5 passos para começar na tecnologia

A tecnologia vem se tornando cada vez mais frequente dentro do nosso cotidiano, independente do local que estamos, ou da atividade que vamos fazer, provavelmente algum resquício tecnológico estará ao nosso redor, seja ele mais simples ou até mesmo mais complexo. 

Porém, se engana quem pensa que a humanidade sempre teve todos esses recursos a sua disposição, por mais que o termo tecnologia possa ser algo antigo, e explorado desde a antiguidade, foi a chegada da revolução industrial no final do século XVIII e a nova era digital que teve seu ápice entre as décadas de 90 e o começo dos anos 2000 que esse conceito se tornou cada vez mais presente. 

Hoje, é normal falarmos de tecnologia e todos os avanços tecnológicos, internet, robôs, máquinas, simples ações como instalar uma válvula direcional ou jantar em um restaurante, tudo agora tem presença da tecnologia. Mas, se adaptar não é uma tarefa tão simples assim.

Claro que, se você é da velha guarda e nasceu no século passado, ou até mesmo se é deste século, mas nunca foi muito adepto a tecnologia, saiba que esse é um processo gradativo, mas essencial, abraçar os recursos disponíveis é também estar antenado com as tendências, o presente e o futuro. 

Mas por onde começar? Qual o primeiro passo? No texto de hoje, iremos mostrar 5 passos para você começar na tecnologia e ingressar de vez dentro do mundo virtual, bora conferir mais sobre ele? Então vamos lá!

Primeiro passo: A internet

Quando falamos em tecnologia, a primeira coisa que vem na nossa cabeça sem dúvidas é a internet, ela que é a base para praticamente todas as tecnologias que estão ao nosso redor, dessa forma, se você quer começar, dominar e entender melhor o mundo virtual, o primeiro passo tem que ser justamente com a internet. 

Procure entender como ela funciona, seus acessos de forma geral, suas possibilidades e os recursos que disponibiliza, entenda suas conexões, vantagens e como ela pode ser usada ao seu favor, quanto mais você conhece sobre a internet, mais você aprende sobre a tecnologia. 

Segundo passo: Dominar o Google e as redes sociais

Após entender um pouco mais sobre a internet de forma geral, é hora de começar a navegar dentro dela, e nada melhor do que navegar uma de suas principais ferramentas: o Google. A principal plataforma de busca do mercado, é imprescindível para quem deseja dominar a internet e consequentemente, a tecnologia.

Pesquise sobre temas que são do seu interesse ou produtos que esteja interessado, como um limpador enzimático, saiba olhar o mapa, as imagens, notícias e todo o conteúdo disponível dentro dessa plataforma. 

Além do Google, também recomendamos dominar as redes sociais, você talvez até tenha uma conta no Facebook ou no Instagram, mas se quiser começar direito, é preciso ter em várias mídias diferentes, busque dominá-las sabendo todos seus artifícios. 

Terceiro passo: Armazenamento de dados e uso dos mesmos

A internet, o Google e as redes sociais são os primeiros e mais básicos passos da tecnologia, indo agora para uma outra vertente, temos justamente o armazenamento e uso dos dados. 

Qualquer local que você acessar, possivelmente deixará rastros virtuais, uma compra online, uma troca de e-mails, um formulário preenchido, tudo deixará informações suas, então, é preciso que você saiba proteger seus dados e garantir a sua segurança online. 

O armazenamento também se enquadra dentro disso, salvar arquivos em nuvem, e utilizar suas informações pessoais da maneira correta, são artifícios fundamentais para dominar a tecnologia. 

Quarto passo: Se adaptar às múltiplas telas e aparelhos diferentes

Quando falamos de tecnologia não nos limitamos apenas ao celular ou a tela do computador, são milhares de máquinas, aparelhos e equipamentos, seja um totem interativo em um shopping, um novo maquinário que vai te ajudar no tratamento de efluentes no seu trabalho ou um óculos de realidade virtual que chegou junto com seu videogame para você aproveitar. 

A tecnologia está ao nosso redor, o tempo inteiro, dessa forma, a adaptação precisa ocorrer, entenda as múltiplas telas e aparelhos, e procure mergulhar dentro delas, são inúmeras possibilidades e é preciso entender todas elas. 

Quinto passo: Acompanhar tendências e nunca se desconectar

Se você realmente quer abraçar a tecnologia, o ideal é sempre acompanhar todas as tendências desse setor e em hipótese alguma ficar “offline”. Procure sempre abrir as notícias e ficar de olho nas inovações que vão surgindo com o passar do tempo. 

Nunca se desconecte e mantenha sua mente aberta para aprender novas coisas e acompanhar todas as tendências deste enorme mundo digital. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

+ posts