GIMP (Edição de imagem/GIF)

Imagem principal: 
Venha criar a sua ;)

      Dentre os vários softwares para edição de imagem existentes escolhes o GIMP para utilizar aqui na Casa da Memória, não só por suas várias qualidades e ferramentas, mas porque além delas este programa atende uns requisitos muito importantes na nossa Rede: é LIVRE, gratuito e multiplataforma!

 

      GIMP (lê-se guimp) é o Programa de Manipulação de Imagens GNU (“Gnu Image Manipulation Program” no inglês) para modificar ou criar imagens em duas dimensões, retocar fotos, usar uma série de efeitos (incluindo o de ilusão 3D, e criar animações). Seu desenvolvimento começou lá pelo ano de 1995, atualmente estamos na versão 2.8.18, e como muitos programas livres e gratuitos o GIMP também precisa de colaboração volutária. Volunteers are welcome!

 

 

Porque é importante ser LIVRE, gratuito e multiplataforma?

 

      Quando um programa é criado para ser livre o código do programa é disponibilizado para que outras pessoas possam pega-lo e modifica-lo criando assim novas ferramentas e uma comunidade ao redor de um bem comum, seja com a progração, tradução ou mesmo com a divulgação dele.

 

      Existem custos para criar um programa? Sim, existem. Não só com equipamentos mas também pelo trabalho dos criadores que é levado muito a sério. Por esses e outros motivos programa que são distribuídos gratuitamente precisam da sua doação.

 

      Para nós que trabalhamos para oferecer um serviço público de qualidade é importante ter ao nosso lado pessoas com filosofias semelhantes, e para quem frequenta o laboratório é importante saber que podem levar seus estudos além da oficina e instalar os programas em casa (sem medo de uma versão suspeita que vai conter virus e instalar programas a mais), até porque não precisam inicialmente de um programa caro e profissional com milhões de ferramentas que talvez eles nunca usem. E o lado multiplataforma do GIMP abraça GNU/Linux, OS X e Microsoft Windows.

 

 

Mas o que é esse tal de GIF e porque não usar o Inkscape?

 

      O Inkscape é utilizado em todos os nossos equipamentos CNC (Comando Numérico Computadorizado) pois trabalha imagens usando vetores (que são baseadas em expressões matemáticas), e no GIMP usamos imagens em bitmap (mapa de bits), como fotos, com dezenas de pontos de informação de cor que os olhos humanos entendem, e não pontos, linhas e curvas que o computador pode “ler”. Na oficina criamos, por exemplo uma capa para a “linha do tempo” do Facebook, que é uma rede social que quase todas as pessoas usam, retoque de fotos e a criação de um GIF (lê-se guif), que é uma sequência curta de imagens que podemos usar para fazer uma pequena animação em 2D.

 

Aplicações

 

Infelizmente não adiante muito criar um ótimo produto se não fizer uma boa apresentação dele, certo? É claro que acredito que o GIMP pode ser usado pra qualquer oficina do nosso portfólio porém tem algumas em especial que podem se beneficiar um pouco mais: Empreendedorismo, por tratar do uso das mídias sócias, Programação HTML, já que 99% das as páginas web usam imagens em suas composições, Scracth, para criação de cenários e personagens, entrem outras que vou deixar pra sua imaginação...

 

 

GIMP na Casa da Memória: a Oficina de Curta Duração “Gimp (Edição de Imagens/GIF) está presente no nosso calendário, pelo menos uma vez ao mês, desde Junho deste ano, e tem sido muito divertido ver a empolgação das pessoas ao experimentar uma ferramenta um pouco mais avançada mas que as deixa a vontade para criar para elas mesmas coisas que podem usar no cotidiano.

 

 

 

Esperamos sua visita :)

 

FabLab LIVRE SP Casa da Memória:

rua antónio carlos de oliveria cesar, 97, Centro de Itaquera – São Paulo/SP

próximo ao Terminal de Ônibus (E.T. Itaquera)