Youtube Shorts: 5 dicas para utilizar essa nova ferramenta

Vídeos curtos se tornaram uma verdadeira febre dentro das redes sociais, quem nunca passou horas navegando pelo Tik Tok ou pelo Reels do Instagram acompanhando conteúdos diversificados, desde desafios, danças a até mesmo algo mais institucional falando sobre uma empresa de calibração. 

 

O gosto pelos conteúdos em formato de vídeo se tornou preferência para os brasileiros, mais de 71% dos usuários gostam mais deste estilo. No meio de tantas redes sociais que buscam alcançar o sucesso, o Youtube, consagrada plataforma de vídeos também lançou o seu modelo mais curto, o Shorts. 

 

Com pouco mais de um ano de existência aqui no Brasil, lançado em junho de 2021, o Youtube Shorts tem o formato de vídeos curtos assim como os que citamos acima, para se ter uma noção do seu sucesso, ele conta com mais de 7 bilhões de visualizações diárias, sendo uma das plataformas preferidas pelo público.

 

Se você quer usar essa nova ferramenta e ficar cada vez mais por dentro das tendências, separamos 5 dicas que vão te ajudar no uso do Youtube Shorts, bora conferir? Vamos lá!

1- Entenda sobre a ferramenta e suas diferenças para os vídeos do Youtube padrão

A primeira dica para que você consiga extrair o máximo do Youtube Shorts na sua estratégia, é entender como essa ferramenta funciona e quais são as suas principais diferenças se compararmos com os vídeos padrão do Youtube. 

 

Na plataforma original, o conteúdo tende a ser mais extenso, alguns vídeos são mais explicativos e demorados, já no Shorts são vídeos curtos, dessa forma é preciso entender essa diferença e se adaptar a esse formato, nada de produzir conteúdos longos falando sobre seus displays em acrílico, se pode apostar na febre dos vídeos curtos.  

2 – Pense em temas que se encaixem nesse formato

Como citamos acima, o formato do Shorts é bem diferente do padrão no Youtube, dessa forma, é preciso pensar em temas que se encaixam e que sejam relevantes o suficiente para fazerem sucesso nessa estratégia. 

 

Procure sempre por tendências do momento, assuntos que estão em alta e que muitas pessoas estão falando sobre em outras redes sociais, pegue algumas inspirações, lembre-se sempre de juntar o formato com o tipo de conteúdo planejado. 

3 – Seja criativo e dinâmico

Em um vídeo curto, o principal pensamento é ser criativo e dinâmico, se você quiser aproveitar o melhor que o Shorts tem a oferecer, é preciso pensar fora da caixinha, vídeos com músicas, cortes de cena e escritas são ótimas pedidas. 

 

Procure algo novo, sempre de forma dinâmica, nada de vídeos robóticos ou que possam ser descartados pelos usuários pela falta de dinâmica. 

4 – Capriche no ambiente, no som e no roteiro

Quem grava vídeos a mais tempo sabe como um bom ambiente e um som agradável podem fazer toda a diferença, procure por espaços iluminados, que projetam um bom plano de fundo e façam sentido para a mensagem que você quer transmitir. 

 

Em relação ao som, evite qualquer tipo de ruído, encontre um local tranquilo e calmo. E caso coloque uma música, escolha a que mais se encaixa com aquilo que você está trazendo. 

 

Por fim, também é importante ter um roteiro, através dele, você consegue desempenhar muito melhor as suas funções e ter um planejamento muito mais assertivo e uma execução primorosa ao falar sobre seu produto. 

5 – Seja divertido e sempre acompanhe as tendências e as ideias do seu Youtube.

Terminando nossas dicas, é sempre importante que você seja divertido e acompanhe as tendências do momento, o Shorts tem um grande potencial para uma plataforma viral, dessa maneira, busque usar isso ao seu favor. 

 

Seja sempre leve nas suas interações, procure ser divertido e compatível com o conteúdo solicitado em vídeos curtos, se for falar sobre um compressor de ar pistão, traga curiosidades e dicas que façam com que as pessoas se interessem em saber mais sobre esse produto. 

 

Também é interessante usar o Shorts como uma continuidade dos seus vídeos no Youtube, talvez mostrar um bastidor de gravação, uma preparação ou até mesmo uma cena engraçada e mais descontraída do que seu público está acostumado a ver. 

 

O que achou do texto de hoje? Já usou o Shorts nas suas estratégias? Comente abaixo o que acha sobre a plataforma e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.