Sonhos: O que eles significam?

O mundo dos sonhos é bem mais intrigante do que aparenta ser, muitas vezes quando dormimos, acordamos repletos de dúvidas e questionamentos do porque sonhar com aquilo, afinal, os sonhos costumam ser recheados de mistérios e interpretações mirabolantes, nos quais até detetives têm dificuldades em decifrá-las, e sempre surge o questionamento, mas porque eu sonhei com aquilo? O que isso significa?

Bom,, não pense que eles existem só para te deixar confuso ou ser algo totalmente desconexo da realidade, os sonhos ajudam na fixação da memória, e de acordo com uma teoria freudiana, eles revelam insights sobre desejos e emoções ocultas, outros estudos indicam que os sonhos servem para expor uma situação que não demos a devida atenção.

Mas afinal, o que será que eles significam? Existe uma explicação lógica para você ter sonhado com uma porta de aço gigante no meio do deserto? Ou que estava em queda livre do Empire State? 

No texto de hoje, iremos levar você para uma viagem direto para o mundo dos sonhos, vamos mostrar o que eles significam, quer saber os reais motivos de você sonhar com aquilo? Então continue lendo que vamos te explicar tudo!

Afinal, porque sonhamos?

Muitas pessoas acreditam que dormir e consequentemente sonhar, é uma forma de descansar o cérebro, porém, ele pode ser muito mais complexo do que você imagina, já que ocorrem vários processos inflamatórios, imunológicos e cerebrais importantíssimos durante esse período. 

Sendo assim, nós sonhamos para manter o cérebro ativo, sempre em pleno funcionamento, o conteúdo dos sonhos costuma ser diversificado, e tende a acompanhar algo que aconteceu no seu dia, na sua semana ou até mesmo a anos atrás, sendo assim, o cérebro distribui uma série de imagens, coletadas através das suas memórias o que assim, geram seus sonhos. 

Os sonhos são vistos como algo terapêutico, já que te ajuda a reviver boas lembranças e a descobrir novas sensações, que misturam pequenos detalhes que vimos durante nossas vidas, esse é um processo fundamental dentro da psicanálise, servindo como uma ferramenta terapêutica crucial. 

Qual o significado dos sonhos?

Todo mundo sonha, inclusive os bebês, em uma única noite, você pode viajar por diversos lugares tendo vários sonhos diferentes ou focando em apenas um sonho, eles podem variar de tempo, indo de no mínimo 90 minutos até mais de duas horas, sendo assim, na totalidade de sua vida, um ser humano pode ficar até 6 anos sonhando, muita coisa não?

É engraçado pensar na divisão dos sonhos, eles costumam aparecer entre 4 e 7 diferentes durante o sono, sendo que 95% deles são totalmente indescritíveis e nem sequer dá pra lembrá-los, essa porcentagem contém vários enigmas que fazem parte da sua vida, e você pode nem se recordar de como um macaco instalou uma bomba centrífuga ou o porque você estava em um navio no meio do oceano atlântico, porém esses outros 5% costumam ser muito mais claros e são lembrados de forma até que transparente, costumam ficar presos em nossa memória.

Nem sempre os sonhos são uma forma simples de entretenimento ou tem um cunho engraçado, tudo pode acontecer dentro desse mundo, fugindo totalmente do controle do sonhador, que aparece apenas como um mero telespectador de tudo aquilo.

De acordo com a psicanálise, os sonhos são fatores existentes em nosso inconsciente, como coisas que não queremos admitir, ou memórias que nos marcaram mas muitas vezes tentamos esquecer, ainda de acordo com estudos, é perda de tempo estipular respostas para os sonhos, como por exemplo atrelar a queda de dentes a uma morte próxima. 

Cada um possui suas próprias experiências e nem sempre aquilo que você sonha é aplicado para outra pessoa, sendo assim, cada sonho é único e representa uma coisa diferente em cada ser humano. 

Decifrando melhor o sonho pela psicanálise

Os sonhos são estudados pelos maiores psicanalistas da história, como Sigmund Freud e Carl Jung, sendo esse segundo, um dos pioneiros da interpretação dos sonhos, de acordo com estudos, os sonhos são canais que o inconsciente encontra para transmitir determinadas mensagens ou memórias que ficaram presas ou mal resolvidas. 

Sendo assim, eles funcionam como uma grande ponte que conecta os processos conscientes com os não-conscientes, mantendo assim, o equilíbrio da mente, dessa forma, até os piores pesadelos possuem um significado e estão ali por algum motivo, independente de qual seja. 

Dessa forma, podemos desenvolver melhor o nosso autoconhecimento, aumentar nossa criatividade e melhorar algumas características pessoais nossas, entendendo melhor sobre nossos desejos, anseios e o que está bem guardado no fundo da nossa memória. 

Mesmo que você sonhe com algo que não pareça fazer muito sentido, como algum familiar comprando um detergente concentrado no supermercado, saiba que eles podem no fundo, ser alguma memória ou algo que você deseja, as interpretações são mútuas mas saiba que, os sonhos são muito mais importantes no processo de trabalho mental e força cerebral do que você imagina. 

O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts