As principais ferramentas tecnológicas para as empresas

Independente de qual o tamanho do seu empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, ou de sua área de atuação seja uma empresa de automação residencial ou uma agência de marketing digital, conseguir gerenciar qualquer tipo de negócio sempre é um grande desafio para o empreendedor. 

Porém, como vivemos em tempos que praticamente dependemos de tecnologia para sobreviver, ela também acaba sendo uma grande aliada dentro do mercado profissional, possuindo uma grande influência e colaborando com uma grande ajuda para as empresas. 

Por este motivo, existem várias ferramentas digitais que podem ajudar o desenvolvimento de um negócio, então, no post de hoje, resolvemos separar as principais ferramentas tecnológicas para as empresas. Continue acompanhando o texto para não perder nenhum detalhe, tenha uma ótima leitura!

Armazenamento em nuvem

Nos dias de hoje, dificilmente alguma empresa possui pen drive ou realiza o armazenamento de seus documentos no seu próprio computador, o mais comum é justamente a coleta e armazenagem de dados através de um sistema de nuvem. 

Isso é extremamente prático e muito mais benéfico para as empresas, afinal, salvar um documento, arquivo ou foto em nuvem, faz com que quem você permitir o acesso, poderá conferir as informações que foram salvas, além de trazer mais segurança evitando possíveis ataques hackers, crimes cibernéticos e até mesmo corrompimento de arquivos. 

O armazenamento em nuvem é uma das principais tecnologias para qualquer empresa, sendo fundamental para melhorar a comunicação entre os colaboradores e salvar informações importantes sobre os clientes que estão efetuando a compra de junta rotativa, por exemplo. 

Aplicativos de reuniões virtuais e de conversas

Muitas empresas na atualidade adotam um sistema de trabalho home office ou talvez híbrido, ou seja, grande parte da jornada de trabalho é feita de maneira online, por este motivo, é fundamental contar com aplicativos de reuniões virtuais e de conversas, como o Google Meet e o Slack. 

Além de manter a comunicação a distância, eles são extremamente eficazes caso ocorra alguma viagem a trabalho ou até mesmo uma praticidade no dia a dia, que separa o pessoal do profissional. Uma ótima maneira de integrar a equipe e manter uma comunicação boa e fluida durante o serviço. 

Sistema CRM

Também conhecido como Customer Relationship Management ou traduzindo para o português, gestão de relacionamento com o cliente, o CRM é uma ferramenta que ajuda a coletar informações sobre a interação entre a empresa e o público, trazendo dados precisos e assertivos, que ajudam durante a tomada de decisão. 

Ele ajuda a gerenciar o relacionamento com o cliente, e faz com que as empresas tenham muito mais precisão em suas estratégias, sendo muito utilizado pela equipe comercial, de marketing e de vendas. 

Ferramenta de edição e assinatura de documentos

A documentação sempre foi um problema principalmente para o pessoal do RH, mas com a inclusão de novas tecnologias, salvar e editar documentos, ficou muito mais fácil, podendo realizar todo o processo em nuvem, e permitir que o destinatário consiga ter acesso de forma muito mais facilitada. 

Também devemos destacar os apps de assinatura digital, fazendo com que, todo o processo burocrático de ficar assinando várias papeladas para aprovações, seja substituído pelo certificado digital. Ele permite que você aprove ou reprove qualquer tipo de atividade em poucos cliques, ganhando praticidade e produtividade em seu negócio. 

Aplicativos de organização e gerenciamento de atividades

Toda empresa precisa de aplicativos que organizam e gerenciam as atividades dos seus colaboradores, certo? O evernote por exemplo, faz com que você gerencie as atividades e crie uma lista de tarefas para todos os funcionários da empresa, o monday é outro app bem útil nesse sentido. 

Esse tipo de ferramenta ajuda as pessoas a se guiarem e entenderem e cumprirem suas funções diárias, tudo fica bem anotado, e caso precise vender um transformador de solda, por exemplo, até o final da semana, o colaborador tem todas as informações e metas necessárias para isso.  

Agora que você já conhece as principais ferramentas tecnológicas para usar nas empresas, conte para gente qual dessas você mais gostou e deseja usar no seu negócio? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do texto, até a próxima. 

+ posts