4 formas de implantar a inteligência artificial no seu negócio

A tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e apresentando para nós resultados surpreendentes dentro das empresas, e um dos recursos que está mais em alta nos dias de hoje é justamente a Inteligência Artificial. A famosa IA, auxilia desde a ciência e gestão de dados em uma empresa de automação predial até o atendimento automatizado de clientes. 

São inúmeras as vantagens que essa tecnologia pode fornecer para um negócio, passando por diversos setores como comercial, financeiro, varejista, produção, indústria, manufatura e diversos outros, devido a todo esse impacto que a IA fornece para uma empresa, a procura pela implementação dela vem crescendo cada vez mais. 

Em 2020 por exemplo, cerca de 40% das empresas em território nacional implementaram algum processo de IA, se você também quer contar com essa tecnologia mas ainda não sabe o caminho fique tranquilo, no texto de hoje vamos mostrar 4 formas de implantar a inteligência artificial no seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Automatize ações de marketing e atendimento

Uma das principais implementações da IA é justamente no setor comercial, tanto na parte de marketing e vendas quanto na de atendimento, essa ferramenta consegue auxiliar de forma magistral, começando pelo marketing, utilize ela para personalizar informações, coletar dados e te auxiliar em encontrar clientes de maneira mais direta, fácil e assertiva. 

Realizar a análise de mercado, com coleta de dados de concorrentes e do seu público-alvo pode ser um grande auxiliador para você alcançar o público certo e promover ações mais efetivas no seu marketplace, por exemplo. 

Já no atendimento, o uso de chatbots e assistentes virtuais te ajudam a entrar em contato com seu público em tempo integral, disponibilizando suporte 24 horas por dia, melhorando sua comunicação e trazendo muito mais efetividade para o seu negócio. 

  1. Melhore a segurança da sua empresa

A segurança sempre é um fator crucial dentro de uma empresa tanto física quanto virtual, na primeira parte, utilize a IA para prever desgastes em equipamentos, indicar manutenções preventivas e te auxiliar na hora de realizar determinadas correções. 

Já no lado virtual, essa tecnologia pode te auxiliar principalmente na proteção de dados e na maior segurança nos pagamentos, com o número de golpes digitais crescendo cada vez mais, a IA te dá a chance de diminuir os riscos de fraude, e até mesmo ajudar no rastreio de criminosos caso ocorra necessidade. 

  1. Automatize as tarefas e faça análises mais precisas

Dentro de uma empresa comum, como uma indústria 5.0, por exemplo, existem centenas de tarefas que são executadas pelos colaboradores, grande parte delas são totalmente manuais, e ocupam um bom percentual dentro do cotidiano, com a IA, você consegue reduzir esse número é fazer com que os funcionários possam ter outro tipo de foco. 

Automatizar as tarefas significa tornar seu negócio mais escalável, com maior chance de crescimento e menor porcentagem de erro, tudo isso através da IA, além disso, você também consegue fazer análises mais precisas corrigindo possíveis falhas e sabendo de forma mais detalhada o desempenho de seus funcionários. 

  1. Aplique a IA dentro das suas gestões

Por fim, a IA pode ser uma ótima ferramenta para ser usada dentro das suas gestões, principalmente na parte financeira, administrativa e de recursos humanos. Ela pode auxiliar todas essas áreas encontrando as melhores saídas e gerenciando sua empresa com maestria. 

Através dela, você recebe um “empurrãozinho” extremamente qualitativo, que faz com que você consiga enxergar dados antes quase imperceptíveis e diminuir a porcentagem de erros, tornando seu negócio muito mais efetivo. 

O que achou do texto de hoje? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

+ posts