Storybrand: o que é e como aplicar

Storybrand: o que é e como aplicar

Todos nós temos uma história, um lugar de onde viemos, uma situação complicada que demos a volta por cima, um lugar que estudamos, amigos que fizemos, o que gostamos de fazer, planos para o futuro e por aí vai.

Todos esses elementos compõem uma grande narrativa, como as que vimos em jogos de videogame e grandes produções do cinema, mas também fazem parte da nossa vida real. 

Cada pessoa possui sua própria identidade e sempre vai ter algo para contar, mas isso não se aplica só aos indivíduos, uma empresa também tem uma história, uma origem e uma jornada que precisa ser explicada, certo?

Independente do seu segmento, sempre existe algo a ser contado, por exemplo, como surgiu uma  Estação de tratamento de água? Quem a criou? Em qual ano? Quais seus objetivos futuros? Como é o processo de tratamento realizado no local? Quais suas diferenças? Entre outros detalhes. 

Toda essa história de uma marca possui um nome: Storybrand. No texto de hoje, iremos mostrar o que significa esse termo e como você pode aplicá-lo nas suas estratégias, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o Storybrand?

O Storybrand nada mais é do que a história de uma marca, ou seja, é a criação de narrativas para comunicar a identidade de determinada empresa e se conectar emocionalmente com o público. 

Ela é construída aos poucos, desde a sua origem até os dias de hoje, cada escolha tomada, novo produto lançado ou decisão concretizada, resulta em um pedaço de uma nova história, como se fosse um Circuito Impresso que vai se completando, conectando as ligações e se tornando cada vez maior, mais detalhado e até mesmo mais inteiro. 

Sendo assim, um Storybrand não se limita aquela aba de “Quem Somos” no site da empresa, essa área vai muito além, construindo uma narrativa completa, contando uma história de maneira envolvente desde sua origem até a chegada no ponto que está hoje, tudo de maneira coesa, completa e que chame a atenção e cativa o leitor. 

Lembrando que o Storybrand não é uma obra de ficção, é preciso, realmente retratar a realidade da história de sua marca, você pode até incrementar alguns pontos, mas tudo com muita transparência e honestidade. Abaixo, citamos algumas formas de aplicá-la em suas estratégias, confira!

Defina o propósito e a história da sua marca

Se você deseja montar uma narrativa de Storybrand o primeiro passo é voltar lá nas suas origens e definir qual o propósito e a história da sua marca, primeiro, conte para o seu público como e o motivo dela ter surgido, qual foi a ideia inicial, as necessidades que você pensou em sanar com sua empresa e as razões dela ter sido criada. 

Explore um pouco mais seu passado, como ela surgiu, quando, como, por quais lugares ela passou, quais suas principais conquistas, relate fatos que possam ser interessantes de serem contados, sempre bem detalhista. 

É preciso contar com personagens principais

Toda história precisa de um protagonista e alguns coadjuvantes, certo? Isso se encaixa também nessa oportunidade, comente sobre os fundadores, investidores, fornecedores, clientes, colaboradores e até mesmo concorrentes que passaram pelo seu caminho e ajudaram a escrever a história da sua marca. 

Fale sobre a missão e os valores da empresa

Deixando o passado de lado, é hora de falar um pouco mais sobre a missão e os valores da sua empresa, comente sobre os seus objetivos, as soluções apresentadas, seus sonhos, e características marcantes do seu negócio, fale como você acredita que o seu produto carro-chefe como sua Fresadora Cnc pode ajudar, seus diferenciais, e o que faz da sua empresa única no mercado. 

Reconheça suas falhas e fale sobre as lacunas que devem ser preenchidas

Nem só de momentos positivos vive uma grande história, certo? É preciso saber reconhecer suas falhas, quais erros foram cometidos, os tropeços e deslizes que também fazem parte da sua jornada, fale sobre suas lacunas, e como elas devem ser preenchidas, assumir e reconhecer os erros é um ponto crucial para contar um bom Storybrand.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

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