O que é o metaverso?

O metaverso é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço nos noticiários e aponta para o futuro, como uma forma de interação que os seres humanos e empresas vão ter, ao experienciar o avanço da tecnologia.

Recentemente Mario Zuckerberg, empresário popular por ser o proprietário da Rede Facebook, resolveu mudar o nome da empresa para META.

Sua intenção é usar esse nome para preparar o público-alvo, para o que está iniciando no presente, mas que no futuro, será uma nova forma de relações sociais e digitais, entre pessoas, empresas e até mesmo instituições.

Podemos adiantar que o metaverso é uma estrutura que vai envolver 4 mecanismos principais, que são os seguintes:

  • Realidade virtual;
  • Realidade Aumentada;
  • Realidade Mista;
  • Web 3.0.

Talvez você tenha uma empresa que faz manutenção predial, por exemplo, e agora está se perguntando como isso vai afetar sua vida e as formas de produção na sua empresa.

Sabendo que ainda existe uma escassez de informação sobre o que é metaverso na web, resolvemos publicar esse artigo para falar mais sobre ele para nosso leitor. Siga conosco e boa leitura!

O metaverso e a realidade virtual

Realidade virtual e o metaverso são dois elos inseparáveis e que vão caminhar lado a lado, pois partem da mesma proposta e buscam pela expansão dentro das relações humanas.

A realidade virtual é vista hoje como forma de entretenimento, pois busca proporcionar um ambiente não necessariamente verdadeiro, mas pode alterar consideravelmente a realidade daquilo que está sendo visto e até mesmo sentido.

Em suma, o metaverso busca fazer essa expansão entre mundo virtual entrelaçando com o mundo real, transformando assim a realidade virtual numa espécie de matéria e com ela, conseguir otimizar as relações sociais, comerciais e produtivas para um nível emancipatório e superior.

O metaverso e o mundo das empresas

Estamos falando de metaverso e isso engloba um todo, afetando inclusive as formas de produção, reprodução e bens de consumo da sociedade.

Isso vai interferir consideravelmente no cotidiano das empresas que vendem porta de aço, por exemplo, e de seus consumidores em geral. Isso porque o metaverso vai otimizar as formas de interação social, proporcionando às empresas uma forma de contato com os clientes que vai ir além dos websites e redes sociais. 

Em suma, até mesmo as relações de marketing digital vão mudar com o metaverso, proporcionando novas formas de encontrar o público-alvo e trabalhar as estratégias de conversão de vendas.

Quanto tempo vai demorar para a implementação do metaverso?

Essa pergunta que realmente não tem como responder no momento, mas podemos adiantar que não vai demorar tanto.

Se você tem uma empresa que vende detergente concentrado, por exemplo, saiba que existem experiências com a realidade virtual do metaverso, que já estão em experimento e inclusive estão sendo usadas por empresas e pessoas especializadas no desenvolvimento de tecnologias.

É possível que na próxima década, com a implementação da internet 6G em alguns países do mundo, já teremos avanços consideráveis no que diz respeito às relações sociais do metaverso.

O que indicamos com esse artigo, é que as pessoas, sobretudo empreendedores que são gestores, continuem pesquisando e acompanhando as novidades desse novo segmento tecnológico que será colocado em atividade nos próximos tempos.

O metaverso é mais do que uma tecnologia, é uma mudança de comportamento. Em suma, é a tecnologia atingindo o seu mais alto nível, nos aguardando dentro de um futuro não tão distante.

Chegou ao fim o nosso artigo falou mais sobre o que é o metaverso. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e empreendedorismo.  

+ posts