Conheça 5 itens na tecnologia que se tornaram ultrapassados

Você já imaginou um mundo sem tecnologia? É quase impossível de se pensar, não é mesmo? Afinal, qualquer lugar que você vai está rodeado de itens tecnológicos, seja no seu ambiente de trabalho com uma nova balança industrial digital ou no seu cotidiano, em restaurantes com totens interativos e cardápios por QR code, em lojas de roupas com a realidade virtual, ou até mesmo em nossas casas, com produtos smart e a navegação constante nos smartphones. 

Não tem para onde fugir, qualquer lugar que vamos e olhamos, temos a tecnologia ao nosso redor, mas nem sempre foi assim, a tecnologia só começou a se desenvolver a pouco mais de 100 anos e acredite, muitas delas já se tornaram extremamente obsoletas. 

Na época, muitos itens eram e são, até hoje, considerados como revolucionários e como grandiosos, porém, com o passar do tempo se tornaram ultrapassados e acabaram caindo no esquecimento. 

No texto de hoje, resolvemos fazer uma pequena viagem no tempo e relembrar 5 itens na tecnologia que se tornaram ultrapassados, separamos alguns que foram cruciais para a história e o desenvolvimento, mas hoje é difícil até encontrar para vender, só encontrando alguns em museus, então aperte o cinto para voltar no tempo e tenha uma ótima leitura!

  1. Walkman

Quem nunca assistiu uma série situada nos anos 80 onde as pessoas só andavam de Walkman de um lado para o outro, como Stranger Things, por exemplo. Pois é, essa tecnologia era extremamente popular desde o seu lançamento em 1979, sua premissa era básica: fazer com que os usuários pudessem escutar seus sons preferidos em um fone de ouvido de forma totalmente portátil. 

Na época foi um verdadeiro sucesso, sendo mais importante do que um ventilador climatizador em ambientes fechados, porém com o passar dos anos, os charmosos walkmans que tocavam fita cassete foram substituídos, e atualmente, as músicas são tocadas de forma virtual em plataformas no próprio smartphone. 

  1. Vídeo Cassete e DVD

Quem assiste Netflix e outros streamings atualmente nem imagina o perrengue que era para curtir uma noite de cinema em casa, era preciso ir até uma locadora para alugar os famosos vídeo cassetes ou investir dinheiro neles, essas fitas podiam reproduzir o conteúdo do filme ou de alguma gravação. 

Por anos, o vídeo cassete era uma tendência até a chegada do DVD que compactava mais o conteúdo e tinha uma comercialização mais simples e com uma qualidade maior, atualmente, ambos são obsoletos, o DVD até é encontrado, mas com a alta dos streamings ficou muito mais raro a sua procura. 

  1. Disquete

Se você acha que o pen drive já está ficando ultrapassado, imagina só o disquete? Esses sendo considerados os vovôs do cartão de memória e USB e os pais do CD, discos de armazenamento magnético por fora e um formato quadrado. 

Eles se popularizaram entre as décadas de 70 e 90, se tornando o melhor recurso para quem queria armazenar dados, hoje em dia nem precisamos falar o quão obsoleto ele se tornou, sendo praticamente esquecido e descartado. 

  1. Máquina de escrever

Hoje esse mero redator está escrevendo este texto do seu Notebook, mas a alguns anos atrás, o mais comum era a escrita através da boa e velha máquina de escrever, ela revolucionou esse mercado, já que antes as pessoas estavam acostumadas a escreverem a mão, sem nenhum tipo de auxílio para acelerar e padronizar o processo. 

Mas atualmente, a digitação se tornou algo comum e simples, podendo ser feita em vários aparelhos diferentes, sem ninguém precisar passar raiva, como acontecia com a máquina de escrever, as palavras são filtradas assim como um purificador de ar faz dentro do nosso quarto, existem correções e o tempo de escrita é mais fácil e prático, o que tornou esse item obsoleto.

  1. Pagers

Os pagers já tiveram o seu momento de glória, pendurados nas calças de muitas pessoas entre as décadas de 80 e 90, apitando e fazendo o famoso bip. Eles serviam para enviar e trocar mensagens codificadas, ou seja, fazendo a mesma função que o nosso WhatsApp faz hoje. 

Não precisamos nem falar que, com a chegada dos celulares, ele foi perdendo força, e agora que as mensagens são enviadas de forma instantânea através da internet, o pager se tornou ainda mais ultrapassado, mas teve sua relevância histórica. 

O que achou do texto de hoje? Já usou alguma dessas tecnologias? Conta para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

+ posts