Como bater a meta de vendas em 5 dicas

Quem trabalha com vendas sabe que todo final do mês é um misto de emoções diferentes, a preocupação começa a aumentar, as coisas começam a não sair como o planejado e tudo vai indo por água abaixo. 

Aquele armário de aço 2 portas ainda está parado no estoque, e você mesmo com tanto esforço, não conseguiu bater sua meta de vendas. 

Alcançar os objetivos estipulados pelos superiores nem sempre é uma tarefa simples, todo mundo quer bater a meta, mas nem todos sabem como fazer com que ela seja cumprida mês após mês. 

Se você está com dificuldades em alcançar esse objetivo, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos 5 dicas para que você consiga bater a meta de vendas, são ideias simples mas que podem ser cruciais para o seu trabalho, vamos conferir?

  1. Organize seu dia a dia e estabeleça metas a curto prazo

Um grande erro de quem busca sempre bater suas metas de vendas é querer olhar apenas para o longo prazo, planejar o mês inteiro quando na verdade, você ainda está no primeiro dia dele. 

Quem quer alcançar seus objetivos, deve organizar seu cronograma dia após dia, e começar a estabelecer metas a curto prazo. Faça uma organização diária, planeje antes de dormir, quais atividades fará no dia seguinte. 

Separe um tempo para entrar em contato com clientes antigos, fazer a divulgação de um novo produto ou prospectar mais pessoas. Além disso, pense sempre em prazos curtos, estabeleça metas diárias ou semanais, dessa forma, a grande meta mensal fica diluída e parece ser muito mais tangível se for feita aos poucos. 

  1. Aperfeiçoe seu atendimento e busque sempre fornecer uma experiência incrível

O atendimento é a alma de qualquer operação de vendas, se você tem um produto maravilhoso, como uma luminária de emergência, mas não sabe se comunicar com as pessoas, dificilmente conseguirá ter resultados. 

Aperfeiçoe suas técnicas, treine seu vocal, saiba como falar com os clientes de maneira efetiva, procure fornecer uma experiência incrível, seja atencioso, um bom ouvinte e esteja disponível durante toda a jornada de compra. 

  1. Procure ajudar as pessoas: a venda é uma consequência

Ninguém gosta de um vendedor que já chega oferecendo os produtos sem mais nem menos, isso até pode afastar clientes e criar uma certa rejeição no seu negócio, se você não quer passar por esse tipo de situação, recomendamos que você procure ajudar as pessoas. 

Tire dúvidas de quem precisar, converse, mostre seu produto e seu serviço, explique sobre sua marca, entenda suas dores, carências e necessidades. 

Quando você tem uma abordagem visando ajudar o consumidor, a probabilidade de ele se sentir grato, ganhar confiança e efetuar a compra aumenta consideravelmente, dessa forma, coloque sempre as necessidades do cliente em primeiro lugar e busque ser mais sútil. 

  1. Se mantenha próximo de seus clientes e construa uma relação pós-venda

Muitos vendedores acham que, após vender o produto, o vínculo se encerra, mas na verdade ele está apenas começando. Se você realmente quer bater uma meta de vendas, é preciso ter clientes fiéis, que consomem seus produtos de maneira frequente. 

Eles são quem vão fornecer renda ao seu negócio, para que isso aconteça, procure sempre se manter próximo de seus clientes, mande mensagem, fale por telefone, pergunte do que ele está precisando e corra atrás. 

Construa uma relação no pós-venda e esteja sempre ali à disposição dele, sempre respeitando seu espaço, é claro. Quanto mais você estender sua mão, maior a chance dele comprar sua mesa rústica de madeira ou outros produtos com frequência. 

  1. Colete feedbacks, elimine distrações e esteja em evolução constante

Por fim, é sempre importante entender a cabeça do cliente, e para isso, nada melhor do que coletar feedbacks. Peça para que eles avaliem o seu trabalho, deem uma nota e opinem sobre suas ações.

Isso vai te ajudar a corrigir erros e aperfeiçoar acertos, outra dica é eliminar qualquer tipo de distração. 

Esteja focado no seu trabalho, procure oferecer a melhor experiência possível e evolua de maneira constante. 

O que achou sobre o texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.