Como a tecnologia pode ser benéfica para as empresas

A tecnologia é um segmento que se desenvolve a todo momento trazendo ao mercado novas soluções que otimizam a vida das pessoas e sobretudo os setores produtivos de nossa sociedade.

Existem vários tipos de tecnologias que são benéficas para as empresas e ajudam no seu desenvolvimento, como por exemplo

  • Softwares de gestão;
  • CRM (Customer Relationship Management);
  • Chatbot (atendimento virtual);
  • Armazenamento em nuvem;
  • KPI (Indicador-chave de desempenho);
  • Entre outros mais.

Se você é uma empresa que produz luminária de emergência, por exemplo, e está buscando fazer a implementação de novas tecnologias em sua empresa, resolvemos produzir um artigo para falar sobre os maiores benefícios que a tecnologia pode trazer.

Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura. 

Aumento da produtividade

Toda empresa busca através da otimização produtiva, melhorar a produtividade em geral. A melhor maneira advém da implementação de recursos tecnológicos que são desenvolvidos para fins específicos.

Nas últimas duas décadas o setor industrial recebeu a implementação do Machine Learning, que também é conhecido como aprendizado de máquina, onde através de mecanismos movidos a inteligência artificial e banco de dados aprimorado, foi possível executar uma automação de máquinas muito mais rápida do que antes.

Isso faz com que a empresa que fabrica conectores elétricos, por exemplo, consiga produzir mais e utilizando menos tempo, podendo aumentar os níveis de oferta para a demanda do mercado.

Redução de custos

Ao mesmo tempo que o sistema de aprendizado de máquina tomou seu lugar na indústria como forma de produção ativa, também houve uma redução considerável nos custos para essa mesma produção.

Isso porque com o uso otimizado do aprendizado de máquina e softwares de gestão, é possível calcular de forma assertiva os gastos de matéria-prima, diminuindo também a incidência de erros dos maquinários que possam comprometer os lucros da produção.

Ao diminuir erros e gastos, a empresa também ajuda o meio ambiente, pois estará fazendo proveito máximo de recursos naturais, além de obviamente poder baratear os custos do produto no mercado. 

Melhor relacionamento com o cliente

Os blogs, redes sociais e aplicativos chegaram para ficar e com seu advento, trazem inovações e flexibilizam as formas de contato da empresa com os clientes de maneira muito mais efetiva.

Em suma, como mencionamos no início, é possível encontrar chatbots em websites e redes sociais que iniciam conversas e fazem coletagem de dados sobre o cliente-alvo. 

Além disso, empresas fazem uso do whatsapp/telegram, diminuindo cada vez mais os custos e as dependências de uma central de atendimento de grande proporção.

Tecnologia e as formas de fazer marketing

O marketing sempre foi e sempre será o principal método publicitário para chamar a atenção do cliente para adquirir determinado produto.

Com a expansão do mercado digital, uma empresa que vende catalisador para tinta, por exemplo, precisou migrar para a web e construir o seu negócio online também em plataforma digital. 

Dentro do ambiente da web, o marketing digital proporciona às empresas, diversas ferramentas tecnológicas que ajudam a divulgar os produtos e alcançar melhor o seu público-alvo. 

Com a tecnologia, as publicidades ganharam mais notoriedade e são utilizadas de forma mais efetiva, para atingir o público-alvo, devido a inteligência artificial e o banco de dados.

Com esse artigo buscamos apresentar como a tecnologia pode ser benéfica para as empresas. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de marketing e gestão de empresas.

+ posts