempre sua prospecção ativa, isso vai te dar maior margem para eventuais contratempos, além de auxiliar em uma lista muito mais eficiente, a prospecção é um processo contínuo e não casual. 

 

Estabeleça uma meta a ser batida

 

É sempre importante colocar a prospecção como uma tarefa diária na vida de qualquer vendedor, dessa maneira, ela sempre deve estar como uma meta a ser batida, assim como tantas outras. 

 

Estabeleça um número diário que você deseja cumprir com sua prospecção de consumidores, seja realista e procure algo que realmente possa ser cumprido. 

 

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para realizar a prospecção de clientes do jeito certo? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

 

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