Marketing de conteúdo: Como utilizar essa estratégia?

Antigamente o marketing de conteúdo era utilizado apenas por grandes empresas que queriam posicionamento no mercado e conquista de clientes. Mas nos últimos anos essa importante estratégia tomou conta também das corporações menores e até mesmo pequenas lojas.

Desde então, a discussão parou de ser a necessidade de estar na internet, mas como e quais estratégias adotar. Caso não esteja antenado a esse movimento virtual, sua empresa abre espaço para a concorrência conquistar clientes que poderiam ser seus!

É muito importante definir a estratégia quando adotar o marketing de conteúdo. É algo fundamental para engajar seu público-alvo e para conquistar potenciais clientes por meio da criação de peças e publicações de fato relevantes. O primeiro passo é atrair, o segundo envolver e o terceiro gerar valor para que, na sequência, resulte em mais negócios.

O internauta passou a ter ainda mais poder para escolher o que consumirá virtualmente. Precisa assistir um vídeo ou propaganda longa antes de ver o conteúdo principal? Isso é coisa do passado! Basta acelerar e partir para o que interessa

O primeiro passo é não falar apenas do produto ou do serviço anunciado, mas sim focar no desejo do público e apresentar um conteúdo relevante. Não fale apenas das qualidades de um abrigo para extintores, mas como ele pode ajudar as pessoas.

Outro ponto-chave é atrair, envolver e gerar valor para as pessoas: passar a mensagem certa e no momento em que elas precisam. Ninguém mais tem paciência para enrolação. É necessário gerar um conteúdo muito bom para que o público tenha vontade de curtir, comentar e compartilhar com amigos e familiares.

A estratégia de marketing de conteúdo tem cinco etapas muito importantes que, juntas, vão ajudar a sua marca a ganhar posicionamento no mundo virtual. Por isso separamos 5 dicas cruciais para utilizar essa estratégia. Quer saber mais? Siga com a leitura! 

1 – Planejamento

Quem são as pessoas responsáveis pela estratégia de marketing de conteúdo? Qual é o resultado esperado? Quem é seu público-alvo? Como as metas serão atingidas e os resultados transformados em lucro?

2 – Público

É preciso elaborar sua lista de potenciais consumidores. Você está querendo anunciar uma empresa que realiza a venda de manequim para loja, por exemplo. Então, precisará identificar esse público, onde ele está, como deve reagir e o que fazer para que as visitas ao conteúdo resultem em interesse pelo seu serviço. Lembre-se: cada detalhe é fundamental!

3 – Formato

Você pode criar seu conteúdo em diversos formatos, mas é necessário que ele corresponda com cada rede social. Considere posts em blogs, ebooks, e-mail marketing, vídeos curtos, artes e muitos outros. Explore Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube e muitos outros!

4 – Distribuição e impulsionamento

A produção do conteúdo está feita e foi devidamente publicada? O próximo passo é realizar a correta distribuição. Se o seu objetivo é divulgar uma feira de negócios em determinada cidade, por exemplo, é preciso promover para pessoas que tenham interesse e que morem na região. Se for anunciar a venda de  um cone de sinalização, por exemplo, é necessário mapear esse público para que ele seja atingido.

5 – Resultados

Como qualquer outra estratégia, é mais que necessário fazer uma análise dos resultados conquistados. É a partir deles que você conseguirá aperfeiçoar e atingir mais pessoas e potenciais compradores. 

Viu como o marketing de conteúdo é ideal para sua empresa? É hora de trabalhar com afinco e explorar esse mundo virtual. Com planejamento e boa estratégia você conquistará ótimos resultados para o seu negócio!

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o marketing de conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.