Como a tecnologia pode alavancar o seu consultório medicinal

Não é surpresa para ninguém o tanto que a tecnologia é importante para vários aspectos e áreas de trabalho na vida moderna. 

Vale lembrar que com a chegada da internet, a vida como um todo se transformou de várias formas, de tal modo que já não é mais possível viver sem essas alternativas na resolução de problemas que a tecnologia proporciona. 

Dessa forma, passa a ser mais do que óbvio que a adoção de soluções tecnológicas ao seu negócio, como um consultório médico, por exemplo, pode transformar completamente ele e trazer diversos benefícios. 

Desse modo, confira a seguir a importância de adotar a tecnologia em uma gestão hospitalar e veja quais os benefícios que podem ser angariados através da adoção de soluções tecnológicas para que a sua empresa possa alcançar o verdadeiro sucesso. 

Como a tecnologia pode ajudar na medicina?

Em primeiro lugar é necessário entender que a tecnologia anda lado a lado com a ciência. Tanto que, muitas vezes, diversas soluções oferecidas podem surgir a partir da necessidade da medicina em descobrir curas para doenças, novos tratamentos e etc. 

Entretanto, é necessário saber que quando o assunto é a tecnologia envolvida na medicina, esta por sua vez é muito mais do que os grandes robôs em cirurgias ou grandes máquinas como a ressonância magnética. 

Isso porque, como é possível aprender em uma pos em gestão hospitalar ead, a tecnologia em uma rotina de serviços voltados para a área da saúde também podem ser menores e passarem despercebidos como aplicativos, serviços inteligentes e etc.

Portanto, é possível dizer que assim como em outros aspectos da vida moderna, a implementação da tecnologia, seja através das grandes máquinas ou dos outros quesitos menores, revolucionou a área, bem como a relação entre o médico e paciente. 

Além disso, essa implementação e integração de tendências do futuro possuem o poder até mesmo de transformar o ensino de medicina nas universidades, levando a uma aprendizagem mais integrada a outras áreas do conhecimento, assim como acontece em outras graduações, como o curso de gestão de pessoas online.

Dessa forma, é possível afirmar que, a integração entre a área da ciência e o universo tecnológico virou uma questão essencial. 

Tanto que, de acordo com um levantamento realizado pela Accenture, 91% dos hospitais brasileiros estão conectados à internet, número bastante superior à média da população.

Quais os avanços da tecnologia na medicina? 

Uma vez que foi possível compreender a importância da tecnologia na área da medicina, é vital saber que esse nicho investe para que cada vez mais soluções tecnológicas possam aumentar a produtividade e eficácia de procedimentos, atendimentos e gerenciamento de hospitais e clínicas. 

Assim, a área da saúde investe para que cada vez mais possam surgir novas tecnologias. Agora, confira a seguir alguns dos principais avanços na medicina dos últimos tempos. 

  1. Telemedicina

Para algumas pessoas que trabalham em mercados tradicionais e até mesmo estudam em um faculdade gestão financeira ead, por exemplo, passou a existir, depois da pandemia principalmente, a possibilidade de trabalho home office. 

Dessa maneira, na área da medicina surgiu algo parecido, que é justamente a telemedicina. Em suma, funciona da seguinte forma, consultas que são realizadas para questões que não precisam necessariamente que o médico examine o paciente podem ser feitas via on-line. 

Ou seja, se você foi ao médico e ele pediu exames, a consulta de retorno para análise desses exames, ou aquela que você faz para solicitar novos exames de check-up ou para renovação de uma determinada prescrição são realizadas através de uma chamada de vídeo. 

Vale lembrar que a telemedicina é uma prática que passou a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina por meio da Resolução CFM nº 1.643/2002 de maneira excepcional em razão da pandemia da COVID-19.

Dessa forma, é necessário saber que um dos principais benefícios dessa possibilidade de consulta online é a quebra de barreiras geográficas. Com isso, é possível conseguir também mais agilidade nos processos e reduzir diversos custos.

  1. Inteligência artificial

Outra questão importante para medicina é o uso de inteligências artificiais que são utilizadas através de algoritmos, que viabilizam a análise de dados. 

Essa análise de dados contribui na elaboração de probabilidades diagnósticas. É válido ressaltar que isso não substitui o laudo médico, e sim, serve apenas como um apoio nas decisões clínicas.

Vale lembrar que as inteligências artificiais são uma novidade tecnológica cada vez mais importantes para diversos tipos de mercado, sendo incentivadas até mesmo em graduações como o curso de gestão financeira empresarial, por exemplo. 

  1. Internet das Coisas (IoT)

A internet das coisas nada mais é do que aparelhos integrados com a internet que são de certa forma inteligente, como luzes que podem ser acessadas através de aplicativos e geladeiras que podem te mandar um e-mail sobre quais os ítens que estão acabando.

Dessa forma, no dia a dia da medicina, equipamentos inteligentes possibilitam ter, em tempo real, os dados vitais, o nível de glicemia, os parâmetros de eletrocardiograma e diversos outros valores dos pacientes.

Assim, ao coletar esses dados é possível estabelecer um acompanhamento com muito mais informações, fazendo com que seja possível uma assistência que considere todo o cotidiano do paciente, não apenas o momento da consulta.

  1. Software de gestão para clínicas

Outro ponto que é um diferencial é a utilização de softwares na gestão de uma clínica ou hospital, uma vez que esta representa um método de grande valia para a administração de um negócio em saúde. 

Desse modo, a utilização de softwares proporciona a integração de processos e sistemas fazendo com que os serviços e atendimentos sejam mais eficientes, por exemplo, assim como acontece em outras áreas, como pode ser aprendido na faculdade de vendas online.

  1. Prontuário eletrônico

Por último, mas não menos importante, outra revolução tecnológica é a adoção de prontuários eletrônicos. 

Para quem não sabe, o prontuário contém todo o histórico do paciente, assim como tudo que foi feito, as datas de atendimento e os profissionais que atenderam aquela pessoa. Ou seja, este é um super banco de dados dos indivíduos. 

Dessa maneira, antes do prontuário eletrônico, tudo era feito de forma analógica através de espaços de arquivos enormes em papel. 

Portanto, depois da invenção de locais de armazenamentos em nuvens por exemplo, ou até mesmo sistemas de trabalho on-line que podem não só guardar mas mostrar todo o prontuário através de palavra-chaves, por exemplo, ajuda em uma melhor organização e em serviços mais eficientes para dentro de um hospital ou clínica. 

Vale lembrar que sistemas como o do prontuário eletrônico são usados em diversas áreas e companhias, como em sistemas bancários por exemplo e até mesmo em setores que trabalham com gestão de funcionários. 

Para saber mais é possível buscar especializações, como por exemplo, fazer cursos e graduações na área, como um curso de gestão de pessoas ead.

Quais são os benefícios de utilizar a tecnologia na medicina?

Por último, a adoção de novas tecnologias no âmbito da saúde pode trazer inúmeros benefícios.

Confira a seguir algumas das principais vantagens em aplicar a tecnologia na área da saúde. 

  1. Diagnósticos mais precisos

Através de exames mais complexos e máquinas que podem ver muito mais e analisar muitas questões que antes poderiam passar despercebidas, a tecnologia é importante pois possibilita diagnósticos mais precisos aos pacientes, que por sua vez conseguem maiores chances de procedimentos e até mesmo de cura.

  1. Melhora do atendimento

Além de diagnósticos mais precisos, assim como em outras áreas, a medicina agora pode contar com um atendimento melhor e mais otimizado, além de personalizado. 

Isso porque, através dos novos equipamentos e coisas como inteligências artificiais, é possível otimizar os serviços prestados em hospital, tornando o atendimento mais capacitado e veloz, por exemplo. 

  1. Gestão mais eficiente

Para finalizar, através das soluções tecnológicas, é possível trabalhar em um gestão melhor que pode fazer com que seu hospital ou clínica cresça ainda mais e se destaque como um negócio. 

Desse jeito, o uso de softwares em hospitais e outras instituições de saúde permite uma gestão mais eficiente e a redução de custos, pois centralizam todas as informações. Alguns dos benefícios dessas ferramentas são:

  • Controle financeiro ao permitir acompanhar despesas e faturamento;
  • Melhor avaliação dos recursos utilizados de forma correta;
  • Organização das tarefas administrativas (recepção, financeiro, RH e etc.);
  • Administração de indivíduos, facilitando a divisão de atividades;
  • Organização de estoques, poupando desperdícios ou ausência de materiais;
  • Padronização dos procedimentos.

Caso queira saber mais sobre o assunto, basta buscar por especializações e pesquisar sobre graduações na área de gestão hospitalar. 

Assim como em qualquer outra área, como por exemplo a de recursos humanos, onde basta pesquisar por quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

+ posts