Arte e tecnologia no Fab Lab Livre SP

Imagem principal: 
Gravura impressa por matriz produzida com auxílio da CNC

Observar o entorno, buscar uma composição, fotografar com o celular ou desenhar à mão livre…

 

É assim que começa uma aula de Gravura CNC no Fab Lab Livre SP da Chácara do Jockey, curso que tem feito muito sucesso nos últimos meses.

Na sequência de 4 aulas, a partir da observação da natureza e investigação de texturas, formas e padrões chega-se à impressão e tiragem, com matrizes usinadas na CNC, da produção dos padrões artísticos e estética autorais projetados por seus participantes.

 

 

Vamos à estrutura do curso:

O curso de Gravura apresenta um panorama sobre técnicas de reprodução de imagem que permeiam o universo da gravura, como: a Xilogravura, a Gravura em Metal, a Fotografia e o Estêncil. A partir deste panorama, todo o percurso da produção individual é colocado em prática através da experimentação.

A partir da criatividade de cada aluno e das observações iniciais, com uso de tecnologias digitais, produzem-se as artes (desenhos, estampas…) que serão reproduzidas através das técnicas de gravura. A experimentação acontece também na estamparia em blocos, na confecção de carimbos, de estêncil e de matrizes em madeira.

                 

A última etapa é a de impressão e tiragem em série a partir da matriz usinada na CNC.                        

A ordem ou metodologia pode variar de acordo com os participantes e esse processo criativo pode ser retomado com novos temas e focos de interesse destes, que já terão domínio das técnicas envolvidas.

 

Venha fazer o curso de janeiro!



Inscreva-se aqui:

fablablivresp.art.br/calendario/mes/2017-01