Vídeos nos stories: Saiba como conversar com seu público-alvo

O formato conhecido como Stories se tornou uma verdadeira febre na internet nos últimos anos, ele se tornou tão popular dentro do Instagram, que acabou sendo criado por outras plataformas como o Facebook, Whatsapp e o Youtube, atualmente, praticamente toda rede social possui uma ferramenta que representa os stories. 

No Instagram, que é justamente a plataforma que mais utiliza os Stories, cerca de 50% de todos os usuários, usufruem dessa ferramenta diariamente, isso representa uma média de 500 milhões de pessoas em acesso direto a essa ferramenta de forma diária, sendo muito mais requisitado que o próprio feed inicial.

Dentre os conteúdos mais visualizados nos stories, sem sombra de dúvidas o queridinho do público são os que tem formato em vídeo, cerca de 40% dos mais vistos no mundo são com esse formato, isso porque, a preferência pelo consumo de vídeos cresceu muito nos últimos anos, chegando a 71% no gosto popular. 

Além do alto índice de engajamento e da interação direta como se estivesse dando suas Balas Personalizadas, os vídeos nos stories conseguem conversar melhor com seu público-alvo, e no texto de hoje, iremos mostrar exatamente, como você pode falar com sua persona de maneira eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

Faça vídeos curtos e objetivos sem enrolações

Os stories tem como principal característica, justamente o seu dinamismo, com um conteúdo mais leve e despojado do que estamos acostumados a ver, dessa forma é necessário que você realize vídeos que sejam curtos e objetivos, sem puxar conversa fiada ou ficar enrolando seu público. 

Passe uma mensagem clara, direta e objetiva, a concorrência é grande e quanto menor e mais assertivo for seu stories, maior a probabilidade da pessoa não pular e consumir seu conteúdo. 

Sendo assim, separe o tema que quer abordar, e fale de maneira bem resumida, sem deixar ninguém entediado e sem enrolações. 

Chame a atenção logo no primeiro segundo

Muitas pessoas pulam inúmeros stories durante o seu dia, clicando do lado direito quase que sem parar, então se você quer chamar a atenção delas é principal fisgá-las logo no primeiro segundo do seu conteúdo. 

Então coloque a mensagem principal logo no começo, se for falar sobre dobra de chapa e os motivos de realizá-la, já aborde o assunto bem no início, sendo assim, a chance de chamar a atenção é muito maior e o usuário deve se sentir atraído com mais facilidade. 

Procure ser dinâmico como se estivesse em uma conversa direta

Os stories não devem nunca soar como uma propaganda, e você não pode em hipótese alguma, falar de forma muito chata e tediosa, é crucial que seja dinâmico e natural, como se estivesse em uma conversa direta com a pessoa que está atrás da tela. 

Fale de um jeito um pouco mais informal e descontraído, pense na naturalidade e como se estivesse falando com alguém que está ao seu lado, isso vai gerar mais conforto e aproximar o seu público-alvo de você. 

Adicione legendas

Um grande problema dos vídeos é justamente a sua abertura, muitas pessoas não possuem fone de ouvido, e não se sentem confortáveis em consumirem conteúdos de vídeo em ambientes públicos, sendo assim, adicionar uma legenda pode solucionar o seu problema. 

Com isso, você consegue transmitir sua mensagem de uma forma diferente e até mesmo receptiva para todos os públicos, atendendo a diferentes demandas independente do local que a pessoa acessar. 

Abra enquetes e gere engajamento

Uma das possibilidades mais atrativas dos stories são as enquetes, com elas você pode realizar perguntas para o seu público e interagir com eles de forma mais direta, então, recomendamos que você as utilize justamente pensando em promover essa interação. 

Converse com eles, faça perguntas simples de sim ou não ou com algumas opções, teste seus conhecimentos ou veja quais são as suas preferências, isso vai te ajudar a coletar dados sobre quem precisa de um Projeto de instalações elétricas, por exemplo, e gerar engajamento e interação, deixando o clima mais leve e muito mais íntimo. 

Não grave um vídeo só por gravar

Os vídeos nos stories são uma ótima ferramenta para qualquer um, seja um influenciador digital ou uma empresa, porém, se tem uma coisa que você não pode fazer é gravar o vídeo só para gravar, é preciso que ele tenha um objetivo, um assunto e uma demanda a ser atendida. 

Assim como qualquer conteúdo, ele precisa ter um propósito então defina qual é e estabeleça um diálogo muito mais simples e eficiente com o seu público-alvo. 

O que achou do texto de hoje? Você já grava vídeos nos stories? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço,criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.