Como contornar uma crise de reputação empresarial

O que seria de uma empresa sem sua reputação?  Provavelmente nada! Quando você vai fazer uma compra, seja em um shopping ou em um marketplace, o preço e o produto não são os únicos fatores que você se importa, a marca e a empresa na qual você está consumindo pode ter um peso tão grande quanto ou até maior. 

Afinal, nenhum negócio sobrevive se não tiver uma boa reputação, e é claro que isso vai depender da relação que se constrói ao longos dos anos com seus clientes, podendo ser boa ou ruim, tudo vai depender  desta relação entre o cliente e empresa serem bem construídas com a organização e qualidade como um Pallet De Madeira, por exemplo.

Mas não pense que ela se baseia apenas na imagem da sua empresa, a reputação está vinculada também, na relação estabelecida com seus consumidores e da visão que cada pessoa possui sobre o seu negócio, como já citamos, ela é crucial para qualquer corporação. 

Devido a sua grande relevância, você sabe como contar uma crise de reputação empresarial caso ela venha a acontecer? No texto de hoje, iremos mostrar para você tudo sobre como se virar perante a essa situação, bora conferir!

Admita seus erros e faça uma retaliação pública

Dificilmente algum consumidor, stakeholder ou investidor irá condenar uma empresa de primeira, errar é algo até que aceitável, o problema é como seu negócio lida com aquele erro. Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer é parar, refletir e admitir a sua crise. 

Busque assumir suas falhas, aceitar seus erros e procure fazer uma retaliação pública. Nunca é fácil realizar a gestão de riscos, mas é crucial que você saiba reconhecer seus erros e aceite as mudanças que estão por vir, seja sua empresa de fim essencial como uma Estação de tratamento de água ou uma loja de cosméticos recém inaugurada no bairro.

Seja 100% transparente

Se você está passando por uma crise de reputação, é porque algo deu muito errado para o seu negócio, se isso aconteceu, é preciso que você seja 100% transparente a partir de agora, procure começar uma nova relação ou restabelecer o que você tinha com total verdade. 

É preciso que sua empresa não omita nem esconda nada, ainda mais no meio de uma crise, qualquer mentira ou até mesmo omissão de fatos pode levar a catástrofe total, então seja aberto e esteja disposto a responder qualquer questionamento necessário, conquistando novamente a confiança do público.

Não fale nada da boca para fora

Promessas jogadas ao vento são os maiores erros que podem acontecer durante uma crise de reputação empresarial, se você for falar algo ou expor como sair daquela situação incômoda, é crucial que você seja totalmente sincero e que cumpra com o prometido. 

Tudo deve ser feito, cada detalhe de suas promessas precisam ser cumpridas, não pode existir meias verdades ou palavras falsas, é preciso prometer e executar sua promessa, para reconquistar a confiança das pessoas, então pense muito bem antes de armar qualquer discurso. 

Invista em relações públicas

O profissional de relações públicas lida de uma forma diferente com situações inusitadas como a crise de reputação empresarial, ter um dentro de sua equipe é fundamental quanto o Sistema De Som Ambiente é para uma casa de shows. Para que você consiga saber como agir no momento certo e como alcançar seu público de forma assertiva. 

Tenha sempre um departamento de comunicações sólido, que saiba se comunicar com o público e que transmita uma boa imagem da sua empresa de automação predial mesmo em tempos conturbados. 

Reforce seus valores e faça mudança no branding se for necessário

Por fim, é sempre importante reforçar seus valores e princípios do seu negócio, procure destacá-los e fazer com que todos saibam que sua empresa mantém uma conduta exemplar, mesmo em uma situação adversa.

Caso seja necessário, procure fazer mudanças no seu branding e passe por uma reformulação completa da marca, modifique sua identidade visual, missão, objetivo e até mesmo nome se for necessário. Toda atualização é válida ainda mais para escapar de uma crise. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou sobre o conteúdo de hoje? Gostou? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos, até a próxima!

+ posts