Os avanços da tecnologia nas instituições de ensino

Vivemos em uma época cada vez mais tecnológica, onde as constantes evoluções representam um enorme avanço para a humanidade, em diversas áreas diferentes, entre elas, podemos destacar justamente a educação, que vem se desenvolvendo e crescendo cada vez mais.

As instituições de ensino têm ganhado cada vez mais recursos, e os alunos têm tido novas oportunidades justamente graças à tecnologia, muitas atividades rotineiras acabaram sendo alteradas, e novas tendências foram surgindo com o passar do tempo, aumentando ainda mais a relevância dentro dessa área. 

E acredite, os avanços da tecnologia não facilitam apenas uma matéria específica, como na hora de fazer contas na matemática ou achar um indicador químico de maneira mais simples na aula de química, todo o ensino evolui e começa a apresentar novos recursos, ferramentas e outros fatores extremamente relevantes para a educação nacional.

No texto de hoje, separamos os principais avanços da tecnologia dentro das instituições de ensino, você vai conhecer um pouco mais sobre as ferramentas que tem mudado e trazido mais oportunidades e complementos para as escolas, tenha uma ótima leitura!

EAD

Abrimos nossa lista com provavelmente, o avanço tecnológico que mais impactou as instituições de ensino, o famoso EAD (Ensino A Distância), essa modalidade, se tornou uma verdadeira febre durante o período da pandemia, mas, mesmo após a flexibilização e a retomada da rotina, ela continua em alta aqui no Brasil, sendo usada de forma fixa por várias instituições diferentes. 

Isso se deve devido a alta acessibilidade fornecida pelo EAD, a boa redução de custos e a facilidade, bastando que o aluno tenha uma internet e um celular ou computador para ter aulas quando e onde quiser, sem a necessidade de um espaço físico. Aumentando dessa forma, a flexibilização de aulas principalmente dentro de ensinos superiores, onde muitas vezes é difícil conciliar o trabalho com a vida acadêmica. 

Realidade virtual/ aumentada

Se engana quem pensa que a realidade virtual só serve para jogos de videogame ou em obras na hora de montar um novo espaço para sua usinagem de precisão, essa tecnologia já está sendo aplicada e fazendo parte do cotidiano de diversas instituições de ensino. 

Através dela, você consegue fazer um tour virtual em qualquer lugar do mundo, visitando museus famosos, voltando para a antiguidade conhecendo os coliseus romanos, e diversos outros fatores ajudando bastante na parte histórica e geográfica, criando uma experiência única que ajuda a fixar informações e ter um aprendizado muito mais leve e eficaz. 

LMS

O Learning Management System, também conhecido como LMS ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português, se trata de um software que permite a realização de diversas atividades diferentes relacionadas ao uso do EAD, como criar, personalizar, organizar e fazer a gestão de cursos e treinamentos online. 

Essa plataforma acaba sendo interessante justamente por deixar o EAD mais dinâmico e completo, afinal, por mais que seja uma ótima ideia, o ensino a distância muitas vezes se limita pelo conteúdo escasso e pouco interessante, que pode ser justamente, corrigido pelo LMS.

Gamificação

Grande parte dos estudantes adora jogar, então que tal transformar um jogo em um ensinamento? É exatamente esse o papel da gamificação, essa é uma estratégia que consiste em apresentar recursos importantes ao aluno através de jogos, como um engajamento político, um conhecimento sobre robótica, o incentivo de atividades físicas e por aí vai.

Tudo isso em um sistema que combina pontuação, recompensa e storytelling, fornecendo uma atividade única e uma experiência imersiva e extremamente benéfica, e é claro de forma acelerada, sem o redutor de velocidade, fazendo com que o estudante aprenda de maneira rápida enquanto está jogando e se divertindo.

E-learning analytics

Medir o desempenho dos alunos através de provas é algo considerado arcaico por muitas instituições, então, o e-learning analytics ajuda a quebrar esse paradigma e apresentar uma mensuração muitas vezes considerada mais eficiente. 

Através dessa tecnologia, é possível coletar e analisar os dados da performance de cada estudante, geralmente de acordo com seu desempenho na gamificação, EAD e no LMS, com isso o professor avalia cada aluno de maneira individual, com uma precisão muito melhor, e uma análise mais concisa de acordo com seu desempenho geral. 

Claro que, todos esses avanços tecnológicos apresentam milhares de benefícios às instituições de ensino, como o aluno sendo protagonista de sua aprendizagem, a aproximação entre professor e aluno, agilidade nas atividades, respeito à individualidade, alunos mais atentos e motivados e o estímulo à curiosidade e à interação. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

+ posts