Métricas digitais: Entenda como alavancar seu site

Hoje em dia, com a ascensão da internet, uma empresa precisa investir em marketing digital. Mais ainda, para ter sucesso na internet é necessário ter conhecimento de quais são as métricas digitais, avaliando quais estratégias estão dando certo. 

O primeiro trabalho para quem atua com marketing digital é identificar quais são as métricas relevantes para cada atuação, levando em conta os aspectos que devem ser considerados em cada negócio, setor e objetivos traçados.

A partir dessa introdução, neste artigo, você compreenderá o que são as métricas dentro do ambiente digital, assim como 5 métricas que são essenciais para o sucesso da sua empresa de transporte de congelados, Transporte de eletrodomésticos, transporte de caraga viva, transporte de plantas ou de qualquer outra área, principalmente relacionado ao site do negócio.

Dica: Tecnologia e contabilidade: como tem facilitado

Entenda as métricas de marketing digital

As métricas voltadas ao marketing digital são utilizadas para mensurar o sucesso de uma campanha online, ou, neste caso, o desempenho do site frente ao público.

Isso é importante porque permite que as empresas verifiquem como está o andamento de suas atividades e planos de ação, realizando possíveis ajustes para obter melhores resultados. 

Ou seja, essa é a chance de você otimizar a estratégia dentro do ambiente digital, seja em um site, redes sociais ou, até mesmo, em uma plataforma de e-commerce. 

Para auxiliar nesse processo, existem várias métricas no ambiente digital. 

No caso de um e-commerce que atua na área de controle tecnológico de concreto, empresa de arquitetura, empresa de decoraçõa, fábrica de tecidos por exemplo, é possível verificar o tráfego do site, quantas conversões ocorrem, qual é o ticket médio da venda, os custos por clique em uma campanha, assim como o custo para a aquisição dos clientes. 

A recomendação é que você avalie mais de uma métrica, identificando aquelas que contribuirão para as metas do negócio.

Também é importante traçar KPIs, indicadores específicos que atuam como uma ferramenta de acompanhamento mais preciso das estratégias da empresa. 

Em outros casos, também é possível avaliar o aumento do número de seguidores em um determinado tempo. 

Cada um dos elementos no digital possuem uma métrica, como as métricas que podem ser utilizadas no blog ou site, as métricas que podem ser aplicadas no email marketing e até mesmo as métricas direcionadas para as redes sociais. 

Compreenda as 5 principais métricas para o seu negócio e o desenvolvimento de um site de qualidade.

Dica: Como a indústria tem se adaptado à tecnologia? 

5 métricas essenciais para o seu negócio 

Nos tópicos a seguir apresentaremos 5 métricas que são essenciais para sua empresa, seja ela de instalação de para raios, automação, aluguel de máquinas ou quaisquer outro segmento.

Isso porque, independentemente do setor de atuação, as principais métricas que demandam atenção e contribuem com o desenvolvimento da marca e dos canais digitais, inclusive o site, são:

  • Custo de aquisição por cliente;
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • Visualizações da página;
  • Taxa de rejeição. 

Falaremos sobre cada um deles de forma detalhada a seguir. 

  1. CAC

O custo de aquisição por cliente (CAC) é essencial para que sua empresa saiba quais são os gastos para atrair os potenciais consumidores, levando em conta o investimento em campanhas diversas e criação de conteúdos, assim como o salário do time de vendas e de marketing. 

  1. Ticket médio

Já o ticket médio é utilizado para saber a média de gastos de um cliente em sua empresa. 

A sugestão é utilizar essa métrica mensalmente de modo a compreender o potencial de faturamento do negócio e otimizar campanhas.

A partir dessa identificação, é possível criar estratégias voltadas para o aumento desse ticket, seja por meio de uma promoção ou do entendimento a respeito do comportamento dos clientes.

  1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é a terceira métrica que merece destaque, pois ela identifica o primeiro passo que uma pessoa dá para percorrer o funil de vendas. 

Ela ocorre quando a pessoa tem interesse em receber um e-book, baixar um conteúdo digital e, para isso, faz algum cadastro no site fornecendo dados importantes para contato e devida segmentação.

  1. Visualização de páginas

As visualizações da página são importantes para saber o quanto sua página é vista e quais são as mais acessadas.

Aqui o tempo de permanência do cliente também precisa ser considerado. 

  1. Taxa de rejeição

Por fim, as taxas de rejeição precisam ser consideradas, pois elas mostram pessoas que entraram em sua página ambulância para eventos, aluguel de carros, aluguel de roupas, aluguel de impressoras, mas não realizaram nenhuma ação, seja de conversão ou continuidade da navegação.

Com essa métrica é possível avaliar páginas com mais saída e compreender os temas que atraem e os que repelem o público, otimizando a navegação e identificando aspectos que podem ser melhorados no site.

Dica: 5 maneiras de transformar conhecimento em infoprodutos

Métricas digitais

Por que você deve acompanhar as métricas?

Agora que você já conhece as principais métricas para o seu negócio, você pode estar se perguntando: mas, por que eu devo acompanhar essas métricas para o meu negócio? 

De modo geral, podemos destacar que essa é uma possibilidade de analisar os resultados da sua empresa, compreendendo o que está funcionando em seu planejamento. 

Ou seja, é entender como estão as campanhas e ações, identificar melhorias em publicidade e site, assim como a possibilidade de melhorar a comunicação com seu público-alvo. 

Ainda, é possível investir em mídia paga de forma mais direcionada, o que permite que sua empresa alcance um número maior de pessoas qualificadas, levando em conta o aumento do engajamento e da interação com os usuários a partir de dados consolidados.