6 ferramentas do Google que vão facilitar os processos da sua empresa

Gerir um negócio não é uma tarefa fácil. Você precisa estar atento às operações, vendas, trabalho administrativo, relacionamento com clientes, Impressora fiscal e, acima de tudo, com o marketing.

Um aliado importante para isso é o Google. Ele oferece uma variedade imensa de produtos gratuitos e pagos para os empresários executarem campanhas que terão resultados sensacionais. Quer entender melhor quais são? Então, vem com a gente.

1- Google Workspace

O Google Workspace centraliza uma coleção de tecnologias inovadoras de produtividade e colaboração. Com a ajuda de diferentes ferramentas, como Gmail, Agenda, Meet, Drive, Documentos, Planilhas e Formulários, equipes e empresas, sejam elas do setor de eletrodomésticos ou de Servomotor, podem conquistar um ritmo mais rápido.

Características:

  • Crie e opere um e-mail comercial personalizado;
  • Utilize calendários online compartilháveis ​​e projetados para equipes;
  • Armazene, acesse e compartilhe seus arquivos em um local seguro com o Drive;
  • Realize reuniões interativas usando o Google Meet, um software de videoconferência de nível empresarial;
  • Colabore e trabalhe com várias pessoas simultaneamente em documentos, planilhas e apresentações em vários dispositivos.

2- Google Ads

O Google Ads, anteriormente Google Adwords, pode ajudá-lo a alcançar clientes relevantes, gerando mais vendas sem gastar muito. Isso ocorre porque ele oferece preços de pagamento por clique (PPC), ou seja, paga-se apenas pelos resultados referentes aos cliques no seu site ou call-to-actions específicos definidos por você.

Funciona assim: a pessoa descobre as palavras-chave que seu público-alvo usa para sanar os problemas que você resolverá. Em seguida, a marca cria anúncios de texto simples, definindo um orçamento para sua campanha de publicidade e acompanhando seu progresso. 

3- Google Keyword Planner

Antes de começar a criar o Google Ads, identifique quais palavras-chave as pessoas estão usando. O Google Keyword Planner o ajudará a encontrá-las, mostrando o número total de vezes que elas foram pesquisadas e outras estimativas precisas.

Depois de selecionar as palavras-chave que funcionam para sua empresa, monte um plano de publicidade e estime um orçamento para seus anúncios. Isso é tão imprescindível quanto um Hidrojateamento de alta pressão em um lava jato.

4- Google Analytics

O Google Analytics monitora quanto tráfego seu site atrai e de onde vêm seus visitantes. Analise, portanto, o que está funcionando e o que precisa ser ajustado, acompanhando de perto o comportamento dos possíveis interessados.

Características:

  • Tenha uma ideia melhor dos usuários do seu site para avaliar com precisão seu desempenho de marketing;
  • Aproveite os dados para alcançar os clientes certos;
  • Processe e compartilhe as informações rapidamente.

5- Google Search Console

Como proprietário de uma empresa, você deseja conhecer detalhadamente o tráfego e o desempenho do seu site para otimizar melhor seu conteúdo, não é mesmo? O Google Search Console o auxilia a entender e melhorar como o Google vê seu site.

Descobrirá, portanto, quais termos de pesquisa seu público alvo está usando para chegar até seu endereço, em quais dispositivos é mais visualizado e quais páginas retém esses futuros clientes.

6- Google Trends

Para acompanhar o cenário de negócios você deve saber o que é novo e tendência e o que não está mais na moda. O Google Trends mostra o que as pessoas em todo o mundo estão pesquisando em tempo real.

Também pode ser uma ferramenta sensacional para pesquisa de palavras-chave e criação de conteúdo, pois haverá uma análise de desempenho que pode ser categorizada por países, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

+ posts