Vantagens de integrar as estratégias de marketing digital à tecnologia

As estratégias de marketing digital servem para fazer prospecção de clientes, já a tecnologia é um conjunto de ferramentas que são otimizados com inteligência artificial, que determinam a materialidade avançada, que quando instrumentalizado com ações de marketing digital, podem trazer uma série de vantagens.

Uma empresa que é injetora de plástico, por exemplo, pode encontrar uma série de benefícios ao atrelar as estratégias de marketing à tecnologia, como por exemplo:

  • Otimizar resultados de publicidade;
  • Fazer o levantamento de indicadores;
  • Acompanhar a efetividade de uma ação de marketing;
  • Estudar o público-alvo e a persona;
  • Entre outros.

Dentro desse cenário, se faz notório a necessidade da integração entre as estratégias de marketing com a tecnologia. Resolvemos publicar esse artigo para falar das vantagens dessa integração e o que sua empresa pode alcançar com isso.

Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.   

Acompanhamento de resultados

Antigamente, ao fazer ações de marketing, uma empresa não tinha necessariamente a noção de qual retorno aquela ação estava proporcionando a empresa.

Além disso, o profissional de marketing não tinha como provar, evidentemente, o valor do seu trabalho, pois não existia nenhuma ferramenta tecnológica pelo qual ele poderia ilustrar, mesmo que em gráficos, que os resultados estavam surgindo devido a ação de marketing.

Isso por muito tempo perpetuou-se como um tabu do marketing e fez com que muitas empresas acreditassem que as ações não eram tão importantes assim.

Com a chegada do marketing digital, e de mecanismos com tecnologia, além do apoio do setor de TI, consegue-se agora determinar qual é o real alcance que a ação de marketing está proporcionando para o cliente (empresa).

Esse acompanhamento se dá através da mensuração de resultados, engajamento nas redes sociais, aumento de tráfego orgânico no website, número de compartilhamento, entre outros.

Em suma, trata-se dos números que mostram de forma direta ou indireta, as atividades de eventuais clientes com a marca ou produto ofertado.

Otimização do relacionamento com cliente

O marketing digital junto com a tecnologia, também otimizou o tão famoso marketing de relacionamento das empresas com os clientes.

Hoje em dia, uma empresa que faz usinagem de precisão, por exemplo, proporciona aos seus consumidores, inúmeras formas de contato, como por exemplo: e-mail, site, chat, aplicativos, whatsapp, telegram e muitos outros.

As formas de relacionamento digital ativo também foram otimizadas com o suporte da tecnologia, proporcionando mecanismos como e-mail marketing, SMS marketing e marketing de localização, para respaldar o atendimento e também a prospecção de novos clientes.

Diminuição de custos

Quanto mais se otimizam os recursos de marketing digital e tecnologia, mais vai diminuindo os custos operacionais da empresa.

Antigamente quando os contatos via telefone eram maiores e constantes, as empresas tinham que administrar redes de call center improvisados dentro do seu ambiente de produção, para que pudessem manter-se ativo no mercado de vendas.

Hoje em dia, as formas de comunicação estão mais rápidas e otimizadas, surtindo melhores resultados com o incremento da tecnologia sob as mais diversas frentes do marketing comunicacional.

Esse foi nosso artigo falando sobre as principais vantagens de integrar as estratégias de marketing digital à tecnologia.

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe nas redes sociais para que ele possa alcançar mais pessoas e nos siga para mais dicas de marketing digital, tecnologia, gestão de empresas e empreendedorismo.

+ posts