3 Curiosidades sobre o mundo da tecnologia

Hoje a tecnologia está presente em todas as esferas da nossa vida. Até para ir ao dentista, por exemplo, o compressor de ar odontológico usado por ele para ajudar nos procedimentos surgiu a partir de uma criação tecnológica.

Mas você sabia, por exemplo, que o primeiro computador foi desenvolvido em 1946? E que no futuro será possível estar em um local através de uma imagem projetada por um computador? São essas respostas que compartilharemos a seguir nas três curiosidades sobre o mundo da tecnologia.

1  – O primeiro computador do mundo foi criado nos EUA

O primeiro computador eletrônico de grande escala, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly se chamou ENIAC, sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer. Isso foi em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial. E sabe quando isso custou? Foram desembolsados, à época, 500 mil doláres para sua construção.

O computador era tão grande que era necessária uma sala inteira para a sua instalação. Nem dá para pensar em válvula de segurança nessa época, né? Essas pessoas nem imaginavam também que essa primeira invenção seria apenas o início de uma caminhada que resultou em equipamentos cada vez mais modernos como os celulares e televisores. 

2 – Em cinco anos, deverão existir mais de 8 bilhões de celulares no planeta

Um estudo publicado em uma revista internacional chamada “Mobility Report” constatou a quantidade de aparelhos celulares no mundo. Segundo as estimativas da companhia, cerca de 7,0 bilhões de smartphones estarão ativos no mundo em cinco anos. 

E se isso representa um crescimento exagerado? Sim! É um crescimento rápido de 28% em relação à contagem de 6 bilhões de dispositivos dada ao fim do ano passado pelos mesmos analistas.

3 – As novidades continuam chegando dia após dia 

Há algumas décadas, as tecnologias eram pensadas de forma simples, mas que representavam um avanço para a época. Um exemplo é a tela fachadeira, objeto desenvolvido a partir de uma junção de fibras com muitas utilidades em empresas e residências. Mas uma das expectativas para o futuro é por invenções que possam proporcionar novas experiências de espaço e locomoção. 

Por isso, uma das apostas da tecnologia é o metaverso. E que é isso? O termo metaverso é uma combinação do prefixo meta — que significa além — e verso, que se relaciona com o universo. Ou seja, metaverso é uma rede persistente de mundos e simulações renderizadas em tempo real e 3D, que oferecem identidade contínua a objetos, história e direitos. Muito interessante, né?

A tecnologia já está presente na rotina das pessoas

Nas residências inteligentes, já dá para ter uma ideia da presença e importância da tecnologia na vida das pessoas. Todas as atividades estão interligadas e até para acender uma luz, basta ativar um sinal ou simplesmente falar. É essa uma tendência que deve permanecer. 

Desde o início da humanidade, o homem busca alternativas para tornar a experiência de vida mais fácil e prática, diminuindo custos e energia física. Essa busca incessante deve continuar.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber sobre as curiosidades do mundo da tecnologia? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts