4 maneiras de cuidar das finanças durante a quarentena

O isolamento social gerado pelo COVID-19, deixou diversas sequelas dentro da nossa sociedade, entre as áreas mais afetadas está sem dúvidas, a parte financeira. A economia do nosso país teve uma queda histórica, registrando uma queda de 4,3% no PIB nacional, e em cerca de quatro meses, mais de 1,6 milhões de empregos com carteira assinada foram eliminados. 

Além disso, muitos trabalhadores informais perderam o seu sustento, ficando sem formas de atuar devido a pandemia, e é claro que tudo isso, resultou no agravamento financeiro em grande parte dos lares do nosso Brasil. 

Quem tinha um emprego consolidado em um laboratório acompanhando um Hidrojateamento de alta pressão, agora se viu sem nada, pensando como pagar as contas e conseguir sobreviver à pior crise sanitária e econômica dos últimos anos. 

Sabemos que essa tarefa não é fácil, mas para te ajudar nessa jornada, separamos 4 maneiras de cuidar das finanças durante a quarentena, quer saber como sobreviver no meio do caos? Então confira!

Tenha todo o seu orçamento anotado 

A primeira forma de cuidar das suas finanças durante a quarentena, é ter todo o seu orçamento anotado, organizado e separado da forma mais rigorosa possível, separe uma folha de papel ou abra uma planilha no excel ou Google Sheets para ter todas as informações. 

Separe detalhadamente, o seu salário, sua renda mensal, ou caso esteja desempregado, a quantia que tem a receber do Governo, ou o dinheiro que tem guardado. Após anotar seus ganhos, é hora de começar a calcular seus gastos. 

Seja detalhista, anote todas as despesas básicas como água, luz, gás, internet e alimentação, tudo precisa estar muito bem alinhado, com uma média de valores que entram e saem do seu bolso. 

Corte despesas desnecessárias

Se você pensa em comprar uma nova Porca Gaiola para o seu motor, saiba que essa não é a hora certa, depois de detalhar todas as suas entradas e saídas, é o momento de começar a cortar despesas consideradas desnecessárias. 

Uma assinatura de streaming, as compras mensais de roupas, uma saída para o jantar, tudo deve ser cortado de acordo com sua realidade financeira, essa parte pode ser dolorida, mas é crucial para garantir a sua saúde econômica. 

Tenha um teto de gastos e controle suas compras

É crucial que você possua um teto de gastos, ou seja, quanto você pode gastar mensalmente? Qual o valor que te sobra depois de pagar as contas e que você ainda pode usar no decorrer do mês?

Estabeleça um teto realista, e que não irá te prejudicar, também é importante fazer o controle total das suas compras, com um valor máximo estabelecido, é muito mais simples saber o quanto pode ser gasto e o que você pode ou não, comprar para a sua casa. 

Renegocie dívidas e cuide da sua reserva financeira

Se você tem alguma dívida antiga, essa é a hora ideal para negociá-la, por mais que nunca seja bom adiar o pagamento, essa pode ser a única saída para que você consiga ter um alívio financeiro, se você está devendo um amigo que te vendeu um rack outdoor para a sua empresa, ou o banco pelo empréstimo, busque conversar e fechar um novo acordo. 

Por fim, é importante cuidar da sua reserva financeira, talvez ela tenha que ser utilizada no meio das suas contas, mas sempre procure abastecê-la e colocá-la dentro do seu planejamento. 

Não sabemos o dia de amanhã, e após uma crise dessas, nada impede que outras surjam nos próximos anos, sendo assim, é fundamental ficar de olho e estar preparado para o pior. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.,

+ posts