Livre SP

Tecnologia, Ciência, Internet, Filosofia, Siglas, Sonhos

Atualmente, pensar apenas em sua carreira não é o suficiente. Por isso, deve pesquisar e planejar ativamente seus próximos passos. 

A tecnologia e a Indústria 5.0 estão avançando em um ritmo tão rápido que pode ser difícil saber como será o mercado de trabalho em 5 anos. Mas vamos mostrar duas carreiras do futuro para ficar de olho!

Analistas de dados

Se há um campo que explodiu na última década, é o de análise de dados. Big data é mais do que uma palavra que está na moda, é um campo em crescimento e com oportunidades lucrativas para os profissionais. 

De fato, as projeções para carreiras nas áreas de cientistas de pesquisa da computação e da informação (que também inclui analistas de dados) estão entre as mais fortes. E já estão à frente de outras como gestão industrial, por exemplo.

De acordo com algumas pesquisas, a taxa de crescimento para os próximos anos é de 16%. Junte isso a um bom salário médio pago pela indústria e você terá uma média do quanto poderá ganhar. 

Também é recomendável que tenha um mestrado em ciência da computação ou outro campo relacionado.

A análise de dados é um campo promissor para mulheres que procuram ir além em uma indústria tradicionalmente dominada por homens. 

Um artigo detalhou que apenas 26% destas vagas são ocupadas por elas. Felizmente, existem programas dispostos a mudar esses números, dentre eles, temos aqueles que oferecem programas de imersão para meninas do ensino fundamental até a faculdade. 

Mesmo que isso ainda não seja uma realidade no Brasil, é um passo importante para que haja um equilíbrio e um interesse mútuo. Devemos mudar a mentalidade e a cultura empresarial que, muitas vezes, ainda é machista e pouco inclusiva.

Desenvolvedores de software

A menos que você tenha vivido numa caverna nos últimos 20 anos, já sabe como o papel que o software desempenha em nossas vidas é fundamental. Seja dentro de sua plataforma de rede social ou naquele novo aplicativo voltado para marketing para indústria.

É difícil subestimar a importância dos desenvolvedores de software para o mundo moderno. Praticamente tudo o que se vê dentro dos smartphones ou computadores foi criado por eles. 

Desde os aplicativos utilitários que permitem digitar relatórios, aos programas que ajudam a agendar e rastrear, até o seu videogame favorito, tudo isso só é possível graças ao trabalho árduo deste setor. 

E os desenvolvedores fazem muito mais do que construir os próprios programas, eles também são responsáveis ​​pelas atualizações e correções que mantêm seus apps favoritos funcionando sem problemas. Não é de admirar que esta profissão esteja em alta nos dias atuais.

Então, depois destes dois exemplos incríveis de profissões que dominarão o mercado, vale testar suas habilidades e ver se tem características para ingressar no ramo. Mas entenda, além dessas, há uma infinidade de outras opções, basta acessar os sites e estar atento!

Tire essas ideias do papel e boa sorte nos processos seletivos que participar.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

+ posts