5 dicas de empreendedorismo

Empreender no Brasil se tornou uma solução encontrada por grande parte das pessoas em um período de incerteza econômica, foram cerca de 19,8% a mais de novos empreendimentos no ano de 2021 comparado a 2020, e se compararmos a 2018, esse número é ainda mais, com cerca de 53,9%. 

Ser dono do seu próprio negócio é um dos maiores sonhos para qualquer brasileiro, ficando atrás apenas de ter uma casa ou carro próprio. Mas, se engana quem pensa que apenas com muito dinheiro se faz um novo negócio, os micro e pequenos empreendimentos tem se tornado cada vez mais populares no Brasil.

99% de todas as empresas do país se enquadram nessa categoria, foram 3,9 milhões de empreendimentos pequenos ou micro criados só em 2021, empregando cerca de 62% dos profissionais CLTs e sendo responsável diretamente por 27% do PIB nacional. 

Porém, mesmo com um alto número de novos empreendedores, cerca de 6 a cada dez empresas fecham antes de completarem 5 anos de vida, dessa forma, empreender vai muito além de apenas abrir um negócio. 

Assim como uma bomba hidráulica, empreender precisa de certas manutenções, cuidados e muito planejamento antes de dar o ponto pé inicial e gerenciar seu próprio negócio, no texto de hoje, separamos 5 dicas de empreendedorismo que irão te ajudar durante sua jornada, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Tenha metas claras e muito bem definidas

A primeira grande dica para qualquer empreendedor é ter metas claras e muito bem definidas, se você não sabe onde quer chegar, dificilmente conseguirá chegar a lugar algum, é preciso saber e ter convicção de quais são seus objetivos e até onde sua empresa vai. 

Qualquer ação em nossa vida, precisamos saber até onde queremos chegar, mas é claro, sempre dentro de nossas possibilidades. 

  1. Monte um planejamento financeiro bem estruturado

Nessa parte, monte um planejamento totalmente pés no chão, saiba suas limitações e defina metas e objetivos totalmente plausíveis, que sejam claros e muito bem alinhados, trace objetivos de curto, médio e longo prazo e sempre vá pensando no futuro do seu negócio de forma consciente e realista. 

Monte um plano para todas as etapas da sua empresa, comece pelo setor financeiro, separando um capital inicial para a abertura do seu empreendimento e para que ele se mantenha por pelo menos três meses, depois pense em cada detalhe, os processos que serão feitos, as necessidades como a realização do tratamento de efluentes em um esgoto próximo, por exemplo, o número de colaboradores, produtos e serviços lançados e etc. 

Essa parte é considerada uma das mais importantes do seu negócio, portanto, dedique um tempo para detalhar cada gasto e investimento que deve ser feito, e planejar os outros pontos que englobam sua empresa, lembre-se, a falta de planejamento é responsável pela falência de grande parte das empresas abertas no Brasil. 

  1. Encontre o seu propósito e saiba o diferencial da sua empresa

Todo empreendimento precisa de um propósito e um motivo para existir, então é importante que você descubra qual o diferencial do seu negócio e quais os motivos que você possui para que ele alcance o sucesso. 

Identifique seus produtos e serviços de qualidade, foque nos seus pontos fortes e corrija os fracos, estude bem o mercado, o seu público-alvo e sua concorrência, entenda o seu objetivo e como a sua empresa pode agregar dentro do segmento que você escolheu. 

  1. Inove e esteja aberto ao aperfeiçoamento constante

Nenhum empreendimento consegue sobreviver muito tempo se não se atualizar de maneira constante, e a inovação é parte crucial dessa jornada. Procure sempre estar inovando e buscando soluções criativas e diferentes para o seu negócio. 

Nunca se acomode e procure se aperfeiçoar de maneira constante, lance novos produtos, serviços, ache outras saídas diferentes para a locação do grupo gerador de energia, tente ir na contramão e ser diferente dos demais, quanto mais você inovar e buscar se aperfeiçoar, mais efetivo seu novo negócio será dentro do mercado. 

  1. Não deixe suas ideias só no papel

Planejar é crucial, mas um bom empreendimento não vai funcionar apenas com ideias escritas em um pedaço de papel, é preciso que você coloque a mão na massa e faça acontecer, fugindo das “promessas” e tornando tudo realidade. 

Procure colocar em prática, tudo aquilo que você planejou, seja proativo, e busque de forma constante, idealizar todos os seus pensamentos e planos para alcançar os melhores resultados possíveis. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

+ posts