Trabalhar Home Office: Descubra quais são as vantagens

O Brasil é um dos países onde mais cresce o número de funcionários que passaram a trabalhar Home Office de forma integral.

O termo home office significa literalmente “escritório em casa”. Ou seja, o colaborador realiza atividades em casa sem ter de se deslocar até a empresa.

A internet é a principal ferramenta comunicacional entre o time de profissionais e os gestores.

Com a expansão da Internet e o desenvolvimento de diversas tecnologias da informação, trabalhar em casa ficou muito mais fácil e trouxe consigo muitas vantagens, tanto para o empregador quanto para o empregado.

Saiba quais são elas e conheça as melhores formas de proporcionar atendimento qualificado ao cliente nesse modelo de trabalho.

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Conheça as vantagens do home office

Não é por acaso que o teletrabalho se tornou uma tendência inescapável nos dias de hoje. A tecnologia possibilita até mesmo que agências inteiras existam totalmente online, sem a necessidade de alugar sala comercial ou algo do gênero.

Leia mais para compreender totalmente os benefícios do home office.

Qualidade de vida

Um dos principais objetivos das empresas ao implantar o home office foi melhorar a qualidade de vida do funcionário.

A ideia é que os trabalhadores possam aproveitar ao máximo o seu dia sem perder tempo no trânsito ou outras burocracias desnecessárias.

Além disso, o teletrabalho facilita o equilíbrio das obrigações domésticas.

Privacidade

Esta é uma vantagem especialmente válida para os funcionários que têm seu próprio espaço de trabalho em casa.

Isso permite que eles trabalhem com mais privacidade, façam pausas quando necessário e alongam-se quando necessário,  mesmo frente às atividades administrativas em fábricas de solo grampeado.

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Redução de custos

Além de aumentar a produtividade, as empresas também se beneficiam das reduções de custos decorrentes da adoção de um sistema de trabalho remoto.

Estamos falando de:

  • Energia elétrica;
  • Aluguel de imóveis;
  • Compra de máquinas e equipamentos;
  • Despesas de infraestrutura.

O home office não precisa de nada disso para que a reforma de residência seja marcada à distância, pela internet, otimizando as atividades e o custo total.

Alimentação de mais qualidade

Comer fora todos os dias pode ser prejudicial à saúde. No home office, em vez disso, é possível preparar refeições saudáveis ​​em casa.

Para isso, claro, é preciso cozinhar ou contar com alguém que realize essa atividade. O importante é que, em home office, essa decisão fica a critério do colaborador!

Dessa forma, ele pode se alimentar melhor do que no refeitório do transporte de medicamentos, por exemplo.

Taabalgar Home Office

Como proporcionar atendimento qualificado em home office?

A falta de um local, como um escritório real, para que o time de atendentes possa conversar face a face com os clientes é um problema.

Felizmente, gestores já estão trabalhando em alternativas para manter o alto nível de serviços prestados ao público.

Conheça algumas formas de privilegiar o atendimento mesmo trabalhando remotamente.

Treinamentos online

O primeiro passo é organizar capacitações online, no qual participam todos os funcionários responsáveis pelo atendimento ao consumidor.

Este treinamento deve incluir boas práticas de trabalho para ser tão eficaz quanto em um escritório ou call center.

Portanto, este treinamento também deve incluir dicas de como coibir as distrações que levariam a atrasos, procrastinação e falta de concentração.

É importante coletar as dificuldades que os teletrabalhadores têm para escolher bem essas dicas.

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Acompanhamento contínuo

A função da supervisão é também acompanhar o desenvolvimento de cada funcionário no serviço.

Se você quiser ver como isso se desenvolve internamente, lembre-se de agendar uma reunião pessoal regularmente.

O objetivo desse tipo de reunião é descobrir como o funcionário se sente em relação ao trabalho e quais são seus objetivos profissionais para que possa alinhá-los com os objetivos da empresa. 

Nesta ocasião também é possível saber quais as dificuldades que eles tiveram em relação ao trabalho, para que consigam orientá-los da melhor maneira.

Métricas de atendimento

Trabalhar lado a lado no mesmo ambiente facilita ver como cada um de seus funcionários está se saindo nos níveis de serviço. No entanto, o mesmo não é possível quando o trabalho é online.

Por isso, reserve um momento em sua rotina diária ou semanal para analisar seus indicadores de atendimento.

Deste modo consegue-se saber se todos os processos estão funcionando corretamente e quais são os pontos que devem ser otimizados para torná-los ainda melhores.

Tendo essas prioridades bem definidas, o home office certamente será uma belíssima decisão em termos de produtividade e satisfação – tanto do cliente final, quanto do colaborador.

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.