Como entender a real necessidades dos seus clientes

Na superfície, a definição das necessidades do cliente parece bastante simples. Eles são motivadores físicos e psicológicos que levam as pessoas a adquirirem um determinado produto ou serviço.

Mas quando você se aprofundar um pouco mais, descobrirá que a resposta pode ser mais complexa. Isso porque há tendências mais abstratas, moldadas por nossas crenças, opiniões, desejos e preferências. Então, seja você um gestor de uma empresa de Limpeza de Fossa ou de um e-commerce do ramo alimentício, fique atento com essas dicas!

1- Colete feedback direto de seus clientes

O feedback do cliente é uma das maneiras mais fáceis de descobrir o que eles gostam e querem e aquilo que repudiam. As maiores empresas do mundo estão constantemente usando essa abordagem para entender essa temática.

Exemplos atuais de sucesso mostram que devemos entender e depois atender a necessidade psicológica das pessoas interessadas em adquirir produtos Premium. Você terá, portanto, algo como Conectores elétricos que aumentarão a energia e as probabilidades de lucro de sua marca.

2- Fique de olho em seus concorrentes

Seus concorrentes podem influenciar as expectativas e necessidades de seus clientes, então preste atenção neles. Com o aumento do uso da internet para comprar bens e serviços, você está competindo com empresasde outros países, que sabem identificar, moldar e atender às necessidades de todos.

Desta forma, imagine que seja gestor de uma marca de Chapa De Acm. É correto e fundamental que se mantenha atualizado com o que os concorrentes estão fazendo no mercado e o que os clientes pensam sobre suas ofertas. 

3- Crie uma “Declaração de Necessidades do Cliente”

Uma declaração de necessidades do cliente é usada em iniciativas de atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos, para ajudar cada departamento a garantir que o produto final ofereça as características, recursos e benefícios necessários para satisfazer as necessidades dos interessados.

Pense nisso como uma análise que deixa claro os principais requisitos, anseios e dúvidas que os clientes costumam ter em relação aos materiais que você oferece. Trará, portanto, proximidade na relação entre marca e pessoa física.

4- Planeje como implementar as necessidades do cliente em suas operações

Você tem todos os insights de que precisa. Agora é hora de alguma ação, não é mesmo? Veja como melhorar, onde os investimentos e os recursos devem ser colocados e se há algum gargalo que precisa lidar primeiro.

Por exemplo, digamos que tenha um cliente que queira saber sobre um recurso específico do seu produto, mas teve certa frustração com a equipe de colaboradores do setor de atendimento ao cliente.

Nesse caso, usar uma opção de chat permitirá que atenda à necessidade dele, economizando tempo para ambos os lados. Além disso, é possível fornecer opções de autoatendimento, como uma seção de perguntas frequentes, para fazer um ‘desvio’ de caminho simples, porém, extremamente eficaz.

Depois disso tudo comentado, coloque essas ideias em prática e ganha pontos positivos com esta ‘microssociedade’ que criou.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.